|
Dissertações |
|
1
|
-
ISAÍAS FRANCISCO DOS SANTOS
-
A MÚSICA COMO INSTRUMENTO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DAS INTERAÇÕES INTERMOLECULARES DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS
-
Orientador : LUCIENE DA SILVA SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
IVONEIDE DE CARVALHO LOPES BARROS
-
CARLA VERÔNICA ALBUQUERQUE ALMEIDA
-
LUCIENE DA SILVA SANTOS
-
Data: 08/10/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
A utilização da música tem sido cada vez mais difundida como uma estratégia alternativa de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho de pesquisa utilizou a produção de músicas parodiadas, como atividade lúdica, para o ensino do conteúdo Interações Intermoleculares dos Compostos Orgânicos, em consonância com algumas concepções de Vygotsky, Saviani e Libâneo e, principalmente, baseou-se em ideias da pedagogia de Paulo Freire. Apesar da relevância desse conteúdo, percebe-se que os educandos ainda continuam apresentando dificuldades em associar os conceitos científicos com os fenômenos observados no cotidiano, em interligar o nível microscópico ao nível macroscópico da matéria. Assim sendo, foi desenvolvida uma sequência de atividades, buscando contribuir para a aprendizagem desse conteúdo a 41 estudantes de uma turma da 3ª série do Ensino Médio, pertencente a uma Escola Pública Estadual, localizada na cidade de Russas/CE. Para tanto, realizou-se uma abordagem metodológica qualitativa que apresenta alguns elementos do tipo de pesquisa-ação. A elaboração das paródias pelos discentes ocorreu após identificação das afinidades com os conceitos advindos das interações intermoleculares, sob a orientação do Professor/pesquisador. A análise dos dados referentes às letras das paródias foi feita mediante a Análise Textual Discursiva (ATD). A coleta de dados ocorreu com a utilização de questionários com questões objetivas para a averiguação da proposta didático/pedagógica. Os resultados obtidos indicaram que a produção e socialização de paródias musicais favoreceram o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que motivaram os discentes a se engajarem na construção do conhecimento científico. O produto acadêmico deste trabalho resultará em um Manual de Química e vídeos das músicas parodiadas, de modo que os docentes os utilizem de forma viável na construção de saberes.
-
Mostrar Abstract
-
The use of music has been increasingly widespread as an alternative teaching and learning strategy. In this context, this research work has used the production of parodied musics, as a playful activity, for the teaching content intermolecular interactions of organic compounds, in line with some conceptions of Vygotsky, Saviani and Libâneo, and mainly in ideas of Paulo Freire pedagogy. Despite the relevance of this content, it is noticed that the students still continue to have difficulties in associating scientific concepts with the phenomenon observed in everyday life, in connecting the microscopic level to the macroscopic level of matter. Therefore, a sequence of activities was developed in order seeking to contribute to the learning of this content to 41 students in a 3rd grade class of high school, belonging to a State Public School, located in the city of Russas/CE. To this end, a qualitative methodological approach was carried out which presents some elements of the type of action research. The elaboration of the parodies by the students occurred after the identification of the affinities with the concepts coming from the intermolecular interactions, under the orientation of the Professor/researcher. The analysis of the data referring to the lyrics of the parodies were made through the Discursive Textual Analysis (ATD). The data collection occurred using questionnaires with objective questions for the ascertain of the didactic/pedagogical proposal. The results obtained indicated that the production and socialization of musical parodies favored the teaching and learning process, since they motivated students to engage in the construction of scientific knowledge. The academic product of this work will result in a Chemistry Manual and videos of the parodied musics, in order that the teachers can use it in a viable way in the construction of knowledge.
