ATUALIZAR A HABILIDADE DE IDENTIFICAR NAS AULAS DE BIOLOGIA: contribuições da teoria de assimilação de P. Ya. Galperin
Habilidade de identificar. Procedimentos lógicos. Teoria de Galperin. Profissionalização docente em Biologia.
A habilidade de identificar se relaciona à compreensão e resolução de diversas situações que dentre outras, define, identifica e classifica seres, processos e fenômenos relacionados ao ambiente vivo. Quanto ao ensino, desempenha papel importante na assimilação de conteúdos e demais habilidades, não somente na Biologia, mas em todas as áreas, uma vez que é concebida como um procedimento lógico que se relaciona diretamente com a assimilação de conceitos científicos, constituindo-se, assim, conhecimento docente. No Brasil, levando em consideração a carência de trabalhos relacionados a essa dimensão e os poucos encontrados na perspectiva histórico-cultural no ensino dessa disciplina, pode se configurar como um recurso didático-pedagógico estratégico para o processo de formação e profissionalização docente. Nessa configuração, o presente trabalho teve como objetivo realizar um diagnóstico do nível de desenvolvimento da habilidade de identificar, que servisse como subsídio científico à proposição de um sistema didático para a atualização dessa habilidade; como dimensão do conhecimento profissional de professores do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Natal-Central. A tese defendida foi que a atualização da habilidade de identificar junto a professores de Biologia pode ser organizada por meio de um sistema didático baseado nas etapas propostas pela teoria de P. Ya. Galperin. O percurso metodológico foi realizado em três momentos interconstitutivos: a produção teórica, a investigação empírica e a proposição do sistema didático. Na investigação empírica, foram considerados os instrumentos: questionário, tarefa problêmica e observação, aplicados durante o diagnóstico. A organização e análise dos dados, realizadas de acordo com a análise de conteúdo de Freitas e Janissek (2000) e Bardin (2011), proporcionaram a inferência da representação dos professores, que foi interpretada, de acordo com o modelo proporcionado pela BOA III, como sendo de nível de desenvolvimento médio, onde os docentes expressavam o modelo conceitual e procedimental da habilidade, mas cometiam erros. A pertinência da proposição do sistema didático baseado na Teoria de Galperin se radica em que as etapas promovem o desenvolvimento de processos do pensamento (análise, síntese, comparação, abstração, generalização) que conduzem a um pensamento lógico e teórico qualitativamente superior. Além disso, proporciona o desenvolvimento de atitudes, valores e convicções que se relacionam ao desenvolvimento pessoal, com influência do coletivo, uma vez que a atividade se realiza em um clima favorável à aprendizagem e, portanto, ao desenvolvimento profissional.