Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANE MONTEIRO DANTAS DOS SANTOS

DATA : 29/04/2021
LOCAL: https://meet.google.com/dmq-mqus-guj

INOVAÇÃO NAS AULAS DE ESPANHOL DA EJA: O VÍDEO COMO FERRAMENTA MOTIVACIONAL

Motivação. Aprendizagem Colaborativa. Sequência Didática. Ensino Médio EJA. Produção de vídeo.

As demandas do mundo contemporâneo nos impelem inevitavelmente para o uso das diversas tecnologias no ambiente escolar. Nessa perspectiva, ao inserirmos as TDIC em nossa prática docente, poderemos não só potencializar o ensino-aprendizagem, como também fazer com que os aprendizes tenham mais motivação e interesse pelas aulas. Ao refletir sobre o ensino de Língua Espanhola, observamos que ainda é muito pautado em aspectos gramaticais, notadamente por meio do uso de livros didáticos e dicionários, isto é, centrados na metodologia tradicional de gramática e tradução, não dando ênfase ao desenvolvimento da autonomia dos discentes. A partir desta realidade, sentimos a necessidade de inovar a nossa prática docente, no Ensino Médio EJA da rede pública de Natal, objetivando estimular o interesse dos alunos, diante das inúmeras dificuldades enfrentadas por eles em suas vidas cotidianas. Nesse processo, resolvemos investigar como os alunos da EJA percebem o uso da tecnologia nas aulas de espanhol, como também se a produção colaborativa de vídeos, pelos alunos da EJA, poderia promover a motivação e impactar no aprendizado da língua espanhola. Tais indagações nos levaram a refletir sobre a aprendizagem dos alunos e serviram de motivação para a construção da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, configurada como pesquisa-ação, pois há o envolvimento de modo colaborativo dos participantes da pesquisa, que são os alunos e eu como professora e pesquisadora, com vistas a modificar uma situação. Este trabalho tem como objetivo geral desenvolver uma atividade coletiva e colaborativa entre professora e alunos que vise motivá-los a ousar em espanhol. Como objetivos específicos, buscamos i) Investigar a percepção dos alunos sobre o uso das tecnologias e especificamente do vídeo para dinamizar as aulas de espanhol; ii) Propor, sob a mediação de sequência didática, a produção de vídeo como ferramenta para desenvolver a aprendizagem da língua; e, iii) Avaliar, para poder validar, se o produto realizado pelos alunos incidiu no aumento da motivação e interesse pela aprendizagem. Como instrumentos de coleta de dados aplicaremos o questionário inicial aos alunos da 1ª série da EJA, na etapa de diagnóstico; Sequência didática na etapa de intervenção e, roda de conversa e questionário final na etapa de avaliação e reflexão sobre a proposta de atividade de produção de vídeo. Esperamos que a Sequência Didática, gerada com essa pesquisa, possa contribuir para a dinamização das aulas, propiciando aos alunos da EJA o aumento da motivação, o interesse pela aprendizagem da Língua Espanhola e um maior engajamento diante das atividades propostas.

Presidente - 972.064.828-72 - SELMA ALAS MARTINS - UFRN
Interna - 2245086 - ISABEL DILLMANN NUNES
Externa à Instituição - JOSILENE PINHEIRO MARIZ - UFCG

Notícia cadastrada em: 15/04/2021 16:20