O Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MPEENSA/UFRN) foi aprovado e homologado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRN segundo a Resolução nº 075/2010, de 04 de maio de 2010 e homologado pelo CNE conforme portaria do MEC 601, de 9/7/2013, seção 1, página 19. Na UFRN suscitou a criação do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, onde está ancorado, tendo sua primeira turma iniciada em 2013 e já concluída.
Sua concepção pedagógica é crítico-reflexiva, pautado em metodologias ativas de ensino-aprendizagem e adota um currículo com construção social, que contempla, além dos conteúdos, o processo ensino-aprendizagem e a avaliação, a partir de intencionalidade explícita do perfil de competência do egresso das profissões da saúde. Tendo em vista que o currículo é um processo dinâmico, em permanente construção, este requer, para a sua implantação e adequado desenvolvimento, a participação ativa de todos os interessados no acompanhamento e constante aperfeiçoamento da proposta. No caso MPEENSA- UFRN, o currículo tem como desafio avançar na desconstrução de concepções sobre saúde-doença-cuidado arraigadas no modelo biomédico e numa perspectiva restrita de identidade profissional. O desenho curricular será baseado nos referenciais da educação por competências, entendendo por competência a capacidade de articular, mobilizar e colocar em prática valores, conhecimentos e habilidades necessários ao adequado desempenho de atividades requeridas pela natureza do trabalho. Dentre as estratégias didático-pedagógicas, o currículo prioriza o desenvolvimento de métodos ativos de ensino-aprendizagem, como o ensino em pequenos grupos, problematização e emprego de métodos inovadores de avaliação por competências. Nesse sentido, pretende-se que o próprio formato do MPEENSA - UFRN funcione como importante recurso formativo para os participantes. Considerando a necessidade de capacitar os alunos para o ensino qualificado e inovador em Saúde, a proposta engloba um elenco de disciplina/módulos voltado para a consecução desse objetivo, permitindo ao estudante a flexibilidade na escolha das disciplinas, de acordo com as especificidades de sua área de interesse.
Dessa forma, o Mestrado Profissional em Ensino na Saúde tem como objetivo formar um mestre com aptidão para o ensino/preceptoria (os sistemas saúde-escola e a lógica da educação permanente colocam o desafio de acompanhamento de estágios curriculares, de internatos, de residências, de especializações), que possa produzir conhecimento e permaneça atuando nos serviços. É prioritário fortalecer a formação científica destes profissionais de saúde, incentivando o uso do método científico e de evidências na tomada de decisões na gestão do processo de trabalho e do cuidado.
A natureza dos trabalhos de conclusão dos Mestrados Profissionais na área de Ensino é distinta daquela dos Mestrados Acadêmicos, pois trata‐se da experiência de implementação de estratégias ou produtos de natureza educacional, visando à melhoria do ensino em uma área específica de conhecimento. Nesse sentido, o mestrando deve desenvolver um processo ou produto instrucional e utilizá‐lo em condições reais de sala de aula ou de espaços não‐formais ou informais de ensino, relatando os resultados dessa experiência. Os trabalhos de conclusão do MPEENSA devem ser apresentados em forma de dissertação, examinadas por bancas qualificadas, com pelo menos 01 membro externo ao Programa.
A dissertação do Mestrado Profissional da Área de Ensino deve, necessariamente, apresentar um produto educacional que possa ser disseminado, analisado e utilizado por outros professores. A produção acadêmica dos Mestrados Profissionais na Área de Ensino tem origem, principalmente, na pesquisa aplicada e no desenvolvimento de produtos e processos educacionais. Ela se diferencia da produção dos Mestrados Acadêmicos e Doutorados da Área, focada na pesquisa básica. Essa diferenciação se manifesta, por exemplo, no escopo das dissertações, no destaque dado à produção técnica e na natureza dos periódicos em que publicações devem ser incentivadas. Entende‐se por produção técnica, nessa Área, produtos e processos educacionais que possam ser utilizados por professores e outros profissionais envolvidos com o ensino em espaços formais e não‐formais.
De forma a possibilitar a formação e capacitação dos profissionais para o Ensino na Saúde, o MPEENSA - UFRN propõe um elenco de disciplinas/móduos formativos, dentre os quais alguns serão consideradas OBRIGATÓRIoS para todos e outros serão escolhidos, de acordo com sua área de atuação e interesse particular, os OPTATIVOS. Estes se justificam pelo fato dos profissionais que atualmente exercem a docência e preceptoria em saúde terem insuficiente formação em metodologias do ensino, em contraste com a relevante formação técnica observada em todas as áreas e profissões. Nesse sentido, constata-se necessidade fundamental de formação didático-pedagógica para o ensino na saúde.
Descrição sintética do esquema de oferta do curso:
Total de Horas para Titulação: 360 horas
Horas em Disciplinas/Módulos:
Periodicidade de Seleção: Anual (decidida do Colegiado)
Vagas por Seleção: a critério do Colegiado do curso
COORDENADORA: Rosiane Viana Zuza Diniz (email: rosianevzdiniz@gmail.com), contato: (84) 99224-0094
VICE-COORDENADORA: Maria José Pereira Vilar (email: vilarmj@gmail.com), contato: (84) 99224-0094
SECRETÁRIA: Joseneide da Costa Soares (email: contato@mpeensa.ufrn.br), telefones: (84) 99224-0094
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 08h00 às 12h00 / 12h30 às 16h30.
LOCALIZAÇÃO: Sala “Coordenação do MPEENSA”, no terceiro subsolo, do Espaço de convivência dos serviços do HUOL - Hospital Universitário Onofre Lopes, na Av. Nilo Peçanha, 620, Petrópolis, Natal/RN.
ENDEREÇO POSTAL DO PROGRAMA: Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPEENSA), Av. Gal. Gustavo Cordeiro de Farias, s/n, Petrópolis, Natal/RN. CEP: 59012-570
Telefone/Ramal: (84) 99224-0094
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E-mail: contato@mpeensa.ufrn.br
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