Dissertações/Teses

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2020
Dissertações
1
  • ISAÍAS FRANCISCO DOS SANTOS
  • A MÚSICA COMO INSTRUMENTO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DAS INTERAÇÕES INTERMOLECULARES DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS

  • Orientador : LUCIENE DA SILVA SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • IVONEIDE DE CARVALHO LOPES BARROS
  • CARLA VERÔNICA ALBUQUERQUE ALMEIDA
  • LUCIENE DA SILVA SANTOS
  • Data: 08/10/2020

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  • A utilização da música tem sido cada vez mais difundida como uma estratégia alternativa de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho de pesquisa utilizou a produção de músicas parodiadas, como atividade lúdica, para o ensino do conteúdo Interações Intermoleculares dos Compostos Orgânicos, em consonância com algumas concepções de Vygotsky, Saviani e Libâneo e, principalmente, baseou-se em ideias da pedagogia de Paulo Freire. Apesar da relevância desse conteúdo, percebe-se que os educandos ainda continuam apresentando dificuldades em associar os conceitos científicos com os fenômenos observados no cotidiano, em interligar o nível microscópico ao nível macroscópico da matéria. Assim sendo, foi desenvolvida uma sequência de atividades, buscando contribuir para a aprendizagem desse conteúdo a 41 estudantes de uma turma da 3ª série do Ensino Médio, pertencente a uma Escola Pública Estadual, localizada na cidade de Russas/CE. Para tanto, realizou-se uma abordagem metodológica qualitativa que apresenta alguns elementos do tipo de pesquisa-ação. A elaboração das paródias pelos discentes ocorreu após identificação das afinidades com os conceitos advindos das interações intermoleculares, sob a orientação do Professor/pesquisador. A análise dos dados referentes às letras das paródias foi feita mediante a Análise Textual Discursiva (ATD). A coleta de dados ocorreu com a utilização de questionários com questões objetivas para a averiguação da proposta didático/pedagógica. Os resultados obtidos indicaram que a produção e socialização de paródias musicais favoreceram o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que motivaram os discentes a se engajarem na construção do conhecimento científico. O produto acadêmico deste trabalho resultará em um Manual de Química e vídeos das músicas parodiadas, de modo que os docentes os utilizem de forma viável na construção de saberes.


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  • The use of music has been increasingly widespread as an alternative teaching and learning strategy. In this context, this research work has used the production of parodied musics, as a playful activity, for the teaching content intermolecular interactions of organic compounds, in line with some conceptions of Vygotsky, Saviani and Libâneo, and mainly in ideas of Paulo Freire pedagogy. Despite the relevance of this content, it is noticed that the students still continue to have difficulties in associating scientific concepts with the phenomenon observed in everyday life, in connecting the microscopic level to the macroscopic level of matter. Therefore, a sequence of activities was developed in order seeking to contribute to the learning of this content to 41 students in a 3rd grade class of high school, belonging to a State Public School, located in the city of Russas/CE. To this end, a qualitative methodological approach was carried out which presents some elements of the type of action research. The elaboration of the parodies by the students occurred after the identification of the affinities with the concepts coming from the intermolecular interactions, under the orientation of the Professor/researcher. The analysis of the data referring to the lyrics of the parodies were made through the Discursive Textual Analysis (ATD). The data collection occurred using questionnaires with objective questions for the ascertain of the didactic/pedagogical proposal. The results obtained indicated that the production and socialization of musical parodies favored the teaching and learning process, since they motivated students to engage in the construction of scientific knowledge. The academic product of this work will result in a Chemistry Manual and videos of the parodied musics, in order that the teachers can use it in a viable way in the construction of knowledge.

2
  • MARCELO MAX BORGES CALIXTO
  • O MÉTODO JIGSAW NO ENSINO DE ESTEREOISÔMEROS: APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES VISUOESPACIAIS E SOCIAIS EM AULAS DE QUÍMICA

  • Orientador : NEDJA SUELY FERNANDES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FRANCISCO AUDISIO DIAS FILHO
  • FABIANA ROBERTA GONCALVES E SILVA HUSSEIN
  • MARCIA TEIXEIRA BARROSO
  • NEDJA SUELY FERNANDES
  • Data: 26/10/2020

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  • Atualmente, se faz necessário no ambiente escolar, a implementação de estratégias que facilitem o desenvolvimento de competências sociais. A aprendizagem cooperativa em seu método Jigsaw é uma metodologia ativa baseada na participação coletiva e ativa dos estudantes, aplicada geralmente para pequenos grupos, de forma a possibilitar o desenvolvimento cognitivo, através da troca de informações, e das habilidades sociais cooperativas. Neste sentido, foi desenvolvida uma sequência didático-pedagógica utilizando o método Jigsaw, em uma turma de 3º ano do ensino médio de uma escola pública de Fortaleza-CE, de maneira a favorecer o desenvolvimento visuoespacial de moléculas no estudo de estereoisômeros, concomitantemente com o desenvolvimento de habilidades sociais. Como referenciais teóricos, utilizamos resultados de pesquisas sobre aprendizagem cooperativa e de aplicação do método Jigsaw, alguns pressupostos da teoria sociointeracionista de Vygotsky e as dificuldades no ensino de estereoisômeros. Para coleta de dados qualitativos da pesquisa, foram aplicados: protocolo de observação, gravação de vídeo, atividades presenciais e virtuais e questionários avaliativos. O percurso metodológico foi desenvolvido em quatro etapas: a primeira foi a atividade virtual sobre aprendizagem cooperativa e método Jigsaw; a segunda consistiu na aplicação do método Jigsaw e construção de modelos moleculares; a terceira referiu-se a aplicação de questionário avaliativo e avaliação pedagógica coletiva; a última diz respeito a aplicação da avaliação pedagógica individual e questionários de processamento de grupo e avaliação da metodologia, em escala Likert. Com a aplicação do método Jigsaw percebeu-se que os alunos trabalharam de forma coletiva, solidária, colaborativa e ativa, interagindo e compartilhando suas ideias, desenvolvendo habilidades sociais e visuoespaciais a partir da construção de modelos moleculares, contribuindo significativamente para o processo de ensino e aprendizagem. Os resultados, obtidos através de questionários, revelaram que o método Jigsaw facilita o aprendizado dos estudantes e execução de atividades, favorecendo a participação ativa dos educandos. O Produto Educacional foi elaborado, na forma de cartilha, para ser utilizado por professores do Ensino Básico.


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  • Currently, it is necessary in the school environment, the implementation of strategies that facilitate the development of social skills. Cooperative learning in its Jigsaw method is an active methodology based on the collective and active participation of students, usually applied to small groups, in order to scare cognitive development through information exchange, and cooperative social skills. In this sense, it was developed from a didactic-pedagogical sequence using the  Jigsaw  method, in a 3rd year high school class of a public school in Fortaleza CE, in order to favor the visuospatial development of molecules in the study of stereoisomers, concomitantly with the development of social skills. As theoretical references, we used research results on cooperative learning and the application of the Jigsaw method, some assumptions of Vygotsky's socio-interactionist theory and difficulties in teaching stereotypes. For qualitative research data collection, the following were applied: observation protocol, video recording, face-to-face and virtual activities, and evaluative questionnaires. The methodological course was developed in four stages: the first was the virtual activity on cooperative learning and Jigsaw  method; the second consisted of the application of the Jigsaw method and construction of molecular models; the third referred to the application of an evaluation questionnaire and collective pedagogical evaluation; the latter concerns the application of individual pedagogical evaluation and group processing questionnaires and evaluation of the methodology, on a Likert  scale. With the application of the  Jigsaw  method it was noticed that the students worked collectively, in solidarity, collaborative and active, interacting and sharing their ideas, developing social and visuospatial skills from the construction of molecular models, significantly to the teaching and learning process. The results, obtained through questionnaires, revealed that the Jigsaw method facilitates the learning of students and execution of activities, favoring the active participation of students. The Educational Product will be prepared, in the form of manual instruction, to be used by primary school teachers.

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  • FRANCISCA REGINARIA GOMES LIMA
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE TERMOQUÍMICA: Experimentos investigativos desenvolvidos em grupo

  • Orientador : ANA CRISTINA FACUNDO DE BRITO PONTES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA CRISTINA FACUNDO DE BRITO PONTES
  • CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
  • REGILANY PAULO COLARES
  • Data: 30/10/2020

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  • A experimentação investigativa tem sido considerada por diversos pesquisadores como uma alternativa para melhorar a aprendizagem e intensificar o papel do aluno nas atividades, possibilitando assim uma maior participação do aluno em todos os processos de investigação, ou seja, desde a interpretação do problema a uma possível solução para ele. Nessa abordagem, os alunos têm a oportunidade de discutir, questionar suas hipóteses e ideias iniciais à luz do quadro teórico, coletar e analisar dados para encontrar possíveis soluções a situação-problema apresentado. Neste sentido a presente pesquisa buscou desenvolver uma sequência didática, acompanhada de orientações e roteiros experimentais investigativos fazendo uso do conteúdo de termoquímica, com aplicação das atividades referentes aos fenômenos. O estudo desenvolvido como pesquisa qualitativa foi aplicada com alunos do 2º ano do ensino médio da E.E.M. Gonzaga da Fonseca Mota, localizada na cidade de Quixadá, Ceará. A coleta de dados foi realizada a partir da análise de dois questionários likert e por meio dos roteiros experimentais investigativos desenvolvidos pelos educandos. Comparando os dois questionários referente aos conhecimentos termoquímicos no qual o primeiro foi aplicado após as aulas teóricas e o segundo após aula teórica e prática, observamos uma evolução considerável nas assertivas. Observamos também um crescimento no quantitativo de alunos conseguiram  correlacionar os conteúdos teóricos às atividades experimentais, bem como associar esses conceitos aos situações em seu cotidiano. Os educandos ainda confirmaram que a utilização de atividades experimentais investigativas como recurso didático facilitou a compreensão do tema central, na qual os mesmos foram os protagonistas da situação. Por fim destacamos que durante a elaboração e execução da Sequência Didática, os educandos conseguiram desenvolver a capacidade de refletir acerca dos eventos que fazem parte de fenômenos termoquímicos, além de desenvolverem técnicas básicas laboratoriais, deixando de lado a tradicional “receita” na tentativa de realizar a articulação dos conhecimentos já adquiridos conjuntamente com a formação de novas concepções. Se colocando diante de situações-problema nas quais eles poderão usar o raciocínio lógico, conhecimentos teóricos e criatividade para propor suas próprias hipóteses, argumentações e explicações, e deste modo, enriquecer o processo de ensino e aprendizagem.


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  • Investigative experimentation has been considered by several researchers as an alternative to improve learning and intensify the student's role in activities, thus enabling greater student participation in all research processes, that is, from the interpretation of the problem to a possible solution for him. In this approach, students have the opportunity to discuss, question their hypotheses and initial ideas in the light of the theoretical framework, collect and analyze data to find possible solutions to the problem situation presented. In this sense, the present research sought to develop a didactic sequence, accompanied by guidelines and experimental investigative scripts using the thermochemistry content, with application of activities related to the phenomena. The study developed as a qualitative research was applied to students of the 2nd year of high school at E.E.M. Gonzaga da Fonseca Mota, located in the city of Quixadá, Ceará. Data collection was carried out based on the analysis of two likert questionnaires and through the investigative experimental scripts developed by the students. Comparing the two questionnaires related to the thermochemical knowledge in which the first was applied after the theoretical classes and the second after theoretical and practical classes, we observed a considerable evolution in the statements. We also observed an increase in the number of students who were able to correlate theoretical content with experimental activities, as well as associate these concepts to situations in their daily lives. The students also confirmed that the use of experimental investigative activities as a didactic resource facilitated the understanding of the central theme, in which they were the protagonists of the situation. Finally, we highlight that during the elaboration and execution of the Didactic Sequence, the students were able to develop the ability to reflect on the events that are part of thermochemical phenomena, in addition to developing basic laboratory techniques, leaving aside the traditional “recipe” in an attempt to carry out the articulation of the knowledge already acquired together with the formation of new concepts. Facing problem situations in which they will be able to use logical reasoning, theoretical knowledge and creativity to propose their own hypotheses, arguments and explanations, and thus enrich the teaching and learning process.

4
  • DINARDO ALVES DA SILVA
  • Experimentos e vídeos: uma proposta de mediação no ensino de Termoquímica

  • Orientador : FERNANDO JOSÉ VOLPI EUSÉBIO DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FERNANDO JOSÉ VOLPI EUSÉBIO DE OLIVEIRA
  • NEDJA SUELY FERNANDES
  • ZILVANIR FERNANDES DE QUEIROZ
  • Data: 17/11/2020

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  • Para que a compreensão da Química possa contribuir de forma significativa no processo ensino-aprendizagem, é preciso que o educador disponha, além da abordagem pragmática, de outras ferramentas pedagógicas. Pesquisadores em educação afirmam que a utilização da experimentação e da mídia audiovisual são estratégias de importante impacto nesse processo. Isso é promovido pelo interesse dos estudantes em experimentarem, na prática, os conceitos teóricos e de poderem utilizar tecnológias digitais das quais naturalmente têm algum domínio. Assim, a diversificação no ensino de Química auxilia minimizar de forma apreciável a heterogeneidade geralmente observada em sala de aula, melhorando a participação e desenvolvendo o conhecimento monitorado por um processo avaliativo contínuo. O presente trabalho, apoiado no socioconstrutivismo e em referências direcionadas à prática avaliativa, tem como objetivo analisar a contribuição da experimentação, juntamente à produção de vídeos, no ensino de termoquímica. O produto educacional foca em orientações didáticas para professores do ensino médio, utilizando um novo aplicativo, desenvolvido neste trabalho. Os participantes dessa pesquisa são estudantes de uma turma de 2ª série do ensino médio técnico da Escola de Educação Profissional Prof. Walquer Cavalcante Maia, localizada no município de Russas-CE. A execução da pesquisa ocorreu numa sequência de sete encontros, que envolveram três etapas. Sendo a primeira etapa caracterizada pelos encontros que envolveram a introdução contextualizada, experimentação ilustrativa em sala, exposição dialogada dos conceitos, resolução e correção de atividades. Na segunda etapa ocorreram os encontros para a experimentação, produção audiovisual pelos alunos e a mediação envolvendo a análise dos vídeos produzidos. A terceira etapa é formada por um encontro para exibição dos vídeos e posterior discursão acerca dos experimentos e o último encontro foi para realizar avaliação da temática estudada e da proposta de ensino aplicada. A metodologia vem se mostrando promissora, verificando-se na avaliação da proposta de ensino, que um percentual de 73 % concorda fortemente que a experimentação foi um recurso importante no desenvolvimento do conhecimento científico. Na perspectiva de utilização da mídia audiovisual, 67,3 % concordaram fortemente que houve contribuição significativa para compreensão do conteúdo. Sobre a discussão após exibição dos vídeos, 78,4 % concordaram fortemente que esta foi importante para fortalecer os conhecimentos adquiridos durante o processo. Em uma visão preliminar, das análises das respostas nos vídeos e na discussão, há forte indicativo de um progresso no desenvolvimento e contribuição para aprendizagem.


