Banca de QUALIFICAÇÃO: IVANISE BORGES SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IVANISE BORGES SOUZA
DATA : 20/12/2023
LOCAL: https://meet.google.com/puk-cbtm-zte

Fatores que influenciam a demanda turística em Fernando de Noronha-PE

Economia do turismo. Fatores determinantes. Modelagem da demanda turística. Destino controlado. Fernando de Noronha.

Fernando de Noronha é um destino turístico singular de beleza cênica expressiva da paisagem natural, rica biodiversidade, atrativos turísticos e infraestrutura que atraem vários tipos de visitantes. Diferentes motivações e fatores levam as pessoas a visitarem o destino, aspectos econômicos, psicológicos, geográficos e sociais compõem os critérios de escolha do turista que almeja visitar Fernando de Noronha. Por ser um arquipélago distante da costa brasileira e pertencer a uma área de proteção ambiental, as autoridades governamentais locais restringem a entrada de não residentes e limitam o trânsito de pessoas, esta particularidade permite controlar diversos aspectos que incidem sobre a demanda turística do destino. O estudo tem por objetivo analisar os principais fatores econômicos e não-econômicos que influenciam a demanda de Fernando de Noronha, a partir da compreensão dos elementos determinantes que explicam o comportamento do turista, mediante condições específicas da escolha do destino. A modelagem da demanda, busca quantificar a intensidade das relações causais entre os fatores que interferem direta ou indiretamente no fluxo turístico, cujas informações são importantes para promover ações de planejamento governamental e empresarial. O modelo econométrico aplicado será o de Regressão Linear Múltipla do tipo geral para específico (general-to-specifc) de Sargan (1964), com variável dependente do número total de turistas de Fernando de Noronha e variáveis independentes: renda proxy (PIB do destino), preço proxy (índice de inflação IPCA), taxa de preservação ambiental, número de turistas estrangeiros, números de turistas nacionais, variáveis não-econômicas, status, imagem cognitiva, e qualidade dos serviços turísticos. Os dados secundários das variáveis econômicas serão extraídos da base de dados disponibilizada pelos gestores do destino. Os dados primários das variáveis não-econômicas serão coletados por meio de questionários de forma presencial, com perguntas fechadas e escala métrica baseada em Likert com 5 pontos. A amostra será não probabilística por conveniência de corte transversal. Os dados serão coletados em Fernando de Noronha entre os meses de março e maio de 2024, tratados por meio do Excel e analisados pelo software Statistical Package For Social Science (SPSS 23.0)

Presidente - 1160199 - SERGIO MARQUES JUNIOR
Interno - 2001718 - LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO
Externa ao Programa - 1243685 - ERICA PRISCILLA CARVALHO DE LIMA MACHADO - UFRNExterno à Instituição - MARCIO MARREIRO DAS CHAGAS