Banca de DEFESA: MARCELLY KATHLEEN PEREIRA LUCAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELLY KATHLEEN PEREIRA LUCAS
DATA : 25/03/2024
LOCAL: Auditório 01 do PPGEd - NEPSA II

TECENDO OS FIOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A DIRETORIA DO ENSINO INDUSTRIAL ENTRE SUJEITOS E REDES DE SOCIABILIDADES (1927-1959)

Educação Profissional. Diretoria do Ensino Industrial. Ensino técnico.

Esta tese tem como objeto de estudo a Diretoria do Ensino Industrial e sua relevância para a organização do ensino industrial. Temos como argumento de tese que a Diretoria do Ensino Industrial pela articulação entre as redes de sociabilidades, ideias e a cultura política organizou o Ensino Industrial no Brasil no período de 1931 a 1959. Para comprovarmos essa hipótese, temos como problemática central: Quais as ações da Diretoria do Ensino Industrial no período de 1931 a 1959 para a organização do Ensino Industrial? E como problemáticas secundárias: como foi criada e quais as fases da Diretoria do Ensino Industrial? Qual a rede de sociabilidades estabelecida entre os engenheiros educadores e outros agentes políticos em torno da Diretoria do Ensino Profissional? Como as ações da Diretoria do Ensino Industrial para a organização e construção de políticas para o ensino industrial. No que concerne ao método utilizamos o método indiciário de Ginzburg (1989) e o entendimento de Ragazzini (2001) a respeito das “fontes para a história da escola e da educação”. O levantamento de dados foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e análises de documentos coletados em arquivos virtuais. As fontes principais são os textos legislativos, disponíveis em meios digitais, através do acervo da Câmara dos deputados. Mas também incluem Relatórios Ministeriais, Mensagens Presidenciais e periódicos dispostas nos acervos da Hemeroteca Digital (BNDigital) e do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), como o acervo Gustavo Capanema. Este trabalho tem como referenciais teóricos: Ciavatta (2015, 2019) sobre a História da Educação Profissional. Medeiros Neta e Ciavatta (2020) sobre a constituição do campo da História da Educação Profissional, Bourdieu (1989) na noção de campo jurídico, autoridade jurídica e violência simbólica, Berstein (1998) sobre a cultura política e Rémond (2003) sobre a História Política. Através da análise das fontes podemos perceber que a criação das Escolas de Aprendizes Artífices e o Serviço de Remodelação foram importantes para a criação do órgão que viria a ser a Diretoria do Ensino Industrial. Desde a criação, esse órgão teve diferentes fases e passou por reestruturações; a rede de sociabilidades de intelectuais foi de alta relevância, para as ações da Diretoria do Ensino Industrial, as quais determinam a organização do ensino industrial a partir de ideias de organização e formação que se materializam na construção de planos e leis.

Externo à Instituição - JOSÉ GERARDO PEDROSA
Interna - 2482088 - CRISLANE BARBOSA DE AZEVEDO