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  • The teaching of thermochemistry is one of the main challenges for the Chemistry teachers, since it involves a series of difficulties described in literature. We bring a pedagogical proposal for this theme with the use of experimentation and video production, seeking to stimulate students to make experiments and develop their knowledge, using digital technologies of which they naturally have some skill, allowing to minimize considerably the diversity observed in the classroom, for a better participation, commitment and collaboration. During this work we developed an application as an educational product, which focuses on didactic guidelines for secondary school teachers. The participants of the investigation were the students of a high school and technical of School Professional Prof. Walquer Cavalcante Maia, located in the city of Russas-CE. Seven meetings were necessary for application, involving the capture of previous conceptions, illustrative experimentation, dialogical exhibition of concepts, classroom activity, execution of experiments in the laboratory, production and editing of videos by students, exhibition and evaluation of the teaching proposal applied. The results of the approach have highlighted a promising strategy. There was dedication through a more active participation, with a constant stimulus that provided autonomy and this favored the changes of the participants in the procedures for experiences and video production, also allowing the cooperation between those who presented more and less difficulties in the proposed activities. Their previous content presented in the great majority, a confusing relationship between the phenomenological and theoretical levels of knowledge. The responses after watching the videos showed progress in the macroscopic aspect, by making better interpretations of the studied phenomena. In the classroom activity, we were able to explore the representative aspect in terms of identification and understanding of thermochemical equations and enthalpy diagrams. In the evaluation of the teaching proposal, we did not find any discordant answer regarding the understanding of the chosen strategy.

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  • WAGNER DE OLIVEIRA FEITOSA
  • INTEGRANDO SABERES TEÓRICOS E PRÁTICOS NO CONTEXTO ALIMENTAR: UMA OFICINA DIDÁTICA ABORDANDO CONTEÚDOS DE ÁCIDOS E BASES NO ENSINO MÉDIO


  • Orientador : MELQUESEDEQUE DA SILVA FREIRE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • SUENY KELIA BARBOSA FREITAS
  • CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
  • MELQUESEDEQUE DA SILVA FREIRE
  • Data: 26/11/2020

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  • A abordagem contextualizada de conteúdos químicos e as atividades experimentais com resolução de problemas tem sido apontada há muitos anos pelas investigações didáticas como um potencial recurso para o desenvolvimento de diferentes conhecimentos e habilidades pelos estudantes. Este trabalho propõe uma sequência de atividades, no formato de uma oficina didática, para trabalhar com o conteúdo de ácidos e bases associado ao contexto da alimentação, privilegiando tarefas discursivas, articuladas a experimentos e situações-problema. A pesquisa adotou elementos da abordagem qualitativa e foi desenvolvida com os alunos da 3ª série do Ensino Médio integrado ao curso técnico em cozinha da Escola Cidadã Integral Pastor João Pereira Gomes Filho, localizada no município de João Pessoa, Paraíba. A coleta de dados foi feita através de um questionário de sondagem inicial, das respostas elaboradas pelos alunos nas atividades das práticas experimentais e com registros de imagens durante as demais atividades da sequência. Os resultados sugerem uma heterogeneidade de ideias manifestadas pelos estudantes, constituídas por aspectos teórico-conceituais da disciplina de química e por critérios sensoriais priorizados na abordagem de procedimentos rotineiros do curso técnico em que estavam inseridos. A experiência didática forneceu alguns indícios de contribuições das atividades para a ressignificação de aspectos conceituais da química no contexto estudado, além do estímulo ao interesse e participação ativa dos estudantes nas tarefas propostas na oficina. O produto educacional resultante da investigação didática apresenta um conjunto de orientações sobre as atividades vivenciadas durante a pesquisa e pode ser útil como sugestão e contribuição para uma abordagem contextualizada e problematizadora do tema ácidos e bases no ensino de química.


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  • Context-based approaches to the teaching of chemistry and experimental activities with problem solving has been pointed out by didactic investigations through many years as a potential resource for the development of different knowledge and skills by students. This work proposes a teaching sequence as a didactic workshop in order to approach contents of acids and bases linked to the context of food, privileging discursive tasks, experiments and problem situations. The research adopted elements of the qualitative approach and it was developed with a group of students from the 3rd grade High School integrated to the technical course in cooking at Escola Cidadã Integral Pastor João Pereira Gomes Filho, in João Pessoa, Paraíba. Data was gathered from a survey questionnaire, responses presented by the students in the lab activities and image records during the other activities of the sequence. The results suggest a heterogeneity of ideas expressed by the students, constituted by theoretical-conceptual aspects of the chemistry discipline and by sensory criteria prioritized in the approach of routine procedures of the technical course which they were in. The didactic experience provided some evidence of the activities 'contributions to ressignify conceptual aspects of chemistry in the explored context, in addition to stimulating students' interest and active participation in the tasks proposed by the workshop. The instructional material designed from the didactic investigation presents a set of guidelines on the activities experienced during the research and can be useful as a suggestion and contribution to a contextualized and problematizing approach to the theme acids and bases in chemistry teaching.

6
  • RAIMUNDO MARCOLINO DE MORAIS NETO
  • O USO DOS DIAGRAMAS DE RICH-SUTER PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONFIGURAÇÕES ELETRÔNICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

  • Orientador : OTOM ANSELMO DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DANIEL DE LIMA PONTES
  • KESIA KELLY VIEIRA DE CASTRO
  • MELQUESEDEQUE DA SILVA FREIRE
  • OTOM ANSELMO DE OLIVEIRA
  • Data: 30/11/2020

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  • Elaborar arranjos eletrônicos de espécies atômicas e iônicas, bem como conhecer as razões determinantes dessas configurações, é de fundamental importância para compreender e explicar alguns fenômenos, assim como para fazer previsões sobre propriedades de elementos químicos. Tradicionalmente, esse tópico tem sido abordado em livros didáticos de química fazendo-se uso do diagrama de distribuição eletrônica de Linus Pauling. Apesar da simplicidade e vantagens desse diagrama para a distribuição de elétrons de átomos e íons, tal modelo apresenta algumas limitações quando buscamos representar as configurações eletrônicas de cerca de 20% dos elementos químicos; no caso dos íons desses elementos, as dificuldades ficam ainda mais evidentes. Considerando essa problemática, o presente trabalho realizou um estudo sobre o uso dos diagramas desenvolvidos por Rich e Suter (1988) para a abordagem das configurações eletrônicas de espécies químicas no contexto do ensino e aprendizagem. Para isso, foi planejada e aplicada uma sequência didática que contou com a participação de estudantes do curso de licenciatura em química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no município de Mossoró-RN. O objetivo deste trabalho se concentrou em analisar o uso desses diagramas no processo de ensino e aprendizagem de configurações eletrônicas dos elementos de transição, no contexto da referida sequência didática. A pesquisa tem natureza qualitativa e pode ser classificada como do tipo exploratória. Para o registro e coleta de dados, foram utilizados um questionário, uma prova pedagógica, notas de campo e captação em áudio de interações discursivas durante as atividades da sequência. Os resultados sugerem que o uso dos diagramas de Rich e Suter (1988) articulados à abordagem de aspectos fenomenológicos e submicroscópicos do conhecimento químico no contexto da sequência didática desenvolvida foi útil em favorecer e ampliar os conhecimentos dos estudantes quanto às configurações eletrônicas dos átomos e íons. Com base nas observações feitas neste trabalho, foi elaborado um produto acadêmico constituído por um material didático no formato de cartilha como sugestão para a abordagem desse tema no ensino e aprendizagem de química.


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  • Elaborating electronic arrangements of atomic and ionic species, as well as knowing the reasons for these configurations, is of fundamental importance to understand and explain some phenomena, as well as to make predictions about the properties of chemical elements. Traditionally, this topic has been addressed in chemistry textbooks using Linus Pauling's electronic distribution diagram. Despite the simplicity and advantages of this diagram for the electron distribution of atoms and ions, this model has some limitations when we try to represent the electronic configurations of about 20% of the chemical elements; in the case of the ions of these elements, the difficulties become even more evident. Considering this problem, the present work carried out a study on the use of the diagrams developed by Rich and Suter (1988) to approach the electronic configurations of chemical species in the context of teaching and learning. To this end, a didactic sequence was planned and applied with the participation of students from the chemistry degree course at the State University of Rio Grande do Norte (UERN), in the municipality of Mossoró-RN. The objective of this work was to analyze the use of these diagrams in the teaching and learning process of electronic configurations of the transition elements, in the context of the aforementioned didactic sequence. The research has a qualitative nature and can be classified as exploratory. For the registration and data collection, a questionnaire, a pedagogical test, field notes and audio capture of discursive interactions were used during the activities of the sequence. The results suggest that the use of Rich and Suter (1988) diagrams linked to the approach of phenomenological and submicroscopic aspects of chemical knowledge in the context of the didactic sequence developed was useful in favoring and expanding students' knowledge regarding the electronic configurations of atoms and ions . Based on the observations made in this work, an academic product was made up of didactic material in the format of a booklet as a suggestion for addressing this theme in the teaching and learning of chemistry

7
  • VALDEMIR GOMES CORTEZ JUNIOR
  • A Pedagogia de Projetos na Escola do Campo: A Temática da Mandioca para o Ensino de Química

  • Orientador : FABIANO DO ESPIRITO SANTO GOMES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FABIANA ROBERTA GONCALVES E SILVA HUSSEIN
  • FABIANO DO ESPIRITO SANTO GOMES
  • LUIZ ALBERTO DA SILVA JUNIOR
  • Data: 30/11/2020

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  • A Pedagogia de Projetos, considerada uma metodologia ativa de ensino, possibilita, com base em um tema-problema relacionado com o cotidiano do aluno, estimular a construção do conhecimento a partir da prática, favorecendo uma interpretação da realidade. Apresenta como uma de suas grandes vantagens o desenvolvimento de competências e habilidades. Estudantes de um ambiente rural possuem conhecimentos construídos a partir da cultura em que estão inseridos, e precisam ser valorizados no processo ensino-aprendizagem. Indo ao encontro desse contexto, utilizando-se da Pedagogia de Projetos, esta pesquisa objetivou desenvolver uma mostra cultural com o tema mandioca, dando ênfase ao processo de fabricação de farinha de mandioca num contexto de escola do campo. Pretendeu-se desenvolver competências e habilidades como: comunicação oral, trabalho em equipe e curiosidade e vontade de aprender, além de proporcionar a compreensão de alguns conceitos químicos. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma de escola pública de terceira série do ensino médio regular do turno noturno, no município de Vera Cruz – RN. Inicialmente, foi submetido um questionário semiestruturado para caracterização da turma, o qual norteou a pesquisa. Os 35 estudantes foram divididos em grupos e colocados frente a diferentes problemas relacionados ao tema. Para o desenvolvimento do corpo teórico-prático dos alunos, foram selecionados textos, vídeos, realizada uma palestra com especialista em mandiocultura, visita a uma casa de farinha, além de momentos em sala de aula mediados pelo professor. A pesquisa foi realizada através de observação participante, caracterizada a partir de dados qualitativos que foram coletados através de registros áudio-fotográficos e notas de campo, além de questionários semiestruturados de acordo com os momentos das atividades. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD), que gerou uma nova compreensão do fenômeno investigado. O desenvolvimento do projeto culminou com a apresentação dos estudantes à comunidade local na mostra cultural, contando com a participação de centenas de visitantes. Os resultados do questionário Likert de autoavaliação aplicado aos alunos apontaram que as competências e habilidades mais desenvolvidas durante o projeto foram comunicação oral e trabalho em equipe, ambas com 94,2% de concordância. Dessa forma, o projeto desenvolvido junto aos alunos possibilitou a aprendizagem contextualizada de conceitos químicos, bem como permitiu o desenvolvimento de competências e habilidades, destacando que a abordagem por projetos contribui positivamente para um ensino-aprendizagem dinâmico e contextualizado.


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  • Project Pedagogy is an active teaching methodology that stimulates the construction of knowledge from practice based on a theme-problem related to the student's daily life, favors an interpretation of reality and supports the development of competencies and skills. Students from a rural environment have knowledge built from the culture in which they are inserted and need to be valued in the teaching-learning process. Meeting this context and using the Pedagogy of Projects, this research aimed to develop a cultural exhibition with the cassava theme, with emphasis on the process of manufacturing cassava flour in a rural school context. It was intended to develop competencies and skills, such as: oral communication, group work and curiosity and willingness to learn, in addition to providing understanding of some chemical concepts. The research was developed in a public high school third grade night class, in the city of Vera Cruz - RN. Initially, a semi-structured survey was submitted to provide a class profile, which guided the research. The 35 students were divided into groups and faced with different problems related to the theme. Texts, videos, a lecture with a specialist in cassava-culture, a visit to a traditional flour factory, as well as moments in the classroom mediated by the teacher were used during the development of the project. The research was conducted through participant observation, characterized from qualitative data that were collected through audio-photographic records and field notes, as well as semi-structured questionnaires according to the moments of the activities. For the analysis of the data, the Discursive Text Analysis (DTA) was used, which generated a new understanding of the investigated phenomenon. The development of the project culminated with the presentation of students to the local community at the cultural exhibition, with the participation of hundreds of visitors. The results of the Likert self-assessment questionnaire applied to students showed that the most developed competencies and skills during the project were oral communication and teamwork, both with 94.2% agreement. Thus, the project developed with students made it possible to contextualize the learning of chemical concepts, as well as the development of skills and abilities, highlighting that the project approach contributes positively to a dynamic and contextualized teaching-learning.

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  • HÚDSON DA SILVA
  • PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS QUÍMICOS


  • Orientador : OTOM ANSELMO DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA CRISTINA FACUNDO DE BRITO PONTES
  • JOSÉ CARLOS OLIVEIRA SANTOS
  • MELQUESEDEQUE DA SILVA FREIRE
  • OTOM ANSELMO DE OLIVEIRA
  • Data: 21/12/2020

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  • A ocorrência de dificuldades no aprendizado das Ciências Naturais por parte de muitos estudantes é fato comum e até justificável, tendo em vista as diversas teorias, conceitos e nomenclaturas abordados no estudo de muitas das áreas destas ciências, que não fazem parte de suas vivências diárias. No campo da química, por exemplo, é necessário que se busque recursos didáticos que contribuam para dinamizar o ensino, possibilitando uma melhor aprendizagem dos assuntos abordados. Neste contexto é que este trabalho foi realizado, tendo como objetivo elaborar e avaliar a aplicação de uma sequência didática orientada à abordagem de conteúdos sobre elementos e propriedades químicas relacionados à tabela periódica. As estratégias didáticas da sequência consistiram de atividades diversificadas, planejadas para explorar aspectos teóricos e práticos dos conteúdos apontados. O trabalho foi desenvolvido com 35 alunos da 1ª série “A” do ensino médio, turno matutino, da Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim, Caicó-RN. A aplicação da sequência didática foi organizada em seis blocos com duas aulas conjugadas, constituindo um total de doze aulas. Cada bloco foi dividido em três partes, proporcionando aos alunos atividades variadas, articuladas a aulas expositivas convencionais. Para a coletas de dados sobre a experiência utilizamos um questionário inicial com perguntas abertas, além dos registros produzidos pelos estudantes ao longo de todas as etapas da sequência didática, que incluiu o uso de um vídeo da plataforma “Youtube”, um jogo de perguntas e resposta em um aplicativo para celular e as cartas do jogo “Periodic Cards”. O tratamento dessas informações foi conduzido pela busca de indícios de contribuições da proposta em favorecer curiosidade e engajamento dos estudantes na aprendizagem de conteúdos abordados na sequência didática. Ao final do processo, os alunos responderam outro questionário para avaliar as etapas e manifestarem suas percepções sobre o desenvolvimento metodológico aplicado. Os resultados sugerem um potencial pedagógico das atividades para a mobilizar variados conhecimentos dos alunos ao longo do processo, especialmente aquelas que utilizaram vídeos e jogos didáticos, apontadas pelos estudantes como as que mais atraíram a atenção e contribuíram para a compreensão dos conteúdos.


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  • The occurrence of difficulties in the learning of Natural Sciences by many students is a common and even justifiable fact, considering that several theories, concepts and nomenclatures addressed in the study of many areas of this science are not part of their daily experiences. For those reasons, it is necessary to seek for didactic resources that streamline teaching, enabling a better learning of the subjects addressed by the chemistry. From this angle, this work aims to elaborate and evaluate a didactic sequence oriented to the approach of contents of chemical elements and chemical properties related to the periodic table. The didactic strategies of the sequence were consisted by diversified activities, panned to explore theoretical and practical aspects of the appointed contents. The work was developed with 35 high school students from the 1st grade “A”, morning shift, at Escola Estadual Professor Calpúrnia Caldas de Amorim, Caicó-RN. The application of the didactic sequence was organized in six blocks with two conjugated classes, constituting twelve lessons. Each block was divided into three parts, allowing students to absorb varied knowledge, articulated in conventional expositive classes. For the data collect over the experience, we used a questionnaire with open questions, beyond the produced registers by the students along all stages of didactic sequence that included the use of a video from “YouTube”, a quiz and a phone app, and the “Periodic Cards” game. The treatment of that information was conducted by the search for clues of the propose contributions in favour curiosity and students engagement of approached contents in the didactic sequence. In the end of the process, the students answered another questionnaire to evaluate the stages and manifest their perceptions about the applied methodological development. The results suggest a pedagogical potential of the activities to mobilize varied knowledge of the students along the process, especially those that used didactic videos and games, pointed by the students as those that attracted more attention and contributed to the contents comprehension.

2019
Dissertações
1
  • NILTON CLAUDIO MAIA
  • ORIGAMI ARQUITETÔNICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A COMPREENSÃO DE GEOMETRIA ESPACIAL DE MOLÉCULAS 

  • Orientador : DANIEL DE LIMA PONTES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ZILVANIR FERNANDES DE QUEIROZ
  • DANIEL DE LIMA PONTES
  • OTOM ANSELMO DE OLIVEIRA
  • Data: 27/06/2019

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  • Nesta pesquisa, foram elaboradas e construídas pranchetas de origami arquitetônico aplicáveis como recurso didático, tendo como objetivo adicional avaliar sua potencialidade como ferramenta educacional no ensino de Geometria Molecular. A pesquisa fundamentou-se em alguns referenciais teóricos: a Teoria Sócio interacionista de Vygotsky, Teoria geral dos signos de Charles Peirce e nas contribuições de pesquisadores da Educação Química. Optou-se metodologicamente por uma pesquisa de natureza qualitativa e participativa. Os dados foram recolhidos a partir do acompanhando da proposta pedagógica, que incluiu a aplicação de questionários, inicial e final, a toda a turma, a observação de atividades propostas nas pranchetas, realização de atividade experimental com origami, notas de campo, questionário de satisfação do material e um teste duas semanas depois, para verificação da memória de longo prazo. Os resultados demonstraram a priori, que ao se aplicar a metodologia com este material didático em uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual no município de Morada Nova - CE foi possível verificar, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, que estes avançaram em sua aprendizagem. Desse modo, a maioria deles atingiu uma aprendizagem consistente sobre o tema, desenvolvendo habilidades espaciais, tais como, rotacionar mentalmente uma molécula no espaço, transpor ou traduzir uma representação de moléculas 2D para 3D e vice-versa, além de perceber algumas relações entre propriedades das moléculas e geometria molecular. Os alunos participaram com entusiasmo das atividades e apresentaram boa cooperação ao trabalhar em grupo, compartilhando dúvidas e experiências com seus pares. A presença do professor como mediador nesse processo, foi de fundamental importância para a correta utilização do material didático e aprofundamento do tema desenvolvido.


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  • In this research, architectural origami boards were elaborated and constructed as a didactic resource, with the objective of evaluating its potential as an educational tool in the teaching of Molecular Geometry. The research was based on some theoretical references: the Vygotsky Socio-interactionist Theory, General Theory of the signs of Charles Peirce and the contributions of researchers of Chemical Education. It was chosen methodologically by a qualitative and participative research. The data were collected from the accompanying pedagogical proposal, which included the application of questionnaires, initial and final, to the whole class, observation of proposed activities in the drawing boards, realization of experimental activity with origami, field notes, satisfaction questionnaire of the material and a test two weeks later for long term memory verification. The results showed a priori that when applying the methodology with this didactic material in a 3rd year high school class of a state public school in the municipality of Morada Nova - CE it was possible to verify, from the students' previous knowledge, that these advanced their learning. Thus, most of them achieved consistent learning on the subject, developing spatial abilities such as mentally rotating a molecule in space, transposing or translating a representation of 2D to 3D molecules, and vice versa, as well as perceiving some relationships between properties of molecules and molecular geometry. The students enthusiastically participated in the activities and presented good cooperation when working in groups, sharing doubts and experiences with their peers. The presence of the teacher as mediator in this process was of fundamental importance for the correct use of the didactic material and deepening of the developed theme.

