Banca de DEFESA: EDILSON PAULO DE SOUZA

DISCENTE : EDILSON PAULO DE SOUZA
DATA : 15/12/2023
LOCAL: Auditório 01 do PPGEd - NEPSA II

A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA ARAÚJO: UMA GESTÃO ESCOLAR OUTRA É POSSÍVEL? (2005-2011)

Gestão escolar decolonial; Colonialidade da educação escolar; Feira literária; Sertania; Direito social à educação.

Este trabalho tem como objeto de estudo a experiência da gestão da Escola Estadual Professora Maria Araújo, localizada no distrito litoral Pium, Parnamirim, Rio Grande do Norte, durante o período compreendido entre dezembro de 2005 a dezembro de 2011. O estudo dessa experiência se constitui em um exercício introdutório ao pensamento decolonial em gestão escolar, articulando o pensamento freiriano à concepção metodológica do artesanato intelectual, considerando a investigaçãocientífica associada à vida cotidiana, à busca epistêmica do Grupo de Pesquisa Sertaniae Educação, por um entendimento crítico do processo histórico que contorna a educação no Brasil. Nesse sentido, indaga-se: é possível pensar uma decolonialidade da gestão escolar a partir da experiência vivenciada pela Escola Estadual Professora Maria Araújo? Desse modo, investiga-se a colonialidade da gestão e da educação escolar relacionando-as aos conceitos da colonialidade do poder, do saber e do ser, a partir do referencial Modernidade/colonialidade, definido por autores como Aníbal Quijano, Walter Mignolo, Catherine Walsh, Maldonado-Torres, entre outros. Assim, afasta-se a afirmação de que a gestão escolar é necessariamente democrática, apenas pela sua determinação normativa, importando imergir no objeto de estudo, de modo que ele possa falar sem partir de verdades pré-estabelecidas, como por exemplo a afirmação de que a gestão é democrática porque encontra-se na Constituição Federal ou na LDB. Por isso, além do estudo do marco normativo que define e regula o processo das primeiras eleições diretas para diretor e vice-diretor na rede estadual de educação do Rio Grande do Norte, no ano de 2005, destaca-se o papel assumido pelo Conselho Escolar comoente institucional essencial para a manutenção do processo sucessório através de eleições diretas, com a participação da comunidade. Ademais, enfatiza a experiência da FLIEMA, no período compreendido entre 2008 a 2011, situando-a como o elemento articulador fundamental da gestão da escola, durante o período pesquisado, bem como seu reconhecimento social na comunidade. Busca-se, portanto, nos indícios da gestão daEscola Estudada; nas pessoas e em suas atitudes no trabalho da gestão, as respostas à compreensão do que foi a experiência vivenciada nessa unidade de ensino, problematizando a possibilidade de uma educação escolar outra enquanto forma de resistência ontológica.

Externa à Instituição - BRUNA TARCILIA FERRAZ
Interna - 2527711 - OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA
Presidente - 3280986 - WALTER PINHEIRO BARBOSA JUNIOR
Notícia cadastrada em: 27/11/2023 11:19