Banca de QUALIFICAÇÃO: PABLO ENILSON ARAÚJO PEREIRA

DISCENTE : PABLO ENILSON ARAÚJO PEREIRA
DATA : 21/08/2023
LOCAL: meet.google.com/cbu-poaa-evc

Turismo e mercado imobiliário na vila de ponta negra/natal/rn: segregação socioespacial

Turismo; Mercado Imobiliário; Processos Espaciais; Vila de Ponta Negra/Natal/RN.

A Vila de Ponta Negra é núcleo originário do bairro de Ponta Negra, localizado na zona sul da cidade de Natal-RN e que até os anos 1980 era constituído essencialmente por agricultores e pescadores. Com a refuncionalização turística do bairro, a partir desse período, a Vila vem passando por mudanças no que se refere ao seu uso e ocupação. Verificam-se o surgimento de novos equipamentos de comércio, serviços e procura por moradia de novos moradores com padrão de renda mais elevado, tornando-se cobiçada pelo mercado imobiliário. Ocorre o início de um processo de verticalização nas áreas limítrofes da Vila a partir de 2000 e posteriormente a difusão de condomínios fechados horizontais. A urbanização turística (Mullins, 1991) vem se intensificando, ocasionando mudanças na forma e conteúdo (Santos, 2002) da Vila. O objetivo deste trabalho é compreender os processos espaciais decorrentes da dinamização do mercado imobiliário na Vila de Ponta Negra/Natal após a expansão da atividade turística. Esta pesquisa parte de uma fundamentação teórico- metodológica orientada pela perspectiva harvey-lefebvriana para discutir a realidade social na Vila de Ponta Negra a partir do método diálético. A pesquisa é constituída de natureza quantitativa e qualitativa e caracterizada de maneira exploratório-descritiva, principalmente porque se buscou dedicar uma visão geral sobre os processos espaciais na Vila de Ponta Negra. Após pesquisa bibliográfica, será feita uma pesquisa documental em órgãos governamentais, tais como, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (SEMURB); Secretaria Estadual de Turismo (SETUR/RN); Secretaria Municipal de Turismo (SETUR/Natal); Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), bem como nas associações comunitárias existentes na Vila de Ponta Negra e no Sindicato da Indústria da Construção/RN (SINDUSCON/RN). A pesquisa de campo contará com entrevistas dos representantes da comunidade, do setor público, da indústria da construção civil e dos agentes imobiliários, além de registros fotográficos. Será elaborada uma série histórica de mapas, a partir do google earth, para identificar a expansão da urbanização na Vila após o desenvolvimento do turismo no bairro de Ponta Negra, na zona sul de Natal.

Interno - 1691682 - MARCELO DA SILVA TAVEIRA
Presidente - 1149402 - MARIA APARECIDA PONTES DA FONSECA
Externa à Instituição - MARIA RITA DE OLIVEIRA NUNES
Externa ao Programa - 2758574 - SARA RAQUEL FERNANDES QUEIROZ DE MEDEIROS - null