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  • IRIVAN ALVES RODRIGUES
  • O USO DAS TICs COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOVER O CONHECIMENTO EM TABELA PERIÓDICA

  • Orientador : LUCIENE DA SILVA SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLAUDIO GABRIEL LIMA JÚNIOR
  • LUCIENE DA SILVA SANTOS
  • NEDJA SUELY FERNANDES
  • Data: 01/07/2019

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  • A evolução tecnológica tem trazido grandes impactos positivos para o ambiente escolar. Este processo norteia o ensino e aprendizagem por meio das tecnologias da informação e comunicação (TICs) que possibilita aos professores a utilização das diversas ferramentas e abordagens educacionais. A busca por alternativas metodológicas para melhorar a eficácia do processo de ensino e aprendizagem em relação ao conteúdo Tabela Periódica, tornando-os mais prazeroso para os professores e alunos em sala de aula, foi o foco desse estudo. A utilização de jogos digitais, com caráter educativo, foi a estratégia aplicada para potencializar a qualidade do resultado, pois por meio dos recursos oferecidos pelos jogos, o aprender adquire um viés lúdico, que possibilita um processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e agradável. Nesse contexto, este trabalho buscou discutir a importância das TICs e contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem do conteúdo Tabela Periódica, com a utilização de estratégias metodológicas por meio de jogos educativos digitais, que incentivassem o aprendizado dos alunos envolvidos. Estas foram aplicadas em uma escola pública estadual, da cidade Santa Rita-PB, para duas turmas de primeiro ano do ensino médio. A metodologia foi desenvolvida com uma sequência de atividades, por meio de aulas expositivas, uso de mídias educacionais eletrônicas em celulares/computadores e de questionários contendo perguntas abertas e fechadas, aplicadas ao tema. A utilização dos recursos digitais neste trabalho, como proposta pedagógica, visou complementar a tradicional metodologia de ensino, para a construção do conhecimento dos participantes de forma interativa, bem como promover o desenvolvimento de habilidades e raciocínio. As TICs utilizadas possibilitaram aulas motivadoras e dinâmicas para os alunos, os quais obtiveram ganhos significativos de aprendizagem e eficiência do tempo para a resolução de problemas envolvendo a temática sobre Tabela Periódica. Como resultado deste trabalho foi elaborada uma cartilha didático-pedagógica como produto educacional, direcionada aos professores de Química do ensino médio e áreas afins.


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  • The technological evolution has brought great positive impacts to the school environment. This process guides teaching and learning through information and communication technologies (ICTs) that enable teachers to use the various educational tools and approaches. The search for methodological alternatives to improve the effectiveness of the teaching and learning process in relation to the Periodic Table content, making them more enjoyable for teachers and students in the classroom, was the focus of this study. The use of digital games, with an educational character, was the strategy applied to enhance the quality of the result, because through the resources offered by the games, learning acquires a playful bias, which enables a more dynamic and pleasant teaching and learning process. In this context, this work sought to discuss the importance of ICTs and to contribute to the improvement of teaching learning of the Periodic Table content, using methodological strategies through digital educational games that encourage the learning of the students involved. These were applied in a state public school, in the city of Santa Rita-PB, for two first-year high school classes. The methodology was developed with a sequence of activities, through lectures, use of electronic educational media in cell phones/computers and questionnaires containing open and closed questions, applied to the theme. The use of digital resources in this work, as a pedagogical proposal, aimed at complementing the traditional teaching methodology, to construct the knowledge of the participants in an interactive way, as well as to promote the development of skills and reasoning. The ICTs used provided motivating and dynamic classes for the students, which obtained significant gains in learning and time efficiency for solving problems involving the topic of Periodic Table. As a result of this work, a didactic-pedagogical primer was developed as an educational product, aimed at teachers of High School Chemistry and related areas.

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  • LUIZ FERNANDO PEREIRA
  • UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO COM USO DA METODOLOGIA ATIVA POGIL

  • Orientador : MARCIA TEIXEIRA BARROSO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FERNANDO JOSÉ VOLPI EUSÉBIO DE OLIVEIRA
  • MARCIA TEIXEIRA BARROSO
  • MARIA ELENIR NOBRE PINHO RIBEIRO
  • NEDJA SUELY FERNANDES
  • Data: 01/08/2019

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  • O tema equilíbrio químico contém explicações de uma variedade de fenômenos químicos e relaciona-se com outros conceitos fundamentais do campo epistemológico da Química. Entretanto, são conhecidas muitas dificuldades de aprendizagem, já amplamente relatadas na literatura. Apresentamos uma proposta de ensino que busca envolver o estudante no processo de aprendizagem de conteúdos deste tema, de modo participativo e colaborativo, explorando a autonomia intelectual e o pensamento crítico. O POGIL, do inglês – Process Oriented Guided Inquiry Learning (Processo de aprendizagem orientado por investigação guiada) foi a metodologia ativa utilizada na sequência de atividades planejadas para a sala de aula e laboratório. O estudo foi desenvolvido como uma pesquisa qualitativa, tendo como sujeitos participantes o pesquisador e estudantes do 2º ano do ensino médio e técnico em segurança do trabalho da Escola Estadual Teônia Amaral, localizada no município de Florânia-RN. A coleta de dados foi realizada por meio de atividades, questionário, prova pedagógica e notas de campo. Os resultados evidenciaram uma participação ativa dos estudantes nas atividades propostas, onde eles apresentaram maior interação entre os colegas e com o professor, um maior nível de interesse e comprometimento nas atividades, bem como uma maior facilidade na construção do conhecimento. As atividades contendo questões com níveis crescente de complexidade, levando-se em consideração os conhecimentos prévios e as discussões realizadas ao final das atividades, apresentaram-se como promissoras para potencializar a compreensão dos aspectos qualitativos do equilíbrio químico. Em sua grande maioria, os estudantes foram capazes de atribuir caráter dinâmico ao equilíbrio químico, e apresentaram o entendimento de que reagentes e produtos coexistem no mesmo meio reacional. O produto educacional desta pesquisa é uma oficina pedagógica destinada a professores do Ensino Médio, que os habilita a conduzir as atividades propostas nesse trabalho.


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  • The chemical equilibrium subject explains some of the chemical phenomena and is related to other fundamental concepts of the epistemological field of Chemistry. However, it presents many learning barriers, already widely reported in the literature. We present a teaching proposal aiming to involve the students in the process of learning this subject, in a participatory and collaborative way, with the perspective of becoming a citizen endowed with intellectual autonomy and critical thinking. The POGIL - Process Oriented Guided Inquiry Learning is the chosen active learning to be employed in the sequence of activities designed for the classroom and laboratory. The study was developed as qualitative research, having as participants subjects the teacher and students of the second grade of High School and Technical Work Safety in the Teônia Amaral State School, located in the city of Florânia–RN, Brazil. Data collection were performed through questionnaires, pedagogical test, other documents, and participant observation. The set of the results revealed active participation of the students in the proposed activities. The students presented greater interaction between the peers and the researcher-teacher, a higher level of interest and commitment in the activities, as well as improved their skills to build the knowledge. Activities with increasing levels of complexity, taking into account students' previous knowledge and discussions at the end of tasks, are promising to enhance the understanding of the qualitative aspects of chemical equilibrium. For the most part, the students were able to attribute dynamic behavior to the chemical equilibrium and could understand that reactants and products coexist in the same reaction vessel. As an educational product of this work, we propose a pedagogical workshop for high school teachers, for developing the activities exploited here.

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  • ADRIANO CÉSAR JERÔNIMO DA COSTA
  • ENSINO HÍBRIDO EM FOCO: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS OXIGENADAS.

  • Orientador : FERNANDO JOSÉ VOLPI EUSÉBIO DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FERNANDO JOSÉ VOLPI EUSÉBIO DE OLIVEIRA
  • LUCIENE DA SILVA SANTOS
  • CLAUDIO GABRIEL LIMA JÚNIOR
  • Data: 02/08/2019

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  • A educação do século 21 tem mudado devido ao uso de metodologias que, agregadas as tecnologias digitais, contribui para a melhoria do ensino. O Ensino Híbrido é uma tendência onde o ensino é apresentado de forma online e presencial, integrando as TDIC’s para se obter uma melhor participação dos alunos nas aulas. Neste trabalho, mostramos como desenvolver uma sequência de aulas voltada para o ensino de funções orgânicas oxigenadas, utilizando o modelo apresentado anteriormente, combinado à estratégias de aprendizagem invertida, instrução por pares e ferramentas digitais. O estudo foi realizado em uma turma da 3ª Série do Ensino Médio de uma escola pública estadual na cidade de Mataraca-PB. Utilizou-se a observação participante como metodologia de investigação qualitativa, para examinar e analisar o comportamento e desempenho, advindos do engagamento e das impressões dos alunos para com a estratégia apresentada, visandocompreender os resultados com profundidade. Foi utilizada a ferramenta digital Google Sala de Aula com o propósito defazer com que os alunos desenvolvessem estudos prévios do conteúdo aprendido por meio de videoaulas de autoria própria, hospedadas no YouTubeTMe de atividades presenciais diversas, colaborando mediante aprendizado em grupos. No momento presencial as atividades foram palavras cruzadas, questionários com exercícios de aplicação e construtor de moléculas, além de utilização do aplicativo Plickers para conduzir a instrução por pares e do Socrative para revisão dos conteúdos vistos em sala. Como resultado destas atividades, as discussões entre os alunos tornaram-se mais independentes do professor, e eles passaram a compartilhar entre si seus próprios métodos de aprendizagem do conteúdo estudado e contribuindo, coletivamente, para construir o próprio conhecimento. Os alunos puderam, por meio das aulas online e os exercícios em sala, com o auxílio das TDIC’s, relatar de forma positiva o modelo do Ensino Híbrido com aprendizagem invertida e instrução por pares, mostrando que é uma estratégia que aliada ao ensino, permite os alunos criarem espaços de interação e compreensão dos conteúdos abordados de forma mais independente e ativa, sendo motivados a enriquecer os momentos presenciais com trocas de conhecimento e experiências, rompendo as barreiras do ensino para atender as necessidades de uma geração conectada. O produto educacional gerado é destinado a professores do Ensino Médio na forma de manual de instruções que os auxilia no desenvolvimento deste modelo de ensino.


  • Mostrar Abstract
  • The education of the 21st century has changed due to the use of methodologies that, together with digital technologies, contributes to the teaching improvement. Blended Learning is a trend where teaching is presented online and face-to-face, integrating the ICDT’s to obtain a better participation of the students in classes. In this work, we show how to develop a sequence of classes focused on the teaching of oxygenated organic functional groups, using the model previously discussed, combined with the strategies of flipped learning, peer instruction and digital tools. The study was carried out in a class of the 3rd Grade of a State Public High School in the city of Mataraca-PB. The participative observation was used as a qualitative research methodology to examine and analyze the behavior and performance, resulting from students' engagement and impressions with the presented strategy, in order to understand the results deeply. The Google Classroom digital tool was used to make students develop previous studies of learned content through self-recorded VideoClasses, hosted on YouTubeTMand of several classroom activities, collaborating through learning in groups. In the face-to-face moment the activities were crosswords, questionnaires with application exercises and molecules constructor, besides the use of the Plickers application to guide the peer instruction and Socrative to review the seen contents in class. As a result of these activities, student discussions became more independent of the teacher, and they shared by themselves their own learning methods of the studied content and contributed collectively for building their own knowledge. Through online classes and classroom exercises, with the help of the ICDT’s, the students were able to report positively the Blended Learning model with flipped learning and peer instruction, showing that it is a strategy that allied to teaching, allow students to create spaces for interaction and understanding of the addressed contents in a more independent and active way, being motivated to enrich the face-to-face moments with exchanges of knowledge and experiences , so teaching barriers can be broken to answer the needs of a connected generation.The generated educational product is made for high school teachers in as an instruction manual that assists them in the development of this teaching model.

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  • REGINA AMANDA FRANÇA ALMEIDA
  • DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE DISPERSÕES

  • Orientador : ANA CRISTINA FACUNDO DE BRITO PONTES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA CRISTINA FACUNDO DE BRITO PONTES
  • NEDJA SUELY FERNANDES
  • REGILANY PAULO COLARES
  • Data: 02/08/2019

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  • Diante da dificuldade e da complexidade que é para o aluno do ensino médio compreender o conteúdo de dispersões e, com o intuito de aperfeiçoar o processo de ensino aprendizagem, esta pesquisa desenvolveu um produto educacional, o qual é caracterizado por uma sequência didática que utiliza a Teoria da Aprendizagem Significativa (desenvolvida inicialmente por David Ausubel e, posteriormente, trabalhada por Marco Antônio Moreira em suas obras) em suas etapas de aplicação. Além da TAS, esta dissertação fez uso de referências como, Joseph Novak, o qual implantou a ideia da utilização de mapas conceituais como um dos principais instrumentos da aprendizagem significativa. O percurso metodológico foi desenvolvido considerando a pesquisa bibliográfica, o planejamento e aplicação da sequência didática. Para a aplicação da sequência de atividades, o público-alvo foi uma turma, que contém 40 alunos, pertencentes à 2ª série do Ensino Médio com modalidade de estudo em Tempo Integral, localizada na cidade de Fortaleza, Ceará. Durante a realização das atividades, os alunos não se identificaram, sendo preservada, desta forma, suas identidades. Para a análise da sequência didática, foram consideradas todas as etapas de sua aplicação: Levantamento de conhecimentos prévios dos estudantes, os subsunçores (a partir de discussões e aplicação de texto); Aula expositiva (a qual foi construída partindo dos resultados do levantamento prévio e abordou conteúdos como, definição e classificação das dispersões, caracterização de suspensões, dispersões coloidais e soluções, tipos de concentração de soluções e Diluição); Utilização de simuladores para fixação e aprofundamento de conhecimentos; Elaboração de mapas conceituais. A unidade didática foi trabalhada em cinco momentos, sendo que cada um teve duração de 100 minutos (duas aulas). Durante a aplicação da sequência didática foram observados como resultados maior interação e participação entre os alunos. Conseguiu-se notar que o desenvolvimento conceitual foi melhorando ao longo das etapas. A construção dos mapas conceituais foi bastante relevante para perceber as relações conceituais sobre Dispersões que os estudantes conseguiram formar em suas estruturas cognitivas.


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  • In view of the difficulty and complexity that the content of dispersions is for the high school student, and in order to improve the teaching-learning process, it is an educational problem, which is characterized by a didactic sequence that uses a Theory of Significant Learning (produced by David Ausubel and later worked by Marco Antônio Moreira in his works) in its application phases. In addition to TAS, this dissertation made use of references such as, Joseph Novak, which implanted an idea of using concepts as one of the main instruments of meaningful learning. The methodological research was developed considering the bibliographic research, the planning and the application of the didactic sequence. For an application of sequence of activities, the target audience was a group, which contains 40 students, belonging to the second grade of High School with the mode of study in Integral Time, located in the city of Fortaleza, Ceará. During the activities, the students did not identify, thus preserving their identities. For the analysis of the didactic sequence, all stages of its application were carried out: development of pre-school knowledge, students and students; Expositive class (from the date of conclusion of a process of selection, analysis and classification of dispersions, suspension characteristics, solutions of colloidal and solution dispersions, types of concentration of solutions and dilution); Use of simulators for drilling and deepening of knowledge; Conceptual mapping. The didactic lesson was worked out in five moments, each one lasting 100 minutes (two classes).

    During the application of the didactic sequence, the greatest results and participation among the students were observed. It was noted that the development of the concept was longer along the stages. The idealization of a project to get the conceptual rules about the dispersions that are so successful in their cognitive structures.

