Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA APARECIDA ALVES DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA APARECIDA ALVES DE ANDRADE
DATA : 07/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL: B204
TÍTULO:
 O uso dos jogos digitais no processo de alfabetização e letramento: possibilidades nos níveis de leitura e escrita

PALAVRAS-CHAVES:

 

Educação Infantil; Jogos Digitais; Processo de Alfabetização e Prática Educativa.


PÁGINAS: 85
RESUMO:

Tendo em vista o fato de que os jogos digitais ainda são pouco explorados em sala de aula como recurso para o ensino-aprendizagem na fase de alfabetização e letramento, esse estudo propõe verificar em uma turma de estudantes do último nível de ensino da Educação Infantil como determinados jogos digitais gratuitos e pré-selecionados podem contribuir com o aprendizado da leitura e escrita, buscando perceber sua influência na passagem de um nível de escrita e leitura para o outro. Para isso, organizará um acervo de jogos digitais convergentes com os princípios teóricos de Piaget (1971) e Vygotsky (2005) e os níveis de conceitualização da escrita e leitura estabelecidas pelas estudiosas Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1989) e Soares (2002). Nossa problemática parte dos seguintes questionamentos: Quais jogos digitais contribuem com as habilidades/competências durante a fase de alfabetização e letramento? Como os jogos digitais podem contribuir para a passagem de um nível de escrita e leitura para outro? Para responder tais questionamentos, a fundamentação teórica pauta-se nos conceitos de alfabetização e letramento, do jogo digital e da criança. A hipótese é a de que a inserção de jogos digitais na escola seja um fator de motivação cognitiva, capaz de fomentar a participação ativa do aprendiz-jogador na construção de seu conhecimento da língua materna. O produto a ser entregue será um projeto de extensão anual a ser desenvolvido com os segmentos da Educação Infantil e séries iniciais, fomentando a aprendizagem significativa com foco nas tecnologias digitais e da alfabetização e letramento, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2292957 - ARLETE DOS SANTOS PETRY
Interno - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Externo à Instituição - ANA CAROLINA PERRUSI ALVES BRANDÃO - UFPE
Notícia cadastrada em: 23/01/2020 14:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao