Banca de QUALIFICAÇÃO: ISADORA AMANDA CÂMARA BESERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISADORA AMANDA CÂMARA BESERRA
DATA : 02/05/2024
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/fme-qrvo-nuw
TÍTULO:

SABERES ASTRONÔMICOS ENTRE PESCADORES E PESCADORAS ARTESANAIS DE MACAU E SUA INSERÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS


PALAVRAS-CHAVES:

Educação em Astronomia; Educação Intercultural; Conhecimentos tradicionais sobre os astros na pesca.


PÁGINAS: 109
RESUMO:

Este estudo enfatiza a viabilidade e a importância de integrar conhecimentos tradicionais à educação formal. Através da criação de uma Unidade de Ensino direcionada para as aulas de Ciências do oitavo ano do Ensino Fundamental, o trabalho propõe a inserção de saberes tradicionais dos pescadores de Macau-RN no currículo escolar local, explorando, especificamente, conhecimentos sobre os astros e seu uso na pesca. A elaboração da Unidade incluiu uma pesquisa sobre o uso dos astros na prática pesqueira em Macau, com observações e entrevistas na colônia Z-9, de julho de 2023 a fevereiro de 2024, focando em pescadores e pescadoras mais experientes que frequentavam, no período, três ambientes da pesca local: Barraca, Porto de Pescaria e Praia de Camapum. Entre os principais resultados destaca-se a influência da Lua e, associado a ela, das marés, no pescado e em métodos de pesca. Outros pontos foram o período de defeso de algumas espécies e o uso de constelações, em particular o Cruzeiro do Sul, bem como da Estrela Dalva, por alguns, para orientação em alto mar. Os saberes e experiências vivenciadas na pesquisa foram incorporados na elaboração de um Plano de Unidade de Ensino bem como de um jogo de tabuleiro, “Céu e Mar em Macau”. A Unidade de Ensino “Aprendendo sobre as fases da Lua e marés com pescadores e pescadoras de Macau - RN” possibilitará abordar habilidades da Unidade Temática “Terra e Universo” da BNCC para o oitavo ano, através de oito aulas a serem ministradas em 19 horas-aula. O plano propõe integrar os conhecimentos dos pescadores com a construção de modelos científicos, e inclui: a visita e conversa dos alunos com pescadores no Porto de Pescaria; observações da Lua; o uso do Jogo para consolidação e integração de saberes; e a criação de sala temática para divulgação comunitária. A primeira implementação da Unidade está prevista para maio de 2024, pela autora da pesquisa, em Escola Estadual de Macau-RN. Na avaliação da proposta serão utilizados: registros no Diário de Bordo, sobre questionamentos e manifestações dos alunos relacionados a valorização e apropriação de conhecimentos tradicionais e científicos; e atividades desenvolvidas pelos alunos ao longo da Unidade. Espera-se que futuros diálogos e desdobramentos da proposta venham a contribuir significativamente, e não apenas de forma local, o que já seria bastante significativo, para o enriquecimento do ensino de ciências e para a valorização dos saberes tradicionais na educação formal. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2321499 - AUTA STELLA DE MEDEIROS GERMANO
Interno - 1051578 - THIAGO EMMANUEL ARAUJO SEVERO
Externo à Instituição - JOSÉ RONALDO PEREIRA DA SILVA - UERN
Notícia cadastrada em: 09/04/2024 15:21
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