|
|
2
|
-
MARCELO MAX BORGES CALIXTO
-
O MÉTODO JIGSAW NO ENSINO DE ESTEREOISÔMEROS: APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES VISUOESPACIAIS E SOCIAIS EM AULAS DE QUÍMICA
-
Orientador : NEDJA SUELY FERNANDES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FRANCISCO AUDISIO DIAS FILHO
-
FABIANA ROBERTA GONCALVES E SILVA HUSSEIN
-
MARCIA TEIXEIRA BARROSO
-
NEDJA SUELY FERNANDES
-
Data: 26/10/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
Atualmente, se faz necessário no ambiente escolar, a implementação de estratégias que facilitem o desenvolvimento de competências sociais. A aprendizagem cooperativa em seu método Jigsaw é uma metodologia ativa baseada na participação coletiva e ativa dos estudantes, aplicada geralmente para pequenos grupos, de forma a possibilitar o desenvolvimento cognitivo, através da troca de informações, e das habilidades sociais cooperativas. Neste sentido, foi desenvolvida uma sequência didático-pedagógica utilizando o método Jigsaw, em uma turma de 3º ano do ensino médio de uma escola pública de Fortaleza-CE, de maneira a favorecer o desenvolvimento visuoespacial de moléculas no estudo de estereoisômeros, concomitantemente com o desenvolvimento de habilidades sociais. Como referenciais teóricos, utilizamos resultados de pesquisas sobre aprendizagem cooperativa e de aplicação do método Jigsaw, alguns pressupostos da teoria sociointeracionista de Vygotsky e as dificuldades no ensino de estereoisômeros. Para coleta de dados qualitativos da pesquisa, foram aplicados: protocolo de observação, gravação de vídeo, atividades presenciais e virtuais e questionários avaliativos. O percurso metodológico foi desenvolvido em quatro etapas: a primeira foi a atividade virtual sobre aprendizagem cooperativa e método Jigsaw; a segunda consistiu na aplicação do método Jigsaw e construção de modelos moleculares; a terceira referiu-se a aplicação de questionário avaliativo e avaliação pedagógica coletiva; a última diz respeito a aplicação da avaliação pedagógica individual e questionários de processamento de grupo e avaliação da metodologia, em escala Likert. Com a aplicação do método Jigsaw percebeu-se que os alunos trabalharam de forma coletiva, solidária, colaborativa e ativa, interagindo e compartilhando suas ideias, desenvolvendo habilidades sociais e visuoespaciais a partir da construção de modelos moleculares, contribuindo significativamente para o processo de ensino e aprendizagem. Os resultados, obtidos através de questionários, revelaram que o método Jigsaw facilita o aprendizado dos estudantes e execução de atividades, favorecendo a participação ativa dos educandos. O Produto Educacional foi elaborado, na forma de cartilha, para ser utilizado por professores do Ensino Básico.
-
Mostrar Abstract
-
Currently, it is necessary in the school environment, the implementation of strategies that facilitate the development of social skills. Cooperative learning in its Jigsaw method is an active methodology based on the collective and active participation of students, usually applied to small groups, in order to scare cognitive development through information exchange, and cooperative social skills. In this sense, it was developed from a didactic-pedagogical sequence using the Jigsaw method, in a 3rd year high school class of a public school in Fortaleza CE, in order to favor the visuospatial development of molecules in the study of stereoisomers, concomitantly with the development of social skills. As theoretical references, we used research results on cooperative learning and the application of the Jigsaw method, some assumptions of Vygotsky's socio-interactionist theory and difficulties in teaching stereotypes. For qualitative research data collection, the following were applied: observation protocol, video recording, face-to-face and virtual activities, and evaluative questionnaires. The methodological course was developed in four stages: the first was the virtual activity on cooperative learning and Jigsaw method; the second consisted of the application of the Jigsaw method and construction of molecular models; the third referred to the application of an evaluation questionnaire and collective pedagogical evaluation; the latter concerns the application of individual pedagogical evaluation and group processing questionnaires and evaluation of the methodology, on a Likert scale. With the application of the Jigsaw method it was noticed that the students worked collectively, in solidarity, collaborative and active, interacting and sharing their ideas, developing social and visuospatial skills from the construction of molecular models, significantly to the teaching and learning process. The results, obtained through questionnaires, revealed that the Jigsaw method facilitates the learning of students and execution of activities, favoring the active participation of students. The Educational Product will be prepared, in the form of manual instruction, to be used by primary school teachers.
