COMPONENTES CURRICULARES 2024.1

MATRÍCULAS: 19 a 21 de fevereiro de 2024

AULAS: 04 de março a 05 de julho de 2024

REMATRÍCULAS: 05 a 07 de março de 2024

 

 

DISCIPLINAS

 

HORÁRIO

DISCIPLINA

CH

DOCENTE

TIPO

Módulo*

Tópicos Especiais X - Turismo e desenvolvimento em territórios de vulnerabilidade: um olhar sobre o continente africano e a Amazônia

30h

Francisco Fransualdo e Carlitos Sitoie

Optativa de 18 a 29/3

3ª Manhã

Teoria do Turismo I

60h

Wilker Nóbrega

Obrigatória

3 Tarde

Pesquisa Bibliométrica I

30h

Marcelo Porte

Optativa

4ª Manhã

Tópicos Especiais XIII - Análise de discursos aplicada a conflitos socioambientais

60h

Mozart Fazito

Optativa

4ª Tarde

Marketing em Turismo

60h

Lissa Ferreira

Optativa

5ª Manhã

Seminário de Tese

60h

Wilker Nóbrega e Carolina

Obrigatória (D**)

5ª Manhã

Metodologia da Pesquisa

60h

Mauro Lemuel

Obrigatória

5ª Tarde

Princípios de Tecnologia da Informação no Turismo

60h

Luiz Mendes

Optativa

6ª Manhã

Tópicos Especiais XI – Turismo de Base Comunitária e o Patrimônio Cultural

45h

Almir Félix

Optativa

 

* Módulo concentrado entre 18 e 29 de março de 2024, todas as manhas.

** Somente para discentes de Doutorado no 3 semestre. 


 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES - MESTRADO

Estágio à Docência I – discentes do 2’ semestre

Exame de Qualificação de Mestrado - discentes do 3' semestre

Dissertação de Mestrado - discentes do 4' semestre

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES - DOUTORADO

Estágio à Docência II – discentes do 3’ semestre

Projeto de Tese I - discentes do 5' semestre

Exame de Qualificação de Doutorado - discentes do 6' semestre

Projeto de Tese II - discentes do 7' semestre

Tese de Doutorado - discentes do 8' semestre

 

 

 

EMENTAS:

 

 

Marketing em Turismo

Conceitos, fundamentos e dimensões do Marketing Moderno. Ambiente de marketing e teorias do mercado. Os mercados turísticos e seus modelos. Estudos de marketing interorganizacional. Do marketing de transação ao marketing de relação. Oferta e demanda turística. Tipologias de demandas. Posicionamento de empresas e Destinos turísticos. Desenho e construção de Estratégias de marcas para empresas e destinos turísticos. Produtos e serviços turísticos ofertados de acordo com audiências e contextos das marcas. Metodologias de criação de valor para a sociedade através do marketing e das marcas.

 

Metodologia da Pesquisa

Ciência, teoria e método. Produção de conhecimento científico na área. Papel da pesquisa no desenvolvimento do turismo. Tipos de pesquisa realizadas em turismo e as diferentes formas de registro da produção científica. Estudo dos recursos analíticos e metodológicos para conceber e realizar pesquisas em Turismo, particularmente a tese de doutorado, com visão abrangente da construção de teorias e do papel delas na construção do conhecimento em Turismo, compreensão das bases e da delimitação metodológica da pesquisa científica; e as etapas do processo de elaboração e redação da pesquisa científica, em especial do projeto de qualificação e da tese de doutorado.

 

Pesquisa Bibliométrica I

Área temática. Softwares para construção e visualização de redes bibliométricas. Análise relacional de citação: acoplamento bibliográfico e análise de cocitação. Mineração de texto. Construção e visualização de redes de concorrência de palavras-chave.

 

Princípios de Tecnologia da Informação no Turismo

Tecnologia da Informação no Turismo: Conceitos e Evolução. Turismo, Internet e Comércio Eletrônico. Conteúdo Gerado pelo Usuário na Internet: Perspectivas no Turismo. Redes Sociais e Mídias Sociais: Conceitos e Exemplos. Comércio Móvel (M-Commerce) e Tecnologias Móveis: Principais aplicações no Turismo. Destinos Turísticos Inteligentes (DTI): Introdução e aplicações.

 

Seminário de Tese

Características de uma Tese. Área Temática. Questão de Pesquisa. Agendas de Pesquisa. Lacunas Teóricas. Contribuição Esperada. Introdução. Fundamentação. Métodos. Resultados. Discussão Teórica. Conclusão. Construção de Agenda. Título, resumo e palavras-chave. Plágio e Direitos Autorais.

 

Teoria do Turismo I

Conhecimento e Fundamentos Epistemológicos; Ciência e Pesquisa. Formação dos conceitos e categorias científicas do Turismo. Turismo como fenômeno e prática social. Viagem, Lazer e Turismo. História do Turismo. O campo científico do turismo. Fases teóricas do turismo. Conhecimentos Epistêmicos no Turismo.

 

Tópicos Especiais em Turismo X – Turismo e desenvolvimento em territórios de vulnerabilidade: um olhar sobre o continente africano e a Amazônia

Turismo e desenvolvimento em territórios do Sul Global (América Latina e África). Planejamento territorial, participação social cidadã. Experiências e vivências em contextos da contra-racionalidade espacial.

 

Tópicos Especiais em Turismo XI – Turismo de Base Comunitária e o Patrimônio Cultural

Turismo de Base Comunitária (TBC): conceitos e princípios. Consolidação do TBC no Mundo e no Brasil. TBC como segmento, modelo de gestão e movimento social. A política de preservação do patrimônio cultural no Brasil e o Turismo. O TBC e a valorização e preservação do patrimônio cultural imaterial. Criatividades, TBC e a preservação do patrimônio cultural: estudos de casos.

 

Tópicos Especiais em Turismo XIII – Análise de discursos aplicada a conflitos socioambientais

Teoria de conflitos, contexto global dos conflitos socioambientais, teoria de discursos, a centralidade da análise de discursos na contemporaneidade, tipologia de análise de discursos, a análise de discursos Foucaultiana, estrutura de análise para conflitos socioambientais.

 

 

 

Notícia cadastrada em: 09/12/2023 16:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao