UFRN/CCHLA/PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
PRÉVIA DO DEMONSTRATIVO DA OFERTA DE DISCIPLINAS PRESENCIAIS PARA 2024.1
|
|
|
|
|
|
LINGUÍSTICA TEÓRICA E DESCRITIVA |
|||||
|
SEG |
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
Componente(s) |
|
1) Língua: uso e estrutura 2) Linguísticas sociocognitivas e interacionais e estudo do texto
|
Teorias Linguísticas contemporâneas |
Tópicos em LTD 1) Análise textual dos discursos - Discurso religioso - Desenvolvimentos recentes da ATD 2) Tópicos em LTD: Introdução à modelos lineares para análise de dados quantitativos
|
Tópicos em LTD
1) Genética Textual e Didática da Escrita
|
Docente(s) |
1) Edvaldo e Nedja - Aceita aluno especial.
2) Sulemi, Graça, Passeggi - aceita especial |
Clemilton , Alice e Nedja
|
1) Graça, Alessandra e Passeggi - aceita especial
2) Mahayana
|
1) Maria Hozanete |
|
LINGUÍSTICA APLICADA |
|||||
|
SEG |
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
Componente(s) |
|
Estudos de Letramento
|
Teorias Contemporâneas do Discurso
|
Tópicos em LA 1) Contribuições de Michel Foucault para a Análise de Discurso ( manhã: 09h às 12 )
|
|
Docente(s) |
|
Glícia Azevedo e Ivoneide Santos-Marques |
Cellina Muniz e Penha Casado Alves |
1) Cellina Muniz |
|
LITERATURA COMPARADA |
|||||
|
SEG |
TER |
QUA |
QUI |
SEX |
Componente(s) |
|
1) Literatura e tradição 2) Poéticas em suas múltiplas experimentações
|
Teorias Críticas da literatura |
Tópicos em LC - 1) O conto braileiro de autoria feminina
|
|
Docente(s) |
|
1)Regina Simon da Silva e Wiebke Xavier. Aceita aluno especial.
2) Orison Melo Júnior - Aceito aluno especial
|
1) Samuel Anderson e Mauro Dunder
Aceitamos alunos especiais. |
1) Antonia Marly Moura da Silva Aceita aluno especial. |
|
*TODAS AS DISCIPLINAS SÃO NO PERÍODO DA TARDE , COM EXCEÇÃO DO TÓPICO DA PROFESSORA CELLINA ( MANHÃ )
EMENTAS DAS DISCIPLINAS DE TÓPICOS
Tópicos em LC ( Profa. Antonia Marly) : O conto brasileiro de autoria feminina
Ementa: Mulheres que escrevem: o conto brasileiro de autoria feminina. O cânone literário e a história da literatura. A representação da mulher no conto brasileiro moderno e pós-moderno.
Tópicos LTD ( Profa. Mahayana ) : Introdução à modelos lineares para análise de dados quantitativos
Ementa: Conceitos básicos de modelos lineares: intercepto, slope e contrastes. Introdução à estatística inferencial para dados de estudos linguísticos. Modelos lineares simples e interações.
Pré-requisito: conhecimento básico de programação em R
Tópicos em LA (Profa. Cellina): Contribuições de Michel Foucault para a Análise de Discurso
Ementa
Reflexão sobre a contribuição dos estudos de/sobre Michel Foucault para as Teorias do Discurso, especialmente para a Análise do Discurso de linha francesa, com leitura de textos teóricos do autor e exercícios práticos de análise.
Conteúdo programático
Panorama geral da vida e obra de Michel Foucault. As três fases do pensamento de Foucault. Conceitos fundamentais: descontinuidade histórica; formação discursiva e função enunciativa; procedimentos discursivos (externos, internos e de rarefação dos sujeitos); poder: disciplina e biopoder; relação saber-poder. governamentabilidade; estética da existência; tecnologias do eu