O presente estudo é o resultado de uma pesquisa historiográfica, documental, qualitativa
que foi realizada na Faculdade de Filosofia de Natal (RN), com o objetivo de analisar a
história da inserção das mulheres nos cursos de Bacharelado em História, Geografia e
Letras Neolatinas. O recorte temporal compreende entre os anos de 1955 e 1964. Esta
escolha se deu pela criação da Faculdade de Filosofia de Natal conforme a Resolução nº
1 de 12 de março de 1955 agregada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte,
federalizada pela Lei nº 3.849, sancionada em 18 de dezembro de 1960, pelo Presidente
Juscelino Kubitschek de Oliveira. Entre os anos de 1961 e 1964, foi observada que na
lista dos diplomados haviam um número 17 estudantes da presença feminina,
principalmente, no curso de Letras Neolatinas. Essas estudantes marcaram, entre outros
eventos, a sua sútil presença na solenidade da escolha da lista tríplice para a Reitoria da
Universidade do Rio Grande do Norte. O trajeto histórico dessas mulheres na vida
acadêmica, nem sempre eram registrados, apenas em nossa busca encontramos
publicizada o registro de 03 mulheres que vivenciaram os impactos da instalação desses
cursos na sociedade. Diante disso, utilizamos para desenvolvimento deste estudo, fontes
documentais a saber: Relatórios, Atas, Ofícios, Livros de Registros estudantil. Também
recorremos às fontes bibliográficas, a fim de compreender os percursos históricos para
subsidiar nosso caminhar teórico metodológico. Nessa perspectiva o estudo se alicerça na
História Cultural e busca a valorização da representação do nosso objeto de estudo, as
mulheres no ensino superior, para a cidade de Natal (CHARTIER, 1988). O lócus de
nossa pesquisa se deu no Arquivo Geral da UFRN, na Biblioteca Zila Mamede-BCZM,
sobretudo em obras raras e especiais. Para fundamentar a presença da mulher nas
instituições de educação superior em Natal, foi necessário recorrer aos escritos de
Bourdieu (1997, 2007, 2012), que fala dos processos de exclusão; Cunha (1980, 1989,
2003, 2004) com os estudos sobre o ensino superior no Brasil; Duarte (1985); Melo e
Calado (2018); com os estudos sobre o percurso das estudantes na instituição pública de
ensino superior em Natal; Perrot (1998, 2005, 2006, 2017, 2019) e Saffioti (1976,1992),
nos mostram o acesso e a invisibilidade das mulheres nos espaços públicos de ensino.
Consideramos ao final do estudo que o acesso das mulheres no espaço de ensino superior
nos cursos de Bacharelado em História, Geografia e Letras Neolatinas em Natal, foi de
relevância para a abertura de um espaço e um campo de formação científica na sociedade
de Natal e para inserção da mulher no mercado de trabalho.