DCIRUR/CCS

DEPARTAMENTO DE CIRURGIA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Notícias

mostra do ensino na saude, 10 anos do programa de pós-graduação em ensno na saúde.
18/09/2023 15:35

A mostra do  Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MPEENSA/UFRN) foi aprovado e homologado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRN segundo a Resolução nº 075/2010, de 04 de maio de 2010 e homologado pelo CNE conforme portaria do MEC 601, de 9/7/2013, seção 1, página 19. Na UFRN suscitou a criação do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, onde está ancorado, tendo sua primeira turma iniciada em 2013 até hoje.

Sua concepção pedagógica é crítico-reflexiva, pautado em metodologias ativas de ensino-aprendizagem e adota um currículo com construção social, que contempla, além dos conteúdos, o processo ensino-aprendizagem e a avaliação, a partir de intencionalidade explícita do perfil de competência do egresso das profissões da saúde. Tendo em vista que o currículo é um processo dinâmico, em permanente construção, este requer, para a sua implantação e adequado desenvolvimento, a participação ativa de todos os interessados no acompanhamento e constante aperfeiçoamento da proposta. No caso MPEENSA- UFRN, o currículo tem como desafio avançar na desconstrução de concepções sobre saúde-doença-cuidado arraigadas no modelo biomédico e numa perspectiva restrita de identidade profissional. O desenho  curricular será baseado nos referenciais da educação por competências, entendendo por competência a capacidade de  articular, mobilizar e colocar em prática valores, conhecimentos e habilidades necessários ao adequado desempenho de atividades requeridas pela natureza do trabalho. Dentre as estratégias didático-pedagógicas, o currículo prioriza o desenvolvimento de métodos ativos de ensino-aprendizagem, como o ensino em pequenos grupos, problematização e  emprego de métodos inovadores de avaliação por competências. Nesse sentido, pretende-se que o próprio formato do MPEENSA - UFRN funcione como importante recurso formativo para os participantes. Considerando a necessidade de capacitar os alunos para o ensino qualificado e inovador em Saúde, a proposta engloba um elenco de disciplina/módulos voltado para a consecução desse  objetivo, permitindo ao estudante a flexibilidade na escolha das disciplinas, de acordo com as especificidades de sua área de interesse.

Dessa forma, o Mestrado Profissional em Ensino na Saúde tem como objetivo formar um mestre com aptidão para o ensino/preceptoria (os sistemas saúde-escola e a lógica da educação permanente colocam o desafio de acompanhamento de estágios curriculares, de internatos, de residências, de especializações), que possa produzir conhecimento e permaneça atuando nos serviços. É prioritário fortalecer a formação científica destes profissionais de saúde, incentivando o uso do método científico e de evidências na tomada de decisões na gestão do processo de trabalho e do cuidado.

A natureza dos trabalhos de conclusão dos Mestrados Profissionais na área de Ensino é distinta daquela dos Mestrados Acadêmicos, pois trata‐se da experiência de implementação de estratégias ou produtos de natureza educacional, visando à melhoria do ensino em uma área específica  de  conhecimento.  Nesse sentido, o  mestrando  deve  desenvolver um  processo ou produto instrucional e utilizá‐lo em condições reais de sala de aula ou de espaços não‐formais ou informais de ensino, relatando os resultados dessa experiência. quatro docentes desse departamentos foram titulados por esse programa. E dezenas de preceptores estão em formação. Vamos conferir na 10 mostra.

Baixar arquivo

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao v4.12.18