Banca de DEFESA: ALLYSON EMANUEL JANUÁRIO DA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALLYSON EMANUEL JANUÁRIO DA COSTA
DATA : 31/03/2022
HORA: 15:30
LOCAL: https://meet.google.com/oeu-amsj-wgy
TÍTULO:

THABIT IBN QURRA (836 - 901) E A GENERALIZAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS: ALIANDO HISTÓRIA, TECNOLOGIA E INVESTIGAÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA


PALAVRAS-CHAVES:

Matemática Islâmica. História da Matemática. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Aliança. Thabit ibn Qurra. Generalização. Teorema de Pitágoras.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

Esta pesquisa se concentra na área da História da Matemática (HM), mais precisamente sobre a Matemática Islâmica Medieval, e no apoio que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) podem fornecer à compreensão dessa História, via Investigação Matemática (IM) em prol do ensino de Matemática. A contribuição islâmica para Matemática é fundamental para se compreender os percursos tomados por essa ciência ao longo da história, assim como a sua influência no desenvolvimento da Matemática Ocidental, na qual estão inseridos nossos estudantes, (BERGGREN, 1986). Sendo assim, esse trabalho se configura na apresentação de um texto histórico, fruto da primeira fase da pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, que foi usado na elaboração de uma proposta de aliança entre HM e TDIC, via IM, tomando-se como referência o estudioso islâmico do século IX Thabit ibn Qurra e sua produção científica, além da visualização de todo contexto que emerge a partir do documento analisado de Thabit (1958), em que apresenta uma resposta, no formato de carta, a um amigo que estava insatisfeito com o Teorema de Pitágoras aplicado apenas a triângulos retângulos isósceles (prova socrática), nessa direção Thabit apresenta e enuncia retoricamente a Generalização do Teorema de Pitágoras aplicado a quaisquer triângulos, que investigamos com mais afinco em nossa pesquisa e nas atividades propostas. O presente trabalho é um desdobramento das minhas atividades de Iniciação Científica que culminam numa pesquisa de mestrado cujo resultado pode ser obtido a partir de uma sequência de atividades proposta no Produto Educacional, tendo como objetivo a efetivação dessa aliança entre HM e TDIC. Disto, resulta-se a segunda fase de nossa pesquisa qualitativa, com elementos da pesquisa-ação, ao se aplicar o produto em um curso de extensão, aberto a toda comunidade interessada, sejam professores em formação inicial e continuada, bem como educadores matemáticos, além de pesquisadores na área de ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3331328 - GISELLE COSTA DE SOUSA
Externa ao Programa - 2350596 - GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES
Externa ao Programa - 2527364 - MARTA FIGUEREDO DOS ANJOS
Externa à Instituição - ADRIANA DE BORTOLI
Notícia cadastrada em: 07/03/2022 07:33
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