Banca de DEFESA: SHEYLA CHARLYSE RODRIGUES DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SHEYLA CHARLYSE RODRIGUES DE OLIVEIRA
DATA : 27/03/2024
LOCAL: PLATAFORMA DE WEBCONFERÊNCIA

A SOCIOLOGIA NA ESCOLA: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE NATAL/RN

Ensino de Sociologia. Representações Sociais. Formação de professores. Reformas curriculares. Sociologia da educação.

Visitar o lugar comum da intermitência curricular que envolve o ensino de Sociologia na educação básica é inevitável, principalmente, quando a proposta é pensar que imagens os estudantes do ensino médio constroem acerca da referida disciplina. Essa instabilidade que se confunde com a história da disciplina na educação básica, capilarizou-se numa série de problemáticas que englobam desde a concepção de um currículo mínimo para o ensino sociológico, as discussões sobre o livro didático e o próprio papel do ensino médio nesse percurso. Interpelamos 149 estudantes da terceira série do ensino médio, no município de Natal, a respeito de suas representações sobre a disciplina de Sociologia. Falar dos currículos da educação básica, de como é neles concebido o ensino médio, como estão sendo formados os seus professores e o espaço que a Sociologia ocupa nesse cenário é localizar o processo de construção da imagem dessa disciplina por estes jovens. O aporte teórico-metodológico utilizado foi, principalmente, a Teoria das Representações Sociais (TRS) de Serge Moscovici (2012; 2013), a coleta de dados foi feita por intermédio da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), seguida de uma organização desses dados em dimensões representativas a partir da Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin (2011) que prosseguiu na estruturação desses dados no Sistema de Espiral Representacional (SER), desenvolvido por Elda Melo (2019), conforme preconiza a Abordagem Estrutural, proposta por Jean-Claude Abric (1999). Assim sendo, esta pesquisa norteou suas discussões em torno das contendas que envolvem a formação de professores, o currículo do ensino médio e suas modificações, além das representações sociais fazendo um movimento de correlação entre as referidas dimensões conceituais. Sobre as representações discentes, os dados nos mostram que os estudantes do ensino médio estabelecem uma relevância à disciplina de Sociologia, que se organiza em torno de uma indispensabilidade dessa cátedra. O discurso da relevância da Sociologia enquanto disciplina escolar é produzido numa realidade dissonante daquilo que constroem os estudantes e é nesse contexto que defendemos que a produção dessa representação social está assentada numa Themata (MOSCOVICI, 2012). A partir dos resultados desse trabalho e de um levantamento de pesquisas anteriores que tratam do ensino de Sociologia e representações sociais sob a perspectiva estudantil, sustentamos que a visão positiva concedida a referida cátedra tem como ideia fonte um Tema que diz respeito a uma crise na educação brasileira e as questões subjacentes a esse processo, como uma formação crítica/não crítica, uma educação emancipatória/conservadora antinomias que envolvem concepções educacionais e, por conseguinte, de formação de professores, de currículo, de sujeito e de sociedade. Emerge uma disciplina de Sociologia importante, pois, as representações sociais dos estudantes fundamentam-se, sobretudo, na compreensão de que diante desse cenário histórico de crise educacional a referida disciplina é ferramenta crucial na compreensão racional e crítica dessa realidade.

Presidente - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO
Externa ao Programa - 2621064 - CYNARA TEIXEIRA RIBEIRO - UFRNExterno ao Programa - 1693229 - GILMAR SANTANA - UFRNExterna à Instituição - MARIA ALDECY RODRIGUES DE LIMA - UFAC
Externo à Instituição - SILVANA CARNEIRO MACIEL - UFPB
Notícia cadastrada em: 25/03/2024 15:30