Banca de DEFESA: DAVID JOSE DE LIMA SILVA

DISCENTE : DAVID JOSE DE LIMA SILVA
DATA : 14/03/2024
LOCAL: Auditório 01 do PPGEd - NEPSA II

INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: COMPREENSÕES A PARTIR DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Inovação pedagógica. Tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC). Educação Física Escolar. Agreste Potiguar.

O estudo buscou compreender se a ideia de inovação pedagógica de professores/as de Educação Física da microrregião do Agreste Potiguar, se relaciona com o uso e apropriação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC's) como potencial pedagógico técnico, crítico e criativo. Para tanto, a pesquisa utilizou a abordagem qualitativa e descritiva, o procedimento adotado para investigação foi estruturado a partir do trabalho de campo, utilizando como procedimentos para levantamento das informações um questionário, para caracterização do perfil socioprofissional dos participantes, e uma entrevista semiestruturada. Posteriormente, as informações foram analisadas e interpretadas em diálogo com a visão dos autores que compõem a fundamentação teórica envolvida na temática. Participaram do estudo, cinco professores/as de Educação Física, atuantes em quatro instituições da rede pública de ensino municipal e estadual (Ensino Fundamental), em três cidades da microrregião do Agreste Potiguar (Nova Cruz, Santo Antônio e Monte Alegre - RN). A compreensão docente sobre o fenômeno da inovação pedagógica se aproxima de fatores como a inserção de novidades ou atualizações no processo de ensino e a intencionalidade na melhoria das práticas pedagógicas. As TDIC’s são compreendidas de forma muito técnica, pouco crítica e por vezes criativa, não se evidencia uma compreensão capaz de dialogar com as influências e complexidades existentes entre tecnologias e sociedade, por outro lado, há uma relação antagônica, ora atribuindo-se valor positivo, ora negativo ao uso das TDIC’s nas intervenções pedagógicas. O estudo identificou aspectos condicionantes e potenciadores do trabalho docente quanto à reflexão sobre o uso e apropriação das TDIC’s nas aulas de Educação Física. Como categorias condicionantes ressaltamos as condições materiais de infraestrutura que as escolas dispõem, a vulnerabilidade socioeconômica dos/as alunos/as e a formação do/a professor/a. Já como potencialidades para um ensino pautado em um viés crítico, foi possível identificar como possibilidades a ampliação do conhecimento; o universo de conteúdos variados do componente curricular e o desenvolvimento da autonomia.

Externo à Instituição - ALISON PEREIRA BATISTA - IFRN
Externo ao Programa - 1714277 - ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS - nullPresidente - 1659071 - MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 01/03/2024 07:54