Banca de DEFESA: ARÉCIA SUSÃ MORAIS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARÉCIA SUSÃ MORAIS
DATA : 25/03/2024
LOCAL: Auditório 02 do PPGEd - NEPSA II

O SIMAIS E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE

avaliação externa; organização do trabalho pedagógico; qualidade educacional; Simais.

O objetivo desta tese é analisar as implicações da avaliação externa do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte (Simais) para a organização e o planejamento do trabalho pedagógico dos professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando a influência desse sistema na qualidade da educação da rede pública de ensino do estado. Esse sistema tem sua criação a partir de um macroprojeto de reforma administrativa no estado do Rio Grande do Norte, denominado Governo Cidadão, financiado com recursos do Banco Mundial. No escopo do projeto, está prevista a criação de um sistema de avaliação com a finalidade de nortear as ações da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte no planejamento educacional e no desenvolvimento de estratégias voltadas à elevação do padrão de qualidade da educação e da aprendizagem dos estudantes da rede pública de ensino. Implementado em 2016, o desenho atual do sistema envolve a avaliação externa com os estudantes matriculados nos anos conclusivos do Ensino Fundamental e Ensino Médio das escolas estaduais, com ênfase nas áreas de conhecimento de Língua Portuguesa e Matemática. A pesquisa adota o materialismo histórico-dialético como referencial teórico e metodológico, considerando as categorias totalidade, contradição e mediação. No desenvolvimento deste trabalho, adota como procedimentos a revisão bibliográfica, a análise documental, a aplicação de questionário e a realização de entrevista semiestruturada com técnicos da secretaria, coordenadores e/ou apoio pedagógico, e professores que atuam no 5º ano do Ensino Fundamental nas escolas estaduais. Esta pesquisa constata que a secretaria, mediante a Diretoria Regional de Educação, desenvolveu encontros formativos com a finalidade de discutir sobre o sistema de monitoramento e avaliação e trabalhar com as matrizes de avaliação. No contexto das escolas, o estudo aponta que os professores têm concepções distintas quanto à finalidade desse sistema e que a maior parte dos professores não tem conhecimento sobre os resultados da sua escola e as formas de acesso e não parece que tais dados são apreendidos na organização do seu trabalho pedagógico. Os dados demonstram um maior protagonismo da avaliação externa em nível nacional do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) na organização do trabalho pedagógico, ocorrendo processos de treinamento e utilização de simulados com os estudantes, enfocando matrizes e descritores das áreas de conhecimento avaliadas. Tendo em vista incrementar os resultados, os professores podem ser levados a adotar ações pedagógicas sob a perspectiva das avaliações externas. O estudo destaca a necessidade de o Estado, mediante a Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte, utilizar os resultados da avaliação externa do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional como subsídio para desenvolver ações e projetos educacionais que assegurem a qualidade educacional das escolas, e, consequentemente, contribuam com melhorias no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.

Externo à Instituição - GIVANILDO DA SILVA
Externo à Instituição - ALLAN SOLANO SOUZA - UERN
Externa à Instituição - FRANCISCA EDILMA BRAGA SOARES AURELIANO
Presidente - 1646204 - LUCIANE TERRA DOS SANTOS GARCIA