Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JOSÉ DOS SANTOS PIMENTEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA JOSÉ DOS SANTOS PIMENTEL
DATA : 28/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/mhs-mivx-mta
TÍTULO:

TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA E O PROTAGONISMO FEMININO NA COMUNIDADE INDÍGENA CATU DOS ELEOTÉRIOS


PALAVRAS-CHAVES:

Turismo de Base Comunitária. Empoderamento Feminino. Comunidade Indígena. Catu dos Eleotérios, Canguaretama/Goianinha - RN.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

Turismo de base comunitária tem como princípio a autogestão da atividade turística pelas comunidades receptoras, especialmente por povos e comunidades tradicionais, sob os valores da equidade social, solidariedade e cooperação. Alguns estudos já trataram de observar o importante papel que as mulheres têm desempenhado no turismo de base comunitária, porém são escassos os trabalhos que se debruçam sobre se e como ocorre o empoderamento feminino de mulheres indígenas ao se envolverem no turismo de base comunitária. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é analisar o protagonismo das mulheres no desenvolvimento do turismo de base comunitária e seus efeitos na dinâmica social da comunidade indígena Catu dos Eleotérios, situada entre os municípios de Canguaretama e Goianinha, no estado do Rio Grande do Norte. Como objetivos específicos, o estudo direciona- se a: revelar a dinâmica social indígena antes e depois do desenvolvimento de iniciativas de turismo de base comunitária, a partir da perspectiva dos integrantes da comunidade; verificar se o turismo de base comunitária desencadeou processos de empoderamento feminino e alteração da posição social da mulher indígena na comunidade; e identificar os resultados gerados pelo turismo de base comunitária e os desafios para o seu desenvolvimento e consolidação, na perspectiva das mulheres catuzeiras. A pesquisa se utilizará do método etnográfico, o qual possibilitará explorar as perspectivas, as experiências e os significados atribuídos pelas mulheres ao seu envolvimento no TBC e realizar uma imersão na realidade dessas mulheres e na dinâmica social da comunidade. Para coleta das informações, serão utilizadas a técnica da observação participante e entrevistas semiestruturadas dirigidas às mulheres que atuam diretamente no turismo, às mulheres que não atuam no turismo e às lideranças da comunidade. Também será realizada uma pesquisa bibliográfica sobre estudos de gênero, empoderamento feminino, comunidades indígenas e turismo de base comunitária, a fim de subsidiar as discussões acerca do problema de pesquisa. As informações coletadas em campo, por meio das entrevistas e da observação participante, serão interpretadas e analisadas a partir dos preceitos da etnografia, considerando as especificidades que a posição da pesquisadora, como parte do grupo social em estudo, acarreta para a análise.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2135640 - CAROLINA TODESCO
Externa à Instituição - CASSIANA PANISSA GABRIELLI
Interno - 1530279 - RICARDO LANZARINI GOMES SILVA
Notícia cadastrada em: 21/08/2023 08:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao