Banca de DEFESA: RAYANNE KAROLAYNE SILVESTRE DA ROCHA

DISCENTE : RAYANNE KAROLAYNE SILVESTRE DA ROCHA
DATA : 27/03/2024
LOCAL: Auditório 02 do PPGEd - NEPSA II

AS AÇÕES DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PARA ESTUDANTES DE PÓSGRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Educação superior. Pós-graduação. Assistência Estudantil.

As novas necessidades produtivas, advindas das metamorfoses do sistema capitalista e do fenômeno de globalização, provocaram mudanças nos sistemas educativos, especialmente na educação superior. O conhecimento passou a ser supervalorizado, pois a nova configuração dos processos e procedimentos de trabalho exigiam novas ferramentas científicas e mão-de-obra mais adequada às demandas. Dessa maneira, a pós-graduação brasileira torna-se alvo de políticas de expansão pelos governos brasileiros, principalmente a partir da década de 1960, com a finalidade de proporcionar a formação de uma mão-de-obra mais preparada e qualificada para atender aos parâmetros do mercado de trabalho global, contribuindo, assim, para o desenvolvimento econômico do país. Com a ampliação da pós-graduação e a criação de diversas políticas de acesso a essa etapa de ensino, diferentes perfis estudantis passaram a compor as instituições de ensino superior, demandando ações que garantissem a permanência e conclusão dos cursos. À luz do materialismo históricodialético, esse trabalho se propõe a analisar as ações de assistência estudantil para estudantes de cursos de pós-graduação, tendo como exemplo a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para tanto, os procedimentos teórico-metodológicos selecionados para o desenvolvimento do estudo inserem-se numa abordagem de caráter qualitativo. Os dados estatísticos constituem a base empírica do estudo. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica que permitiu a revisão da literatura de domínio público e a pesquisa documental, para levantamento e análise de documentos legais que foram importantes na composição das discussões realizadas ao longo do trabalho. Aplicou-se entrevista semiestruturada e questionário que possibilitaram compreender melhor o objeto de estudo na instituição em questão. A pesquisa evidenciou que os estudantes de pós-graduação necessitam de assistência estudantil, uma vez que apresentam diversas demandas que só as bolsas de fomento são insuficientes para supri-las. Na UFRN, ainda não há uma política de assistência estudantil que contemple a etapa de ensino da pós-graduação. As ações de assistência destinadas a atender os pós-graduandos da instituição são limitadas e recebem pouca atenção. Os auxílios estudantis são insuficientes e os processos de seleção acabam sendo excludentes, pois, por falta de recursos, precisam selecionar entre os necessitados, os mais necessitados.

Externo à Instituição - ALLAN SOLANO SOUZA - UERN
Interna - 6396421 - ANDREIA DA SILVA QUINTANILHA SOUSA