Internacionalização

No âmbito internacional, o curso possui redes de trabalho com instituições e pesquisadores de diversos países. Entre as ações e atividades recentes:


MISSÃO DE TRABALHO NO EXTERIOR


Em 2023, o professor Everardo Ramos desenvolveu residência em pesquisa e curadoria no âmbito do programa Résidence Culture (França) e realizou ações de cooperação com o Musée de L’Image. A missão contou com financiamento em forma de bolsa do Ministério francês da Cultura e afastamento autorizado pela UFRN.

 

PÓS DOUTORADO INTERNACIONAL

 

Professor Everardo Ramos desenvolveu pós-doutorado na Université Nanterre (França), projeto sobre Arte Popular (2016) com afastamento autorizado pela UFRN e bolsa CAPES.


Professora Laís Guaraldo realizou estágio de pós-doutorado pela Universidade de Aveiro (Portugal), projeto sobre Linguagem Visual (2018-2019) com afastamento autorizado pela UFRN.


Professora Maria Helena Braga e Vaz da Costa desenvolve pós-doutorado na University of Sussex (Inglaterra), projeto sobre Cinema (2023) com afastamento autorizado pela UFRN. 


RECEPÇÃO DE ARTISTAS E PESQUISADORES 


Em 2023, o CLAV recebeu o Professor Gonzalo Pinilla do Departamento de Artes, Knox College (Illinois, Estados Unidos). Na ocasião, ele ministrou o minicurso Redes da Gravura Latino-Americana, evento de extensão promovido pelo Instituto Rossini Perez, Grupo de Pesquisa Matizes e Projeto de Extensão Shaula - Memória da Arte Potiguar, UFRN. Portal da UFRN

 

Em 2023, os alunos do CLAV participaram do workshop Live Coding, evento de extensão organizado pela profa Patrícia Teles. A atividade foi ministrada por Joenio Marques da Costa, pesquisador na Université Gustave Eiffel (França) no Laboratoire Interdisciplinaire Sciences Innovations Sociétés (LISIS) 

 

Em 2023, o DEART e o Curso de Artes Visuais em parceria com a Jornada Dunas - territórios da criação colaborativa (residência internacional), recebeu o professor Josep Cerdá da Universidade de Barcelona (Espanha), no dia 14 de agosto às 18h no Auditório do Instituto Ágora (UFRN). Na ocasião, Cerdá proferiu a palestra “Arte Sonora” na aula inaugural do semestre 2023.2. Dunas — Jornada no Bosque (ajornada.org) 

 

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS E ARTÍSTICOS

 

Em 2022, a professora Laurita Salles (voluntária) participou do IX Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas Santiago do Chile, promovido em parceria com o Museu de Arte Contemporânea (Chile). Arte, Tecnologia e suas dimensões – 10 Dimensões (10dimensoes.com)


Em 2021, a professora Fabíola Alves participou de mesa temática na XIII Jornada de Historia del Arte - Historia Global del Arte (Chile). Evento promovido pelo Museo Histórico Nacional, Centro de Restauración y Estudios Artísticos CREA, Universidade Federal de São Paulo e Universidad Adolfo Ibáñez.

XIII Jornadas de Historia del Arte - Historia Global del Arte | Museo Histórico Nacional (mhn.gob.cl)

 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao