Banca de DEFESA: MARIA DA GLÓRIA FERNANDES DO NASCIMENTO ALBINO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA DA GLÓRIA FERNANDES DO NASCIMENTO ALBINO
DATA : 16/08/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório - CE
TÍTULO:

ATUALIZAR A HABILIDADE DE IDENTIFICAR NAS AULAS DE BIOLOGIA: contribuições da teoria de assimilação de P. Ya. Galperin


PALAVRAS-CHAVES:

Habilidade de identificar. Procedimentos lógicos. Teoria de Galperin. Profissionalização docente em Biologia.


PÁGINAS: 330
RESUMO:

A habilidade de identificar se relaciona à compreensão e resolução de diversas situações que dentre outras, define, identifica e classifica seres, processos e fenômenos relacionados ao ambiente vivo. Quanto ao ensino, desempenha papel importante na assimilação de conteúdos e demais habilidades, não somente na Biologia, mas em todas as áreas, uma vez que é concebida como um procedimento lógico que se relaciona diretamente com a assimilação de conceitos científicos, constituindo-se, assim, conhecimento docente. No Brasil, levando em consideração a carência de trabalhos relacionados a essa dimensão e os poucos encontrados na perspectiva histórico-cultural no ensino dessa disciplina, pode se configurar como um recurso didático-pedagógico estratégico para o processo de formação e profissionalização docente. Nessa configuração, o presente trabalho teve como objetivo realizar um diagnóstico do nível de desenvolvimento da habilidade de identificar, que servisse como subsídio científico à proposição de um sistema didático para a atualização dessa habilidade; como dimensão do conhecimento profissional de professores do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Natal-Central. A tese defendida foi que a atualização da habilidade de identificar junto a professores de Biologia pode ser organizada por meio de um sistema didático baseado nas etapas propostas pela teoria de P. Ya. Galperin. O percurso metodológico foi realizado em três momentos interconstitutivos: a produção teórica, a investigação empírica e a proposição do sistema didático. Na investigação empírica, foram considerados os instrumentos: questionário, tarefa problêmica e observação, aplicados durante o diagnóstico. A organização e análise dos dados, realizadas de acordo com a análise de conteúdo de Freitas e Janissek (2000) e Bardin (2011), proporcionaram a inferência da representação dos professores, que foi interpretada, de acordo com o modelo proporcionado pela BOA III, como sendo de nível de desenvolvimento médio, onde os docentes expressavam o modelo conceitual e procedimental da habilidade, mas cometiam erros. A pertinência da proposição do sistema didático baseado na Teoria de Galperin se radica em que as etapas promovem o desenvolvimento de processos do pensamento (análise, síntese, comparação, abstração, generalização) que conduzem a um pensamento lógico e teórico qualitativamente superior. Além disso, proporciona o desenvolvimento de atitudes, valores e convicções que se relacionam ao desenvolvimento pessoal, com influência do coletivo, uma vez que a atividade se realiza em um clima favorável à aprendizagem e, portanto, ao desenvolvimento profissional.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANALICE DE ALMEIDA LIMA - UFRPE
Presidente - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO
Interno - 1359083 - IRAN ABREU MENDES
Interno - 1630751 - JOSIVANIA MARISA DANTAS
Externo ao Programa - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
Externo à Instituição - MARCUS VINICIUS DE FARIA OLIVEIRA - IFRN
Externo à Instituição - MARIA ALIETE CAVALCANTE BORMANN - IFESP
Notícia cadastrada em: 12/08/2016 14:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao