Banca de DEFESA: ARTHUR BESERRA DE MELO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARTHUR BESERRA DE MELO
DATA : 27/03/2024
LOCAL: UFRN- híbrido- presencialmente na UFRN, com alguns participantes por video conferência

E nós, o que temos feito?”: A atuação educativa e intelectual do médico Januário Cicco (1881-1952)

História da Educação. Práticas Educativas. Civilidade. Intelectuais. Médicos. Januário Cicco.

Este trabalho foi investiga, na perspectiva da História da Educação, as práticas educativas realizadas por Januário Cicco ao longo de sua vida pública e atuação como médico. Esse personagem histórico nasceu na cidade de São José de Mipibu no Rio Grande do Norte, no ano de 1881.Concluiu o Curso Secundário no Atheneu Norte-Rio-Grandense em 1897, posteriormente, formou-se na Faculdade de Medicina da Bahia em 1906. Ao longo de sua carreira, na sociedade potiguar, teve destaque na área da saúde e na sociedade potiguar (ARAÚJO, 2000, 2015), (SILVA, GERMANO E NETA (2013), (CASCUDO, 1947, 1984).Atuou enquanto médico particular, Inspetor de Saúde dos Portos, colaborou com diversas instituições de saúde e culturais da Cidade de Natal, num período histórico marcado pelos desejos civilizatórios e higienizadores das elites brasileiras. Para nortear essa pesquisa de cunho biográfico, partimos do seguinte questionamento: O médico Dr. Januário Cicco, ao longo de sua carreira médica e vida pública, desenvolveu quais práticas educativas e com que finalidades? A fim de responder a essa pergunta, a metodologia utilizada foi composta por análise documental e estudo bibliográfico da historiografia referente ao objeto e a assuntos a ele relacionados. Os conceitos de Civilidade (ELIAS, 1994), de Campo (BOURDIEU, 1983; 1989; 2003; 2007) e de Medicina Social (FOUCAULT, 1979) foram elucidados para direcionar teoricamente o estudo. Os documentos históricos analisados na pesquisa constituem-se dos discursos, textos, relatórios e livros publicados pelo biografado; atas da Sociedade de Assistência Hospitalar; jornais e legislação da época; fotografias. Com o intuito de direcionar a investigação das fontes, utilizamos as seguintes categorias de análise: práticas educativas (CERTEAU, 2012) (SAVIANI, 2013) (GALVÃO, LOPES, 2010) (MENEZES, PAIVA E STAMATTO, 2016); ideias educacionais (SAVIANI, 2013) e ideias pedagógico-higienistas (MELO, 2020). Após a realização deste estudo, podemos concluir que Januário Cicco procurou se constituir enquanto intelectual depois de sua formatura com objetivo de complementar sua atuação enquanto clínico-operador. Nas instituições hospitalares, enquanto figura de autoridade, podia construir práticas educativas de caráter estratégico, orientando dos pacientes, organizando o espaço hospitalar, fomentando a ideia de construção da escola de Auxiliares de Enfermagem e a Faculdade de Medicina. Já na sua ação intelectual tinha a possibilidade de utilizar práticas educativas mais táticas, tentando convencer a sociedade e o governo a avançar nas questões sanitárias, através de livros, discursos, relatórios, sendo movido por um desejo cívico, ideário sanitarista e partindo de sua experiência profissional. O ideário defendido por ele era basicamente composto: pela defesa do papel do estado no fomento da instrução publica; a divulgação da educação sanitária; o fortalecimento da puericultura e educação das mães; o ambiente hospitalar enquanto espaço de cultura para além da cura; e a defesa das instituições escolares enquanto fenômeno que poderia contribuir com a profilaxia de doenças.

Interna - ***.088.424-** - MARLUCIA MENEZES DE PAIVA - UFRN
Interna - 2527711 - OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA