Banca de DEFESA: ISABELLE EMILY FERREIRA DE SOUZA TAVARES

DISCENTE : ISABELLE EMILY FERREIRA DE SOUZA TAVARES
DATA : 21/12/2023
LOCAL: Sala de Multimeios 02 - Centro de Educação

PRÁTICAS DOCENTES E OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI) NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Educação de Jovens e Adultos (EJA); Deficiência Intelectual e Práticas Docentes.

As práticas docentes têm em sua ação a materialização dos conceitos teóricos acerca de “que aluno temos e que educação queremos” para nossa sociedade. No que concerne à inclusão, dada a sua importância, tem sido recorrentemente discutida entre os profissionais da educação, perpassando todos os níveis de ensino. Assim, a investigação proposta nesta dissertação objetiva analisar as práticas docentes de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) desenvolvidas com alunos com Deficiência Intelectual (DI). De forma mais específica: a)Descrever práticas docentes desenvolvidas com alunos com DI na EJA; b) Sistematizar concepções dos docentes acerca dos processos de aprendizagem desses alunos com DI e c)Identificar as repercussões das práticas docentes no percurso escolar dos discentes com DI. Quanto à natureza, esta pesquisa é exploratória, de cunho qualitativo, tendo como procedimento o estudo de caso. Os dados foram coletados a partir de observações sistemáticas de aulas registradas em diário de campo e de entrevistas semiestruturadas realizadas com os docentes e discentes. No que tange à amostra dos participantes da pesquisa, os critérios para a escolha dos professores foram: ter formação inicial em Pedagogia, atuar no primeiro segmento da EJA com alunos com Deficiência Intelectual. Já os critérios de seleção das alunas foram: a) ser do primeiro segmento da EJA, b) Ter laudo ou suspeita de Deficiência Intelectual. Os dados obtidos nas entrevistas e observações foram organizados nas seguintes categorias: 1) Práticas docentes para quais discentes: uma conversa acerca do conceito de acessibilidade pedagógica; 2)Professor generalista e o professor da educação especial na EJA: Retratos de um contexto; 3)Trajetória escolar do aluno da EJA com DI.A análise das práticas docentes de professores da EJA desenvolvidas com alunos com DI possibilitaram vislumbrar o espaço pedagógico como uma espaço de dupla exclusão e vulnerabilidade para o público alvo da Educação Especial, bem como o silenciamento das demandas pedagógicas de jovens e adultos nesses espaços. O estudo conclui que investigações acerca das práticas docentes na EJA permitem vocalizações de grupos historicamente excluídos e silenciados dos processos de ensino e aprendizagem escolar como os jovens e adultos com DI.

Interna - 3144003 - GESSICA FABIELY FONSECA
Interna - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS
Externa à Instituição - PRISCILA BENITEZ
Notícia cadastrada em: 16/11/2023 11:34