|
|
3
|
-
FRANCISCA REGINARIA GOMES LIMA
-
SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE TERMOQUÍMICA: Experimentos investigativos desenvolvidos em grupo
-
Orientador : ANA CRISTINA FACUNDO DE BRITO PONTES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA CRISTINA FACUNDO DE BRITO PONTES
-
CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
-
REGILANY PAULO COLARES
-
Data: 30/10/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
A experimentação investigativa tem sido considerada por diversos pesquisadores como uma alternativa para melhorar a aprendizagem e intensificar o papel do aluno nas atividades, possibilitando assim uma maior participação do aluno em todos os processos de investigação, ou seja, desde a interpretação do problema a uma possível solução para ele. Nessa abordagem, os alunos têm a oportunidade de discutir, questionar suas hipóteses e ideias iniciais à luz do quadro teórico, coletar e analisar dados para encontrar possíveis soluções a situação-problema apresentado. Neste sentido a presente pesquisa buscou desenvolver uma sequência didática, acompanhada de orientações e roteiros experimentais investigativos fazendo uso do conteúdo de termoquímica, com aplicação das atividades referentes aos fenômenos. O estudo desenvolvido como pesquisa qualitativa foi aplicada com alunos do 2º ano do ensino médio da E.E.M. Gonzaga da Fonseca Mota, localizada na cidade de Quixadá, Ceará. A coleta de dados foi realizada a partir da análise de dois questionários likert e por meio dos roteiros experimentais investigativos desenvolvidos pelos educandos. Comparando os dois questionários referente aos conhecimentos termoquímicos no qual o primeiro foi aplicado após as aulas teóricas e o segundo após aula teórica e prática, observamos uma evolução considerável nas assertivas. Observamos também um crescimento no quantitativo de alunos conseguiram correlacionar os conteúdos teóricos às atividades experimentais, bem como associar esses conceitos aos situações em seu cotidiano. Os educandos ainda confirmaram que a utilização de atividades experimentais investigativas como recurso didático facilitou a compreensão do tema central, na qual os mesmos foram os protagonistas da situação. Por fim destacamos que durante a elaboração e execução da Sequência Didática, os educandos conseguiram desenvolver a capacidade de refletir acerca dos eventos que fazem parte de fenômenos termoquímicos, além de desenvolverem técnicas básicas laboratoriais, deixando de lado a tradicional “receita” na tentativa de realizar a articulação dos conhecimentos já adquiridos conjuntamente com a formação de novas concepções. Se colocando diante de situações-problema nas quais eles poderão usar o raciocínio lógico, conhecimentos teóricos e criatividade para propor suas próprias hipóteses, argumentações e explicações, e deste modo, enriquecer o processo de ensino e aprendizagem.
-
Mostrar Abstract
-
Investigative experimentation has been considered by several researchers as an alternative to improve learning and intensify the student's role in activities, thus enabling greater student participation in all research processes, that is, from the interpretation of the problem to a possible solution for him. In this approach, students have the opportunity to discuss, question their hypotheses and initial ideas in the light of the theoretical framework, collect and analyze data to find possible solutions to the problem situation presented. In this sense, the present research sought to develop a didactic sequence, accompanied by guidelines and experimental investigative scripts using the thermochemistry content, with application of activities related to the phenomena. The study developed as a qualitative research was applied to students of the 2nd year of high school at E.E.M. Gonzaga da Fonseca Mota, located in the city of Quixadá, Ceará. Data collection was carried out based on the analysis of two likert questionnaires and through the investigative experimental scripts developed by the students. Comparing the two questionnaires related to the thermochemical knowledge in which the first was applied after the theoretical classes and the second after theoretical and practical classes, we observed a considerable evolution in the statements. We also observed an increase in the number of students who were able to correlate theoretical content with experimental activities, as well as associate these concepts to situations in their daily lives. The students also confirmed that the use of experimental investigative activities as a didactic resource facilitated the understanding of the central theme, in which they were the protagonists of the situation. Finally, we highlight that during the elaboration and execution of the Didactic Sequence, the students were able to develop the ability to reflect on the events that are part of thermochemical phenomena, in addition to developing basic laboratory techniques, leaving aside the traditional “recipe” in an attempt to carry out the articulation of the knowledge already acquired together with the formation of new concepts. Facing problem situations in which they will be able to use logical reasoning, theoretical knowledge and creativity to propose their own hypotheses, arguments and explanations, and thus enrich the teaching and learning process.
|
|
4
|
-
DINARDO ALVES DA SILVA
-
Experimentos e vídeos: uma proposta de mediação no ensino de Termoquímica
-
Orientador : FERNANDO JOSÉ VOLPI EUSÉBIO DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FERNANDO JOSÉ VOLPI EUSÉBIO DE OLIVEIRA
-
NEDJA SUELY FERNANDES
-
ZILVANIR FERNANDES DE QUEIROZ
-
Data: 17/11/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
Para que a compreensão da Química possa contribuir de forma significativa no processo ensino-aprendizagem, é preciso que o educador disponha, além da abordagem pragmática, de outras ferramentas pedagógicas. Pesquisadores em educação afirmam que a utilização da experimentação e da mídia audiovisual são estratégias de importante impacto nesse processo. Isso é promovido pelo interesse dos estudantes em experimentarem, na prática, os conceitos teóricos e de poderem utilizar tecnológias digitais das quais naturalmente têm algum domínio. Assim, a diversificação no ensino de Química auxilia minimizar de forma apreciável a heterogeneidade geralmente observada em sala de aula, melhorando a participação e desenvolvendo o conhecimento monitorado por um processo avaliativo contínuo. O presente trabalho, apoiado no socioconstrutivismo e em referências direcionadas à prática avaliativa, tem como objetivo analisar a contribuição da experimentação, juntamente à produção de vídeos, no ensino de termoquímica. O produto educacional foca em orientações didáticas para professores do ensino médio, utilizando um novo aplicativo, desenvolvido neste trabalho. Os participantes dessa pesquisa são estudantes de uma turma de 2ª série do ensino médio técnico da Escola de Educação Profissional Prof. Walquer Cavalcante Maia, localizada no município de Russas-CE. A execução da pesquisa ocorreu numa sequência de sete encontros, que envolveram três etapas. Sendo a primeira etapa caracterizada pelos encontros que envolveram a introdução contextualizada, experimentação ilustrativa em sala, exposição dialogada dos conceitos, resolução e correção de atividades. Na segunda etapa ocorreram os encontros para a experimentação, produção audiovisual pelos alunos e a mediação envolvendo a análise dos vídeos produzidos. A terceira etapa é formada por um encontro para exibição dos vídeos e posterior discursão acerca dos experimentos e o último encontro foi para realizar avaliação da temática estudada e da proposta de ensino aplicada. A metodologia vem se mostrando promissora, verificando-se na avaliação da proposta de ensino, que um percentual de 73 % concorda fortemente que a experimentação foi um recurso importante no desenvolvimento do conhecimento científico. Na perspectiva de utilização da mídia audiovisual, 67,3 % concordaram fortemente que houve contribuição significativa para compreensão do conteúdo. Sobre a discussão após exibição dos vídeos, 78,4 % concordaram fortemente que esta foi importante para fortalecer os conhecimentos adquiridos durante o processo. Em uma visão preliminar, das análises das respostas nos vídeos e na discussão, há forte indicativo de um progresso no desenvolvimento e contribuição para aprendizagem.
-
Mostrar Abstract
-
The teaching of thermochemistry is one of the main challenges for the Chemistry teachers, since it involves a series of difficulties described in literature. We bring a pedagogical proposal for this theme with the use of experimentation and video production, seeking to stimulate students to make experiments and develop their knowledge, using digital technologies of which they naturally have some skill, allowing to minimize considerably the diversity observed in the classroom, for a better participation, commitment and collaboration. During this work we developed an application as an educational product, which focuses on didactic guidelines for secondary school teachers. The participants of the investigation were the students of a high school and technical of School Professional Prof. Walquer Cavalcante Maia, located in the city of Russas-CE. Seven meetings were necessary for application, involving the capture of previous conceptions, illustrative experimentation, dialogical exhibition of concepts, classroom activity, execution of experiments in the laboratory, production and editing of videos by students, exhibition and evaluation of the teaching proposal applied. The results of the approach have highlighted a promising strategy. There was dedication through a more active participation, with a constant stimulus that provided autonomy and this favored the changes of the participants in the procedures for experiences and video production, also allowing the cooperation between those who presented more and less difficulties in the proposed activities. Their previous content presented in the great majority, a confusing relationship between the phenomenological and theoretical levels of knowledge. The responses after watching the videos showed progress in the macroscopic aspect, by making better interpretations of the studied phenomena. In the classroom activity, we were able to explore the representative aspect in terms of identification and understanding of thermochemical equations and enthalpy diagrams. In the evaluation of the teaching proposal, we did not find any discordant answer regarding the understanding of the chosen strategy.
|
|
5
|
-
WAGNER DE OLIVEIRA FEITOSA
-
INTEGRANDO SABERES TEÓRICOS E PRÁTICOS NO CONTEXTO ALIMENTAR: UMA OFICINA DIDÁTICA ABORDANDO CONTEÚDOS DE ÁCIDOS E BASES NO ENSINO MÉDIO
-
Orientador : MELQUESEDEQUE DA SILVA FREIRE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
SUENY KELIA BARBOSA FREITAS
-
CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
-
MELQUESEDEQUE DA SILVA FREIRE
-
Data: 26/11/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
A abordagem contextualizada de conteúdos químicos e as atividades experimentais com resolução de problemas tem sido apontada há muitos anos pelas investigações didáticas como um potencial recurso para o desenvolvimento de diferentes conhecimentos e habilidades pelos estudantes. Este trabalho propõe uma sequência de atividades, no formato de uma oficina didática, para trabalhar com o conteúdo de ácidos e bases associado ao contexto da alimentação, privilegiando tarefas discursivas, articuladas a experimentos e situações-problema. A pesquisa adotou elementos da abordagem qualitativa e foi desenvolvida com os alunos da 3ª série do Ensino Médio integrado ao curso técnico em cozinha da Escola Cidadã Integral Pastor João Pereira Gomes Filho, localizada no município de João Pessoa, Paraíba. A coleta de dados foi feita através de um questionário de sondagem inicial, das respostas elaboradas pelos alunos nas atividades das práticas experimentais e com registros de imagens durante as demais atividades da sequência. Os resultados sugerem uma heterogeneidade de ideias manifestadas pelos estudantes, constituídas por aspectos teórico-conceituais da disciplina de química e por critérios sensoriais priorizados na abordagem de procedimentos rotineiros do curso técnico em que estavam inseridos. A experiência didática forneceu alguns indícios de contribuições das atividades para a ressignificação de aspectos conceituais da química no contexto estudado, além do estímulo ao interesse e participação ativa dos estudantes nas tarefas propostas na oficina. O produto educacional resultante da investigação didática apresenta um conjunto de orientações sobre as atividades vivenciadas durante a pesquisa e pode ser útil como sugestão e contribuição para uma abordagem contextualizada e problematizadora do tema ácidos e bases no ensino de química.
-
Mostrar Abstract
-
Context-based approaches to the teaching of chemistry and experimental activities with problem solving has been pointed out by didactic investigations through many years as a potential resource for the development of different knowledge and skills by students. This work proposes a teaching sequence as a didactic workshop in order to approach contents of acids and bases linked to the context of food, privileging discursive tasks, experiments and problem situations. The research adopted elements of the qualitative approach and it was developed with a group of students from the 3rd grade High School integrated to the technical course in cooking at Escola Cidadã Integral Pastor João Pereira Gomes Filho, in João Pessoa, Paraíba. Data was gathered from a survey questionnaire, responses presented by the students in the lab activities and image records during the other activities of the sequence. The results suggest a heterogeneity of ideas expressed by the students, constituted by theoretical-conceptual aspects of the chemistry discipline and by sensory criteria prioritized in the approach of routine procedures of the technical course which they were in. The didactic experience provided some evidence of the activities 'contributions to ressignify conceptual aspects of chemistry in the explored context, in addition to stimulating students' interest and active participation in the tasks proposed by the workshop. The instructional material designed from the didactic investigation presents a set of guidelines on the activities experienced during the research and can be useful as a suggestion and contribution to a contextualized and problematizing approach to the theme acids and bases in chemistry teaching.
|
|
6
|
-
RAIMUNDO MARCOLINO DE MORAIS NETO
-
O USO DOS DIAGRAMAS DE RICH-SUTER PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONFIGURAÇÕES ELETRÔNICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
-
Orientador : OTOM ANSELMO DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DANIEL DE LIMA PONTES
-
KESIA KELLY VIEIRA DE CASTRO
-
MELQUESEDEQUE DA SILVA FREIRE
-
OTOM ANSELMO DE OLIVEIRA
-
Data: 30/11/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
Elaborar arranjos eletrônicos de espécies atômicas e iônicas, bem como conhecer as razões determinantes dessas configurações, é de fundamental importância para compreender e explicar alguns fenômenos, assim como para fazer previsões sobre propriedades de elementos químicos. Tradicionalmente, esse tópico tem sido abordado em livros didáticos de química fazendo-se uso do diagrama de distribuição eletrônica de Linus Pauling. Apesar da simplicidade e vantagens desse diagrama para a distribuição de elétrons de átomos e íons, tal modelo apresenta algumas limitações quando buscamos representar as configurações eletrônicas de cerca de 20% dos elementos químicos; no caso dos íons desses elementos, as dificuldades ficam ainda mais evidentes. Considerando essa problemática, o presente trabalho realizou um estudo sobre o uso dos diagramas desenvolvidos por Rich e Suter (1988) para a abordagem das configurações eletrônicas de espécies químicas no contexto do ensino e aprendizagem. Para isso, foi planejada e aplicada uma sequência didática que contou com a participação de estudantes do curso de licenciatura em química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no município de Mossoró-RN. O objetivo deste trabalho se concentrou em analisar o uso desses diagramas no processo de ensino e aprendizagem de configurações eletrônicas dos elementos de transição, no contexto da referida sequência didática. A pesquisa tem natureza qualitativa e pode ser classificada como do tipo exploratória. Para o registro e coleta de dados, foram utilizados um questionário, uma prova pedagógica, notas de campo e captação em áudio de interações discursivas durante as atividades da sequência. Os resultados sugerem que o uso dos diagramas de Rich e Suter (1988) articulados à abordagem de aspectos fenomenológicos e submicroscópicos do conhecimento químico no contexto da sequência didática desenvolvida foi útil em favorecer e ampliar os conhecimentos dos estudantes quanto às configurações eletrônicas dos átomos e íons. Com base nas observações feitas neste trabalho, foi elaborado um produto acadêmico constituído por um material didático no formato de cartilha como sugestão para a abordagem desse tema no ensino e aprendizagem de química.
-
Mostrar Abstract
-
Elaborating electronic arrangements of atomic and ionic species, as well as knowing the reasons for these configurations, is of fundamental importance to understand and explain some phenomena, as well as to make predictions about the properties of chemical elements. Traditionally, this topic has been addressed in chemistry textbooks using Linus Pauling's electronic distribution diagram. Despite the simplicity and advantages of this diagram for the electron distribution of atoms and ions, this model has some limitations when we try to represent the electronic configurations of about 20% of the chemical elements; in the case of the ions of these elements, the difficulties become even more evident. Considering this problem, the present work carried out a study on the use of the diagrams developed by Rich and Suter (1988) to approach the electronic configurations of chemical species in the context of teaching and learning. To this end, a didactic sequence was planned and applied with the participation of students from the chemistry degree course at the State University of Rio Grande do Norte (UERN), in the municipality of Mossoró-RN. The objective of this work was to analyze the use of these diagrams in the teaching and learning process of electronic configurations of the transition elements, in the context of the aforementioned didactic sequence. The research has a qualitative nature and can be classified as exploratory. For the registration and data collection, a questionnaire, a pedagogical test, field notes and audio capture of discursive interactions were used during the activities of the sequence. The results suggest that the use of Rich and Suter (1988) diagrams linked to the approach of phenomenological and submicroscopic aspects of chemical knowledge in the context of the didactic sequence developed was useful in favoring and expanding students' knowledge regarding the electronic configurations of atoms and ions . Based on the observations made in this work, an academic product was made up of didactic material in the format of a booklet as a suggestion for addressing this theme in the teaching and learning of chemistry
|
|
7
|
-
VALDEMIR GOMES CORTEZ JUNIOR
-
A Pedagogia de Projetos na Escola do Campo: A Temática da Mandioca para o Ensino de Química
-
Orientador : FABIANO DO ESPIRITO SANTO GOMES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FABIANA ROBERTA GONCALVES E SILVA HUSSEIN
-
FABIANO DO ESPIRITO SANTO GOMES
-
LUIZ ALBERTO DA SILVA JUNIOR
-
Data: 30/11/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
A Pedagogia de Projetos, considerada uma metodologia ativa de ensino, possibilita, com base em um tema-problema relacionado com o cotidiano do aluno, estimular a construção do conhecimento a partir da prática, favorecendo uma interpretação da realidade. Apresenta como uma de suas grandes vantagens o desenvolvimento de competências e habilidades. Estudantes de um ambiente rural possuem conhecimentos construídos a partir da cultura em que estão inseridos, e precisam ser valorizados no processo ensino-aprendizagem. Indo ao encontro desse contexto, utilizando-se da Pedagogia de Projetos, esta pesquisa objetivou desenvolver uma mostra cultural com o tema mandioca, dando ênfase ao processo de fabricação de farinha de mandioca num contexto de escola do campo. Pretendeu-se desenvolver competências e habilidades como: comunicação oral, trabalho em equipe e curiosidade e vontade de aprender, além de proporcionar a compreensão de alguns conceitos químicos. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma de escola pública de terceira série do ensino médio regular do turno noturno, no município de Vera Cruz – RN. Inicialmente, foi submetido um questionário semiestruturado para caracterização da turma, o qual norteou a pesquisa. Os 35 estudantes foram divididos em grupos e colocados frente a diferentes problemas relacionados ao tema. Para o desenvolvimento do corpo teórico-prático dos alunos, foram selecionados textos, vídeos, realizada uma palestra com especialista em mandiocultura, visita a uma casa de farinha, além de momentos em sala de aula mediados pelo professor. A pesquisa foi realizada através de observação participante, caracterizada a partir de dados qualitativos que foram coletados através de registros áudio-fotográficos e notas de campo, além de questionários semiestruturados de acordo com os momentos das atividades. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD), que gerou uma nova compreensão do fenômeno investigado. O desenvolvimento do projeto culminou com a apresentação dos estudantes à comunidade local na mostra cultural, contando com a participação de centenas de visitantes. Os resultados do questionário Likert de autoavaliação aplicado aos alunos apontaram que as competências e habilidades mais desenvolvidas durante o projeto foram comunicação oral e trabalho em equipe, ambas com 94,2% de concordância. Dessa forma, o projeto desenvolvido junto aos alunos possibilitou a aprendizagem contextualizada de conceitos químicos, bem como permitiu o desenvolvimento de competências e habilidades, destacando que a abordagem por projetos contribui positivamente para um ensino-aprendizagem dinâmico e contextualizado.
-
Mostrar Abstract
-
Project Pedagogy is an active teaching methodology that stimulates the construction of knowledge from practice based on a theme-problem related to the student's daily life, favors an interpretation of reality and supports the development of competencies and skills. Students from a rural environment have knowledge built from the culture in which they are inserted and need to be valued in the teaching-learning process. Meeting this context and using the Pedagogy of Projects, this research aimed to develop a cultural exhibition with the cassava theme, with emphasis on the process of manufacturing cassava flour in a rural school context. It was intended to develop competencies and skills, such as: oral communication, group work and curiosity and willingness to learn, in addition to providing understanding of some chemical concepts. The research was developed in a public high school third grade night class, in the city of Vera Cruz - RN. Initially, a semi-structured survey was submitted to provide a class profile, which guided the research. The 35 students were divided into groups and faced with different problems related to the theme. Texts, videos, a lecture with a specialist in cassava-culture, a visit to a traditional flour factory, as well as moments in the classroom mediated by the teacher were used during the development of the project. The research was conducted through participant observation, characterized from qualitative data that were collected through audio-photographic records and field notes, as well as semi-structured questionnaires according to the moments of the activities. For the analysis of the data, the Discursive Text Analysis (DTA) was used, which generated a new understanding of the investigated phenomenon. The development of the project culminated with the presentation of students to the local community at the cultural exhibition, with the participation of hundreds of visitors. The results of the Likert self-assessment questionnaire applied to students showed that the most developed competencies and skills during the project were oral communication and teamwork, both with 94.2% agreement. Thus, the project developed with students made it possible to contextualize the learning of chemical concepts, as well as the development of skills and abilities, highlighting that the project approach contributes positively to a dynamic and contextualized teaching-learning.
|
|
8
|
-
HÚDSON DA SILVA
-
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS QUÍMICOS
-
Orientador : OTOM ANSELMO DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA CRISTINA FACUNDO DE BRITO PONTES
-
JOSÉ CARLOS OLIVEIRA SANTOS
-
MELQUESEDEQUE DA SILVA FREIRE
-
OTOM ANSELMO DE OLIVEIRA
-
Data: 21/12/2020
-
-
Mostrar Resumo
-
A ocorrência de dificuldades no aprendizado das Ciências Naturais por parte de muitos estudantes é fato comum e até justificável, tendo em vista as diversas teorias, conceitos e nomenclaturas abordados no estudo de muitas das áreas destas ciências, que não fazem parte de suas vivências diárias. No campo da química, por exemplo, é necessário que se busque recursos didáticos que contribuam para dinamizar o ensino, possibilitando uma melhor aprendizagem dos assuntos abordados. Neste contexto é que este trabalho foi realizado, tendo como objetivo elaborar e avaliar a aplicação de uma sequência didática orientada à abordagem de conteúdos sobre elementos e propriedades químicas relacionados à tabela periódica. As estratégias didáticas da sequência consistiram de atividades diversificadas, planejadas para explorar aspectos teóricos e práticos dos conteúdos apontados. O trabalho foi desenvolvido com 35 alunos da 1ª série “A” do ensino médio, turno matutino, da Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim, Caicó-RN. A aplicação da sequência didática foi organizada em seis blocos com duas aulas conjugadas, constituindo um total de doze aulas. Cada bloco foi dividido em três partes, proporcionando aos alunos atividades variadas, articuladas a aulas expositivas convencionais. Para a coletas de dados sobre a experiência utilizamos um questionário inicial com perguntas abertas, além dos registros produzidos pelos estudantes ao longo de todas as etapas da sequência didática, que incluiu o uso de um vídeo da plataforma “Youtube”, um jogo de perguntas e resposta em um aplicativo para celular e as cartas do jogo “Periodic Cards”. O tratamento dessas informações foi conduzido pela busca de indícios de contribuições da proposta em favorecer curiosidade e engajamento dos estudantes na aprendizagem de conteúdos abordados na sequência didática. Ao final do processo, os alunos responderam outro questionário para avaliar as etapas e manifestarem suas percepções sobre o desenvolvimento metodológico aplicado. Os resultados sugerem um potencial pedagógico das atividades para a mobilizar variados conhecimentos dos alunos ao longo do processo, especialmente aquelas que utilizaram vídeos e jogos didáticos, apontadas pelos estudantes como as que mais atraíram a atenção e contribuíram para a compreensão dos conteúdos.
-
Mostrar Abstract
-
The occurrence of difficulties in the learning of Natural Sciences by many students is a common and even justifiable fact, considering that several theories, concepts and nomenclatures addressed in the study of many areas of this science are not part of their daily experiences. For those reasons, it is necessary to seek for didactic resources that streamline teaching, enabling a better learning of the subjects addressed by the chemistry. From this angle, this work aims to elaborate and evaluate a didactic sequence oriented to the approach of contents of chemical elements and chemical properties related to the periodic table. The didactic strategies of the sequence were consisted by diversified activities, panned to explore theoretical and practical aspects of the appointed contents. The work was developed with 35 high school students from the 1st grade “A”, morning shift, at Escola Estadual Professor Calpúrnia Caldas de Amorim, Caicó-RN. The application of the didactic sequence was organized in six blocks with two conjugated classes, constituting twelve lessons. Each block was divided into three parts, allowing students to absorb varied knowledge, articulated in conventional expositive classes. For the data collect over the experience, we used a questionnaire with open questions, beyond the produced registers by the students along all stages of didactic sequence that included the use of a video from “YouTube”, a quiz and a phone app, and the “Periodic Cards” game. The treatment of that information was conducted by the search for clues of the propose contributions in favour curiosity and students engagement of approached contents in the didactic sequence. In the end of the process, the students answered another questionnaire to evaluate the stages and manifest their perceptions about the applied methodological development. The results suggest a pedagogical potential of the activities to mobilize varied knowledge of the students along the process, especially those that used didactic videos and games, pointed by the students as those that attracted more attention and contributed to the contents comprehension.
|
|