Banca de QUALIFICAÇÃO: JEANNE DA SILVA BARBOSA BULCÃO

DISCENTE : JEANNE DA SILVA BARBOSA BULCÃO
DATA : 30/06/2021
LOCAL: https://meet.google.com/ejp-aygn-grz

Formação Continuada em Pensamento Computacional para Professores do Ensino Fundamental: Computação Desplugada nas Práticas Educativas

Pensamento Computacional. Formação de Professores. Computação Desplugada.

Alinhando-se com as tendências mundiais, o Brasil recentemente aprovou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e incluiu 10 competências que os estudantes devem alcançar até a última etapa da educação básica. Essas competências estão relacionadas àquelas identificadas no cenário internacional como necessárias à formação dos cidadãos e profissionais do século XXI. Dentre essas competências, destacam-se aquelas relacionadas ao Pensamento Computacional, tais como pensamento criativo, abstração, capacidade de solucionar problemas, raciocínio lógico, aprender a aprender, que são consideradas atualmente como habilidades necessárias no contexto social e profissional. Sabe-se que em diversos países há vagas de trabalho em aberto por ausência de profissionais com essas habilidades e competências, mas que também são necessárias para viver bem em meio a uma sociedade cada vez mais dinâmica. Em razão disso, a formação dos estudantes, no cenário social, cultural, profissional e tecnológico atual, exige dos professores novas habilidades e competências profissionais que não lhes foram introduzidas durante sua formação inicial. Assim, um grande desafio emerge no campo da formação continuada dos professores. Ao longo dos anos, são inúmeras as formações continuadas que são ofertadas seguindo um modelo de ensino tradicional, que não consegue mais preparar os professores para atuarem no enfrentamento das novas necessidades de aprendizagem dos estudantes. Poucas são aquelas formações que incluem o emprego das metodologias ativas e das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas, apresentando resultados indesejados conforme demonstram as avaliações nacionais, que apontam índices elevados de não aprendizagem dos estudantes e poucos indícios de novas estratégias didáticas nas práticas pedagógicas dos docentes. Para além de apresentar novas estratégias e metodologias de ensino e aprendizagem, faz-se necessário estimular nos docentes a capacidade de aprender continuamente e lidar com os desafios que a prática profissional lhes impõe. Nesse sentido, o Pensamento Computacional apresenta-se como estratégia, que emerge do campo da Ciência da Computação, para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à resolução de problemas, resiliência e a criatividade, necessária a todas as pessoas. Para que os professores possam vir a estimular o Pensamento Computacional junto aos estudantes, é necessário formá-los para uma mudança de mentalidade sobre as possibilidades pedagógicas frente às condições de escassez tecnológica no seu ambiente de trabalho, assim como para o conhecimento sobre o que é e como aplicá-lo nas práticas de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, busca-se saber como formar os professores da Educação Básica para que desenvolvam competências docentes relacionadas ao Pensamento Computacional. É nesse contexto que esta pesquisa visa propor um modelo de formação continuada em Pensamento Computacional para os professores do ensino básico, de forma que estimule e motive os docentes a desenvolverem as habilidades relacionadas ao tema e que os incentive a levar esse conhecimento para seus alunos por meio de práticas de computação desplugada nas escolas. Uma primeira contribuição nesta direção foi feita a partir da construção e realização de um curso de extensão da UFRN, no contexto do Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional, que serviu de pré-teste para analisar diversos recursos, validar materiais e coletar indicadores para o modelo de formação em questão. Os resultados deste curso, extraídos a partir de um estudo de caso, demonstram que esta proposta de formação consegue estimular o desenvolvimento do conhecimento pedagógico e tecnológico sobre Pensamento Computacional, o que inclui a curadoria de materiais relacionados ao tema e a aplicação de práticas educativas nas escolas da rede estadual de ensino utilizando computação desplugada e plugada. Além disso, alguns professores que participaram da formação foram, posteriormente, aprovados para ingressar como alunos regulares do curso de mestrado profissional deste programa de pós-graduação, indicando um impacto positivo desta formação no desenvolvimento profissional desses docentes. A partir dos resultados obtidos na primeira versão da proposta de formação, foram realizadas melhorias na proposta inicial e a aplicação de uma segunda versão do modelo em formato on-line, tendo como objetivo o estímulo às práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem utilizando a computação desplugada. Nesse sentido, estão previstas ainda ações relacionadas a tabulação, análise e impactos dos resultados obtidos da formação.

Presidente - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Interna - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO
Interna - 2315340 - CIBELLE AMORIM MARTINS
Notícia cadastrada em: 21/06/2021 18:50