Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO GUILHERME MUNIZ CAVALCANTI DA CRUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULO GUILHERME MUNIZ CAVALCANTI DA CRUZ
DATA : 20/12/2018
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório B321 do Instituto Metrópole Digital
TÍTULO:

ELABORAÇÃO DE UMA SÉRIE DIDÁTICA - MOOCS NO EIXO TECNOLÓGICO DE PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: MOOC; Educação Aberta; Educação a Distância; Tecnologias Educacionais; Inovação; Materiais Didáticos Digitais


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Esta pesquisa aborda a temática referente aos MOOCs (Massive Open Online Courses ou Cursos Abertos e Massivos Online), uma ferramenta aberta de ensino, disponibilizada em ambientes educacionais virtuais, caracterizando-se como uma tecnologia que merece ser valorizada e explorada no contexto pedagógico, principalmente se considerarmos as atuais transformações nos requisitos de habilidades e de conteúdos de ensino e de aprendizagem. Nessa perspectiva, o trabalho tem como objetivo a produção de uma série didática em formato de MOOCs, enfatizando os benefícios proporcionados pela utilização deste tipo de recurso para a disponibilização de conteúdos educacionais, sob o formato de cursos e minicursos, em uma instituição de ensino. Algumas perguntas foram norteadoras da proposta: Como fazer com que os conceitos e conteúdos apresentados em sala de aula possam ser disponibilizados abertamente em um ambiente virtual? Que tipo de tecnologia poderia ser usada para propor uma metodologia inovadora a ser implementada no reforço dos conceitos apresentados? De que forma é possível aprimorar o processo de aprendizagem visando o reforço de conceitos mais complexos apresentados em sala? A pesquisa tem como aporte teórico os autores BATES (2017), FILATRO (2015) e TAROUCO (2014). A partir da concepção de Tony Bates serão apresentadas as características comuns que definem um MOOC e os diferentes estilos de produção, relacionados ao modo como o conteúdo educacional será disponibilizado ao estudante. Andrea Filatro traz uma contribuição em relação ao processo de produção dos conteúdos educacionais e Liane Tarouco faz uma abordagem teórica e prática sobre objetos de aprendizagem, assuntos essenciais para o desenvolvimento desta pesquisa. O lócus de desenvolvimento da pesquisa é uma instituição pública de ensino médio, técnico e superior, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Os eixos tecnológicos de atuação do IFRN Campus Natal - Cidade Alta são: “Produção Cultural e Design” e “Hospitalidade, Turismo e Lazer”. A produção de MOOCs relacionados aos conteúdos e conceitos apresentados nas disciplinas técnicas dos cursos ofertados pelo IFRN, possibilita aos alunos a oportunidade de revisar e se aprofundar mais sobre os assuntos abordados durante disciplina, porém é importante ressaltar que o conteúdo a ser produzido será aberto e disponível para qualquer pessoa com acesso à internet. Uma série de seis cursos ficarão disponibilizados em um ambiente virtual. A ação realiza-se durante o período de um semestre e contempla disciplinas ofertadas pelo campus e que estão dentro do eixo tecnológico de Produção Cultural e Design. 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2432953 - CELIA MARIA DE ARAUJO
Interno - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Interno - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA
Notícia cadastrada em: 10/12/2018 23:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao