Banca de QUALIFICAÇÃO: GILDYGLEIDE CRUZ DE BRITO RÊGO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GILDYGLEIDE CRUZ DE BRITO RÊGO
DATA : 27/08/2021
LOCAL: https://meet.google.com/oes-evbe-njc

ENTRE O PRESENCIAL E O VIRTUAL: A PERCEPÇÃO DO PRAZER POR MEIO DO DESIGN DE EXPERIÊNCIAS EM EVENTOS

Eventos; Design; TICs; Consumo; Experiência hedônica;

O homem pós-moderno ocidental, caracterizado, especialmente, por uma cultura capitalista de consumo em larga escala, busca prazer em sua vida cotidiana por intermédio de experiências significativas, que são subjetivas e memoráveis. Neste cenário, os eventos, em destaque aqueles demandados por motivação intrínseca de lazer e entretenimento, constroem experiências capaz de abranger residentes e visitantes de localidades turísticas, ou ainda, transformar, temporariamente, um local qualquer em destino turístico, gerando resultados positivos em toda cadeira produtiva local de eventos e turismo. A fim de compreender a dinâmica dos eventos, seja no universo presencial ou digital – evidenciado pelo avanço tecnológico e avultado pela pandemia da COVID-19 – invoca-se o design de experiências em eventos como principal tendência mercadológica para a produção de experiências significativas a serem consumidas. Neste sentido, a presente pesquisa objetiva refletir acerca da percepção do usuário de eventos quanto à construção de sua experiência hedônica, a partir de estímulos gerados pelo design de experiência em toda sua jornada de contato com o evento em ambos universos, presencial e digital. Para tal, será aplicado o modelo teórico-metodológico de De Geus, Toepel & Richards (2016) e a Escala de Experiência de Eventos (EES), com adaptações para o contexto brasileiro de eventos culturais tradicionais, a partir de uma abordagem qualitativa fundamentada na fenomenologia e na etnografia de campo presencial e virtual (netnografia). O universo da pesquisa contempla usuários do festejo cultural Mossoró Cidade Junina – evento junino anual que ocorre no município de Mossoró/RN. A amostra será constituída por entrevistas a usuários do evento durante os anos de 2021 (virtual) e 2022 (possivelmente presencial), escolhidos aleatoriamente, além da entidade organizadora – Prefeitura Municipal de Mossoró. Os dados coletados serão submetidos a análise do Iramuteq (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), e por fim serão analisados por meio da teoria fundamentada em dados, ou a grounded theory, com vistas a encontrar respostas que trarão contributos teóricos, gerenciais e sociais. Assim, espera-se encontrar a relevância do design de experiências em eventos como método necessário à concretização de experiências hedônicas.

Externa ao Programa - 1841981 - JOSEMERY ARAUJO ALVES
Interno - 2001718 - LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO