Banca de DEFESA: MAYANNE FABÍOLA SILVA ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAYANNE FABÍOLA SILVA ARAÚJO
DATA : 31/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/hpq-emwr-pio
TÍTULO:

INOVAÇÃO E DESTRUIÇÃO CRIATIVA NO SEGMENTO DE AGÊNCIAS E OPERADORAS DE VIAGENS: CENÁRIO, ESTRATÉGIAS E DESAFIOS.


PALAVRAS-CHAVES:

Turismo. inovação. Destruição Criativa. Crises. Agências e operadoras de viagens.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

As discussões acerca da inovação e destruição criativa no segmento das agências e operadoras de viagens são primordiais para entender o cenário, estratégias e desafios. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é descrever como se caracterizam o cenário, estratégias e desafios gerenciais de inovação e destruição criativa no segmento das agências e operadoras de viagens. E como objetivos específicos tem-se: Apresentar o setor de agências e operações de viagem, sua organização, estrutura e funcionamento no mercado local; Discorrer sobre as ações e inovações de gestão no cenário de crises pelas agências e operadoras de viagens nos últimos cinco anos (2019 a 2023); Identificar as mudanças, rupturas e transformações internas e externas (destruição criativa) necessárias e planejadas pelas agências e operadoras de viagem. O estudo é exploratório, com método de análise qualitativo e quantitativo feito através de questionários via Google Forms, Como técnica de análise de dados foi feita análise de conteúdo de Bardin (2009). O universo da pesquisa abordado é empresas do Rio Grande do Norte credencias na AMBAV E CADASTUR. Desta forma, chegou-se a 450 empresas. Como não foi possível pesquisar todos os elementos, pelo fato do tempo hábil, estabeleceu-se dentro da população estudada uma amostra não probabilística por conveniência, que abrangera entre 8 a 10 agencias e 1 a 3 operadoras, que se dispuseram a colaborar com a pesquisa. Quanto aos resultados obtidos, identificou-se que as agências de viagens enfrentaram um momento de incertezas e inúmeras dificuldades, em razão da atual crise econômica resultante da pandemia, além de outras crises que já enfrentaram durante o tempo de existência. Notou-se que as agências e os gestores de grande parte da amostra realizaram diversas ações isoladas, voltadas para à crise enfrentada apenas para sobrevivência da crise momentânea e que a inovação é a grande aliada dessas empresas para sobrevivência diante dos cenários de dificuldades.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149626 - MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE
Interna - 1675246 - LISSA VALERIA FERNANDES FERREIRA
Externo à Instituição - SAULO GOMES BATISTA
Notícia cadastrada em: 30/08/2023 08:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao