Banca de DEFESA: ERIKA TALITA DA SILVA GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ERIKA TALITA DA SILVA GOMES
DATA : 22/03/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Webconferência
TÍTULO:

PROJETO G: EM BUSCA DA SUPERAÇÃO DOS BAIXOS ÍNDICES EDUCACIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE NATAL PARA QUAL CONCEPÇÃO DE QUALIDADE?


PALAVRAS-CHAVES:

-


PÁGINAS: 269
RESUMO:

Essa dissertação tem como objetivo analisar o Projeto G, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME), com foco em sua concepção de qualidade e nas orientações formativas para as escolas com baixo Ideb na rede municipal de Natal, como parte das políticas de avaliação educacional gerenciais apresentadas no país. Para isso, foram conduzidas entrevistas com quatro servidoras da SME-Natal que participaram do processo de concepção e implementação do projeto. Além disso, foram utilizados documentos como relatórios e apresentações do Projeto G disponibilizados pelas entrevistadas, leis nacionais e municipais, e notícias do website da Prefeitura de Natal. Quanto à abordagem de pesquisa, este trabalho se caracteriza como qualitativo. Seguindo a perspectiva de Lüdke e André (1986), a pesquisa qualitativa utiliza o ambiente natural como principal fonte de dados, com o pesquisador sendo seu principal instrumento. Este estudo revelou que, apesar da concepção mais abrangente de qualidade relatada pelas servidoras da SME, é possível perceber que o Projeto G foi fortemente influenciado por políticas gerenciais, adotando uma perspectiva de qualidade também gerencial. Essa abordagem de qualidade tem como prioridade os resultados quantificáveis e desconsidera as demais variáveis que compõem o processo de ensino-aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALLAN SOLANO SOUZA - UERN
Interna - 1646204 - LUCIANE TERRA DOS SANTOS GARCIA
Presidente - 2321231 - RUTE REGIS DE OLIVEIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 11/03/2024 09:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao