Banca de DEFESA: SARA DE OLIVEIRA SILVA

DISCENTE : SARA DE OLIVEIRA SILVA
DATA : 26/03/2024
LOCAL: Webconferência

“TODO DIA ELA FAZ TUDO SEMPRE IGUAL”: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MULHERES ESTUDANTES DA EJA SOBRE ‘SER MULHER’NA RELAÇÃO COM OS APRENDIZADOS DO TRABALHO DOMÉSTICO NÃO REMUNERADO

Trabalho doméstico não remunerado. Representações sociais. Gênero. Educação de Jovens e Adultos.

Esta pesquisa é uma investigação em representação sociais que se fundamenta teoricamente na teoria das representações sociais e nos estudos de gênero na perspectiva pós estruturalista. Tem como objeto de investigação a relação entre a representação social sobre o ‘ser mulher’ e os aprendizados do trabalho doméstico não remunerado. Parte-se do problema de pesquisa que busca saber: qual a relação entre a representação social do ser mulher com os aprendizados acerca do trabalho doméstico não remunerado? Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e utiliza-se como instrumentos metodológicos a aplicação de um questionário de perfil e entrevistas em profundidade. A investigação se desenvolveu com um grupo de sete (07) mulheres estudantes da Educação de Jovens e Adultos do estado do Rio Grande do Norte na faixa etária de dezesseis a cinquenta e um anos. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho é analisar a relação entre a representação social do ser mulher de mulheres estudantes da Educação de Jovens e Adultos e os aprendizados do trabalho doméstico não remunerado. E para dar-lhe sustentação, elegemos como objetivos específicos investigar qual é a representação social do ser mulher das estudantes da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal João Guió em Arês Rio Grande do Norte e do Instituto Padre Miguelinho em Natal RN e identificar, nessas representações, os aprendizados presentes no cotidiano das estudantes em relação ao trabalho doméstico não remunerado. As analises desenvolvidas apontam para a existência de uma representação social do ser mulher (ser forte) que é construída em uma relação direta com os aprendizados do trabalho doméstico não remunerado recebidos já na infância e seguindo na fase adulta por meio de suas relações familiares e afetivas.

Externa à Instituição - CARIN KLEIN
Presidente - 4197701 - ERIKA DOS REIS GUSMAO ANDRADE
Interna - 1672888 - MARIANGELA MOMO
Notícia cadastrada em: 12/03/2024 14:54