Banca de DEFESA: ANDRIALEX WILLIAM DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDRIALEX WILLIAM DA SILVA
DATA : 25/03/2024
LOCAL: Auditório do Bloco de Aulas

ENTRE SABERES DOCENTES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UM PROCESSO FORMATIVO SOBRE A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Deficiência Intelectual; Alfabetização; Formação Docente; Saberes Docentes; Prática Pedagógica.

As discussões sobre formação docente são amplas no campo educacional, tendo como temas frequentes a alfabetização e a Educação Especial. O estudo aqui desenvolvido alinha a três temáticas pensando especificamente na formação continuada de professores alfabetizadores em contextos inclusivos com alunos com deficiência intelectual, nesse sentido traçamos como objetivo principal analisar uma formação continuada do professor no campo da alfabetização da criança com deficiência intelectual, considerando suas possíveis contribuições para os saberes docentes e a prática pedagógica. A pesquisa aborda a deficiência a partir do modelo social, ao considerar o potencial de aprendizagem do aluno com deficiência intelectual e a necessidade de pensar em práticas de alfabetização na perspectiva do letramento que incluam o discente no contexto da escola regular; no campo da formação continuada, no que tange a alfabetização e a educação especial, o estudo entende que as propostas formativas precisam se alinhar a realidade do contexto educacional, promover espaços para a reflexão, e incentivar o pensamento crítico e reflexivo. Com isso, a pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter interventivo promoveu como campo de investigação um curso de formação continuada para professores das redes públicas de ensino do estado do Rio Grande Norte, que teve como temática a alfabetização do aluno com deficiência intelectual. Como resultados identificamos que o espaço de formação continuada pode movimentar os saberes docentes de forma a se ter ganhos qualitativos, como a ampliação da compreensão sobre inclusão escolar, o refinamento do que se entende por deficiência intelectual e a reorganização do que se lê sobre alfabetização. Entendemos que uma mudança nos saberes docentes podem impactar a prática pedagógica, nesse sentido, ainda nos achados da pesquisa, mapeamos propostas didáticas que tomaram dois caminhos curriculares: o primeiro, práticas de alfabetização individualizantes, que fazem uso de diferenciações no currículo voltadas à aprendizagem do aluno com deficiência intelectual; o segundo; propostas universalizantes, desenha práticas que ao considerar um currículo aberto, evita diferenciações com atividades que contempla a diversidade do alunado. Por fim, compreendemos a formação continuada no campo da alfabetização do aluno com deficiência intelectual como um espaço necessário para a manutenção dos saberes docentes e a reflexão sobre a prática pedagógica, defendo que há uma relação íntima entre esses dois elementos.

Interna - 6347805 - DENISE MARIA DE CARVALHO LOPES
Externa à Instituição - DENISE MEYRELLES DE JESUS - UFES