Banca de DEFESA: ANA GLEYSCE MOURA BRITO

DISCENTE : ANA GLEYSCE MOURA BRITO
DATA : 04/03/2024
LOCAL: Webconferência

O PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE UMA ESCOLA PREMIADA DO MUNICÍPIO DE SOBRAL-CE SOBRE A POLÍTICA DE ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL IMPLEMENTADA NO CEARÁ

Nova Gestão Pública. Accountability educacional. Prêmio Escola Nota Dez. Trabalho docente.

A presente dissertação teve como objetivo geral analisar a percepção dos professores e das professoras do 2º, do 5º e do 9º ano sobre o Prêmio Escola Nota Dez em relação ao trabalho docente de uma escola da rede municipal de Sobral-CE premiada no ano de 2022. Os seguintes objetivos específicos foram delineados para a realização desta investigação: 1) contextualizar as reformas educacionais realizadas no Brasil a partir dos anos de 1990; 2) analisar a política de accountability educacional instituída no estado do Ceará e no município de Sobral-CE e as implicações no trabalho docente da rede municipal sobralense; 3) analisar a percepção dos professores e das professoras de uma escola premiada de Sobral-CE em relação ao Prêmio Escola Nota Dez e às suas implicações no trabalho docente da rede municipal de ensino. Como referencial teórico-metodológico, a pesquisa foi desenvolvida com base nos fundamentos do Materialismo Histórico-Dialético. Quanto aos procedimentos metodológicos, optou-se pelas pesquisas bibliográfica e documental e, no que se refere à produção de dados empíricos, definiu-se como instrumento de coleta a realização de entrevista semiestruturada com seis docentes das turmas contempladas pelo Prêmio Escola Nota Dez em 2022. A relevância da pesquisa para a área da Educação e, especificamente, para os campos de estudo sobre políticas educacionais e sobre o trabalho docente, justifica-se por ampliar as discussões acerca das implicações da adoção de políticas educacionais com base em modelos gerenciais no âmbito das redes estaduais e municipais de ensino no país, haja vista essa ser uma tendência global. Como resultados da pesquisa, evidenciou-se a incorporação pelos próprios docentes de valores e de práticas da Nova Gestão Pública, assim como certa naturalização de um longo processo de precarização do trabalho docente na rede municipal de Sobral-CE.

Interno - 1458867 - GILMAR BARBOSA GUEDES
Externo à Instituição - KILDO ADEVAIR DOS SANTOS