Banca de DEFESA: JESSYCA RODRIGUES HENRIQUE DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JESSYCA RODRIGUES HENRIQUE DA SILVA
DATA : 22/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Presencial: NEPSA II - Virtual: https://meet.google.com/dts-keca-fhg
TÍTULO:

EMPODERADO PARA APRENDER: AS RELAÇÕES ENTRE A CULTURA ORGANIZACIONAL E EMPODERAMENTO PSICOLÓGICO PARA A ACEITAÇÃO E USO DO E- LEARNING NA HOTELARIA


PALAVRAS-CHAVES:

Cultura Organizacional; Empoderamento Psicológico; Aceitação de E-learning; Hotelaria.


PÁGINAS: 195
RESUMO:

Em consequência das transformações digitais e mudanças nos processos educacionais que corroboram uma educação mais autônoma e libertadora, o conceito de aprendizagem on-line (e-learning) emerge como alternativa para promover ações de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas. O e-learning coloca o aluno como protagonista do processo de formação, mas esses modernos métodos não serão totalmente efetivados se os usuários estiverem inclinados a não aceitar essas tecnologias. Embora estudos tenham se dedicado a investigar a adoção de e-learning em instituições de ensino formais - básico até o superior – são raras as pesquisas que se debruçaram sobre os fatores de sua aceitação no ambiente corporativo, especialmente do turismo. Neste contexto, a presente tese almeja integrar teorias da área de gestão organizacional, psicologia e educação para analisar os fatores de aceitação de e- learning na hotelaria, sendo elas: Modelo de Valores Competitivos (Competing Values Framework); Empoderamento Psicológico (Psychological Empowerment); e a Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia (Unified Theory of Acceptance and Use of Technology). Logo, apresenta-se como objetivo central investigar as relações entre cultura organizacional e empoderamento psicológico para aceitação e uso do e-learning na hotelaria. Trata-se de uma pesquisa de cunho hipotético-dedutivo, de abordagem quantitativa, do tipo descritiva e explicativa. O campo de estudo foi composto por redes hoteleiras que promovem treinamentos on-line e atuam no contexto brasileiro, enquanto que os sujeitos respondentes foram colaboradores de diferentes funções nos hotéis. Os dados foram coletados por meio de questionário estruturado, em uma amostra de 312 colaboradores que vivenciaram experiências de aprendizagem on-line no local de trabalho. O tratamento e análise de dados ocorreu via estatística descritiva e Modelagem de Equações Estruturais (MEE), apoiado no Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os resultados evidenciaram que o perfil de cultura organizacional que predomina na hotelaria é a Clã e Inovativa, não havendo diferenças estatisticamente significativas entre elas. A Competência foi a dimensão do empoderamento com maior destaque, evidenciando que as pessoas possuem autoeficácia o suficiente para realização dos cursos. Além disso, a Expectativa de Esforço também se sobressaiu entre as dimensões de aceitação de e-learning, o que evidencia que as pessoas enxergam as plataformas de aprendizagem on-line como fáceis de usar. Após o teste de hipóteses, a pesquisa resultou em um modelo estrutural de relações que explicam 57% dos antecedentes da intenção dos colaboradores de hotéis para o uso do e-learning. O caminho percorrido a partir da Influência Social, passando pela Cultura Clã e pelo Empoderamento se mostrou como o mais efetivo no contexto hoteleiro. Por fim, é possível concluir que existem relações de causa-efeito entre a cultura organizacional, empoderamento e aceitação de e-learning na hotelaria e o modelo proposto pode auxiliar gestores na tomada de decisões quanto a implementação efetiva de práticas de e-learning.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2568265 - LEILIANNE MICHELLE TRINDADE DA SILVA BARRETO
Interno - 2001718 - LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO
Externa à Instituição - LYVIA CAMILA FERNANDES MADRUGA BARROS - UFPB
Externa à Instituição - SARA JOANA GADOTTI DOS ANJOS
Interno - 1160199 - SERGIO MARQUES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 28/02/2024 08:31
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