Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL FONSECA DE MEDEIROS

DISCENTE : DANIEL FONSECA DE MEDEIROS
DATA : 07/02/2020
LOCAL: B204

O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DA CRIAÇÃO DE JOGOS - UMA PROPOSTA PARA A GEOGRAFIA

jogos digitais; criação de jogos; ensino-aprendizagem; ensino de geografia; metodologia de aprendizagem.

A ciência geográfica é uma importante parte da educação brasileira responsável por analisar a realidade a qual cada ser humano vive. Em sala de aula, viver e analisar a realidade também é ver como os jogos digitais estão inseridos no nosso dia a dia, principalmente nas salas de aula, entretanto, sem estar integrado como parte do fazer pedagógico, sendo de tal forma desperdiçado. Assim a proposta desta dissertação é explorar e avaliar o processo de criação de jogos a partir dos alunos nas aulas de Geografia. Esse estudou provou ser pouco estudado na área da ciência geográfica, e poucos estudos seriamente desenvolvidos quanto ao uso da metodologia de criação de jogos nas demais áreas, sendo necessário discutir e desenvolver esse tema, tendo em vista que a nova BNCC tem como um dos critérios o uso de TDICs no processo educacional. Também é importante ressaltar o valor dos jogos para os jovens, grandes consumidores desse produto, resultando em pesquisas quanto ao uso de jogos comerciais ou educativos, muitas vezes de forma não atraente. Assim, procuramos comprovar que o processo de criação de jogos possa ser um meio de aprendizagem o qual o fazer do aluno se colocará de maneira ativa e significativa, colocando o lúdico ao lado do aprendizado e enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem. Para isso, foram feitos levantamentos de estudos que trabalhassem na linha de desenvolvimento de jogos feito por alunos do ensino fundamental, planejamento das ações para aplicação nas escolas escolhidas para o projeto e a avaliação de todo o processo como maneira de validar se há de fato um aprendizado válido para o aluno. Dessa forma, espera-se que possamos colaborar com o desenvolvimento da educação mostrando como a metodologia de criação de jogos por parte dos alunos pode ser uma potencial ferramenta de ensino-aprendizagem no Brasil.

Presidente - 2292957 - ARLETE DOS SANTOS PETRY
Interno - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Notícia cadastrada em: 28/01/2020 19:02