Banca de DEFESA: ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES

DATA: 30/06/2010

LOCAL: AUDITORIO NEPSA

TÍTULO:

RESSIGNIFICAÇÃO DO PEDAGOGO COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL PARA ALÉM DOS MUROS ESCOLARES.


PALAVRAS-CHAVES:

Atuação do pedagogo. SEMTAS. Educação Social. Pedagogia Social.
Educação Não Escolar


PÁGINAS: 263

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Educação

RESUMO:

Esta tese aborda a problemática da atuação do pedagogo na Educação Social realizada em
espaços não escolares. Busca-se compreender o lugar e o fazer do pedagogo social para
oferecer reflexões de práxis e de formação que ampliem as possibilidades da prática educativa
social em Espaços Não Escolares. Nesse sentido, desenvolvemos uma investigação sobre a
atuação de Pedagogos-Educadores Sociais, junto à Prefeitura Municipal do Natal.
Privilegiamos a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) por seus
Pedagogos estarem vinculados regularmente à profissão de Educadores Sociais na condição
de servidores públicos efetivos em Natal-RN. A Tese objetiva desenvolver uma avaliação do
papel do pedagogo na Educação Social realizada nos espaços não escolares da SEMTAS em
Natal-RN, no período de 2007 a 2010, enfocando as dimensões ambiente físico-institucional,
organização pedagógica, gestão institucional e formação. Em outras palavras, busca-se
conhecer, compreender e avaliar os espaços de Educação Social em Natal, realçando a
legitimidade da atuação do Pedagogo nesses Espaços Não Escolares. Privilegiamos nesta
pesquisa o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS II), as Casas de
Passagens I, II e III, o Programa de Execução de Medidas Sócio-Educativas em Meio Aberto
da Cidade do Natal (PENSEMA) e o Centro Educacional Pitimbú (CEDUC-Pitimbú). Para
realizar o estudo, desenvolveu-se pesquisa de natureza qualitativa, por meio da abordagem
etnográfica crítica, privilegiando as informações coletadas junto aos Pedagogos-Educadores
Sociais desses espaços citados. Dentre os procedimentos metodológicos que materializaram a
pesquisa, destacamos revisão bibliográfica, pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas,
questionário-roteiro, observação, fotografias e diário de campo. Os resultados
das análises revelaram que as políticas destinadas à Educação Social no Brasil,
historicamente, vêm sendo dimensionadas por meio da luta dos Movimentos Sociais que
reivindicam os direitos fundamentais dos excluídos; que a política de Educação Social da
SEMTAS apresenta como aspecto mais importante a relativa proteção social básica de
crianças e jovens excluídos pela ótica do direito; que a política de educação social do excluído
em Natal-RN se aproxima da lógica da atenção sanitarista; que as fragilidades conceitual,
metodológica, democrática e formativa necessárias às práxis dos Pedagogos-Educadores
Sociais em Espaços Não Escolares dificultam a operacionalidade de uma proposta educativa
ancorada em um processo intencional possibilitador da educação emancipadora; que a
SEMTAS enfrenta inúmeras dificuldades para desenvolver o atendimento em rede previsto na
proposta de acolhimento dos Pedagogos-Educadores Sociais; porém, apesar das tensões,
ressaltamos o valor dessa possibilidade de educação social não escolar pela tentativa de se
constituir em espaço legítimo de atuação do pedagogo, que apesar dos obstáculos do cotidiano
do trabalho e da formação, têm demonstrado sensibilidade e criatividade na mediação positiva
de aprendizagens sobre consciência com a diversidade, consciência das injustiças e a
possibilidade da transformação social.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Interno - 6347805 - DENISE MARIA DE CARVALHO LOPES
Externo à Instituição - GEOVANIA DA SILVA TOSCANO - UERN
Externo à Instituição - IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA - UFPB
Externo ao Programa - 3280986 - WALTER PINHEIRO BARBOSA JUNIOR
Notícia cadastrada em: 01/10/2010 16:25
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