Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA CLARA SILVA CARDOSO DE MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA CLARA SILVA CARDOSO DE MOURA
DATA : 26/04/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM CIÊNCIAS DA NATUREZA: PRÁTICAS PARA A DIMINUIÇÃO DO ZOOCHAUVINISMO


PALAVRAS-CHAVES:

Desenvolvimento profissional docente, zoochauvinismo, ensino de Ciências da Natureza, sujeitos ecológicos.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

A interligação dos seres vivos é de altíssima relevância para a manutenção da existência da vida no planeta Terra. Para tanto faz-se necessário agirmos de modo contrário ao zoochauvinismo, esse hiperfoco que desenvolvemos em nós e nos animais para nossos interesses e estudos. De modo a contribuir com essa problemática, elaboramos um Produto Educacional no formato de um curso de formação docente de modo que contribua para que professores que ensinam Ciências da Natureza possam desenvolver práticas menos zoochauvinistas. A partir da perspectiva ecológica e com o enfoque da educação para a sustentabilidade, propomos um curso organizado em cinco encontros que incentivam a troca de saberes para a compreensão do zoochauvinismo e suas consequências socioeducacionais, estimulando, principalmente, a reflexão sobre o papel do professor numa sociedade menos zoochauvinista. No âmbito desse curso, a presente pesquisa busca investigar a contribuição de um curso de formação docente para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Ciências da Natureza na perspectiva da diminuição do zoochauvinismo. Levando em consideração seu caráter de intervenção educativa, enquadramos metodologicamente a pesquisa como de caráter qualitativo e participante. Para a construção dos dados, os procedimentos e instrumentos utilizados para acompanhar o processo de intervenção e de coleta dos dados serão as gravações das atividades propostas, bem como as produções textuais realizadas pelos participantes, professores que ensinam Ciências da Natureza e futuros professores. Para a análise dos dados lançaremos mão de um instrumento de análise direcionado para a exegese  do desenvolvimento profissional específico de professores de Ciências, caracterizado em oito dimensões que caracterizam o trabalho do professor dessa área do conhecimento. Espera-se com essa pesquisa, compreender como um contexto voltado para a inserção do educador em reflexões acerca de práticas menos zoochauvinistas podem contribuir para o desenvolvimento profissional docente e de modo geral atingir uma visão mais ampla do ensino de Ciências da Natureza, partindo de uma maior integração de todas as formas de vida para uma melhor preservação ambiental.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1225280 - WILSON ELMER NASCIMENTO
Externa ao Programa - 2360553 - SILVIA REGINA GROTO - UFRNExterno à Instituição - ALBERTO LOPO MONTALVÃO NETO
Notícia cadastrada em: 11/04/2024 12:56
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