     

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  • PAULO DARLEY SÁ DE OLIVEIRA
  • PRODUÇÃO DE VÍDEOS NA PLATAFORMA YOUTUBE COMO ESTRATÉGIA PARA  APRENDIZAGEM COLABORATIVA SOBRE OS ELEMENTOS QUÍMICOS  

  • Orientador : OTOM ANSELMO DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • OTOM ANSELMO DE OLIVEIRA
  • MARCIA TEIXEIRA BARROSO
  • FRANCIGLAUBER SILVA BEZERRA
  • Data: 13/09/2019

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  • Neste trabalho foi realizado um estudo voltado para a elaboração de um produto educacional a ser utilizado no ensino de química, especificamente sobre o conteúdo “Elementos da Tabela Periódica”, levando em considerações as dificuldades no ensino sobre elementos químicos, oriundos de metodologias que já não contemplam as demandas dos estudantes por um aprendizado dinâmico e interativo.  O produto consiste de um Manual de Apoio Pedagógico, voltado para utilização das tecnologias de Informação e Comunicação, associadas a metodologia de Aprendizagem Colaborativa, em um contexto Sócio Interacionista. Para tanto, utilizando como parâmetro metodológico a denominada pesquisa qualitativa, tendo com sujeito alunos uma turma do ensino médio de uma escola da rede pública do Estado do Ceará. A intervenção pedagógica foi realizada em três etapas. A primeira destinou-se a sugestão para a criação de um canal de vídeos produzidos pelos próprios alunos com a temática “elementos químicos e sua aplicabilidade”, seguida da realização de uma enquete prévia sobre as perspectivas de aprendizado e e sobre as possibilidades do uso das TIC. Esta etapa incluiu um momento de sensibilização com a exibição de alguns materiais análogos já existentes da internet. A segunda etapa foi voltada para a produção, correção e edição dos materiais já produzidos pelos alunos. Finalmente, o último momento foi voltado para a socialização e compartilhamentos de conhecimentos e experiências. Com a experiência de observação e acompanhamento, analisamos elementos suficientes para a concepção do produto educacional efetivo, que fosse significativo para os professores de química, dinâmico e prático para sua utilização.


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  • In this paper, a study was performed on the elaboration of an educational product to be used in chemistry teaching, specifically on the content "Elements of the Periodic Table", considering the difficulties in teaching chemical elements, coming from outdated methodologies. The research product will be supported by a Manual of Pedagogical Support aimed at the use of Information and Communication Technologies, associated to the methodology of Collaborative Learning in a socio-interactionist context. Using as a parameter a qualitative research, a work was developed with a high school class of a public school in the State of Ceará, in three stages. The first one was the suggestion for the creation of a channel of videos produced by the students with the theme "Periodic Table", chemical elements and their applicability, followed by a previous survey about the perspectives of learning, as well as on the possibilities of the use of CITs, from a moment of awareness with the exhibition of some analogous materials already existing of the internet. The second was focused on the production, correction and editing of the materials already produced by the students. Finally, the last moment was focused on the socialization and sharing of knowledge and experiences. The goal is that from this experience of observation and monitoring, we have enough elements to design an effective educational product that is meaningful to chemistry teachers, dynamic and practical for its use.

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  • RUBENIGUE DE SOUZA SILVA
  • CAMINHOS DA REAÇÃO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE TAXA DE DESENVOLVIMENTO DA REAÇÃO

  • Orientador : LUCIENE DA SILVA SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
  • FRANCISCO SOUTO DE SOUSA JUNIOR
  • JOSÉ EUSÉBIO SIMÕES NETO
  • LUCIENE DA SILVA SANTOS
  • Data: 27/09/2019

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  • O processo de ensino e aprendizagem em Química é ainda considerado um desafio para muitos professores que convivem com as dificuldades enfrentadas pelos estudantes, uma vez que o conteúdo dessa disciplina é caracterizado pelo elevado grau de complexidade e das dificuldades de compreensão do mesmo. Por estas razões, é essencial a busca por recursos didáticos que possibilitem a melhoria do entendimento dos conteúdos dessa disciplina. Nesse sentido, este trabalho objetivou desenvolver uma sequência didática sobre o conteúdo taxa de desenvolvimento da reação, a partir de diferentes estratégias didáticas, tais como, vídeos, atividades experimentais, livro didático, notícias jornalistas e simuladores. A proposta propiciou um espaço de diálogo que aborda questões sobre alimentos, meio ambiente, química dos combustíveis e catálise. Além de abarcar estratégias expositivas, também foi elaborado um jogo educativo como ferramenta de auxílio ao processo de ensino e aprendizagem em química. Para analisar a proposta foi utilizado elementos da análise qualitativa e os dados foram coletados através de gravações (áudio e vídeo), feitas em sala de aula, diário de campo e formulários. Para a análise e tratamento deles foi realizada a triangulação que teve por objetivo abranger a máxima amplitude na descrição, explicação e compreensão do foco em estudo. A aplicação foi realizada em duas turmas da 2ª série do ensino médio, iniciando-se com a sequência de aulas de quatro blocos, duas aulas em cada bloco, perfazendo um total de oito aulas. Ao final foi aplicado o jogo didático que permite ao discente adquirir conhecimentos por meio de métodos alternativos aos modelos tradicionais de ensino, incorporando características lúdicas dos jogos aos conceitos e conteúdos. Com os resultados obtidos neste trabalho, foi possível identificar os conhecimentos prévios dos alunos e, com isso, utilizar estratégias, ferramentas e objetos educacionais aliados aos temas utilizados na sequência didática, o que possibilitou a motivação tanto no jogo quanto nas aulas para a discussão dos quatro temas. A interação entre alunos-alunos e alunos-professor, proporcionada pelo jogo foi intensa, assim como, nas situações-problema criadas nas aulas. O ludismo se destacou, principalmente no jogo, que apresentou muita diversão e prazer. Em uma análise geral o trabalho possibilitou aos alunos participantes estabelecer e relacionar os conceitos do conteúdo taxa de desenvolvimento da reação, através das problemáticas e questionamentos sobre os temas envolvidos, sendo a sequência didática e o jogo os principais produtos educacionais do trabalho.


  • Mostrar Abstract
  • The teaching and learning process in chemistry is still considered a challenge for many teachers who live with the difficulties faced by students, since the content of this subject is characterized by the high degree of complexity and the difficulties of understanding it. For these reasons, it is essential the search for didactic resources that enable the better understanding of the contents of this discipline. In this sense, this work aimed to develop a didactic sequence on the reaction rate development content, from different didactic strategies such as videos, experimental activities, textbook, news journalists and simulators. The proposal provided a space for dialogue that addresses issues about food, environment, fuel chemistry and catalysis. In addition to encompassing expository strategies, an educational game was also developed as a tool to aid the process of teaching and learning in chemistry. To analyze the proposal, qualitative analysis elements were used and data were collected through recordings (audio and video) made in the classroom, field diary and forms. For their analysis and treatment, triangulation was performed to cover the maximum range in describing, explaining and understanding the focus of the study. The application was carried out in two classes of the second grade of high school, starting with the sequence of classes of four blocks, two classes in each block, making a total of eight classes. At the end the didactic game was applied that allows the student to acquire knowledge through alternative methods to the traditional teaching models, incorporating playful characteristics of the games to the concepts and contents. With the results obtained in this work, it was possible to identify the previous knowledge of the students and, thus, use strategies, tools and educational objects allied to the themes used in the didactic sequence, which allowed the motivation both in the game and in the classes for the discussion of the students. Four themes. The interaction between student-students and student-teacher, provided by the game was intense, as well as in the problem situations created in class. The playfulness stood out, especially in the game, which presented a lot of fun and pleasure. In a general analysis the work allowed the participating students to establish and relate the concepts of the rate of reaction development content, through the problems and questions about the themes involved, being the didactic sequence and the game the main educational products of the work.

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