Banca de DEFESA: LIDIANE PEREIRA DA SILVA

DISCENTE : LIDIANE PEREIRA DA SILVA
DATA : 20/10/2023
LOCAL: AUDITÓRIO DO NEPSA II

O OLHAR DISCENTE SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES SURDAS E O USO DE FERRAMENTAS EDUCACIONAIS DIGITAIS

Ferramentas Educacionais Digitais; Formação inicial de surdos; Práticas docentes surdas; Letras - Língua portuguesa e Libras.

O uso de tecnologias digitais pelos indivíduos promove práticas socioculturais que refletem diretamente nos processos de aprender. No contexto acadêmico, o estudante surdo vivencia experiências que configuram um processo de ensino e aprendizagem visual. Reconhecendo a necessidade de se adotar metodologias que sintonizem os cursos de ensino superior com desafios tecnológicos da atualidade e que contemplem os aspectos visuais da cultura surda, este trabalho teve como objetivo geral analisar a percepção de alunos surdos do Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Libras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) acerca do uso das ferramentas educacionais digitais no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, traçamos como objetivos específicos, a saber: i) identificar a percepção de estudantes surdas em formação sobre o uso das ferramentas educacionais digitais no processo de ensino e aprendizagem; ii) identificar o perfil e apropriação tecnológica dos estudantes surdos do Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Libras da UFRN em formação; e, iii) diagnosticar as necessidades formativas quanto ao uso de ferramentas educacionais digitais nas práticas docentes de acadêmicos surdos. O estudo traz como aporte teórico os Estudos Surdos em educação na concepção crítica que destaca o papel da língua de sinais na produção de experiências, a qual somos norteados a (re)pensar os usos das tecnologias digitais na formação de estudantes surdos. Articular as questões que envolvem as reflexões trazidas pelos próprios estudantes, é colocá-los como protagonistas da sua própria formação. A pesquisa assumiu abordagem qualitativa com delineamento descritivo-interpretativo e elementos de um estudo de caso. Os sujeitos participantes foram cinco estudantes surdas do curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras da UFRN, regularmente matriculadas na disciplina de Estágio Supervisionado de Formação de Professores para o Ensino Fundamental. Os dados foram coletados a partir de uma entrevista semiestruturada realizada em Língua Brasileira de Sinais, registrada por intermédio de vídeogravações realizadas na plataforma digital Zoom Meetings. A análise dos dados se deu mediante a técnica da análise de conteúdo, com base em Bardin, organizados em três categorias de análise: 1) a utilização das ferramentas educacionais digitais em sala de aula; 2): identificação das ferramentas educacionais digitais: na vida acadêmica dos discentes surdos, e 3) tipos de metodologias de ensino aplicadas com as ferramentas educacionais digitais pelos docentes. Os resultados encontrados permitem destacar aspectos importantes nas implicações pedagógicas favoráveis à utilização de ferramentas educacionais digitais no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos, como o potencial de versatilidade desses recursos nas estratégias pedagógicas, sobretudo, com a Língua Portuguesa escrita. Porém, importa considerar que, apenas o uso desses recursos, sem uma efetiva objetividade e criticidade, não implica em rupturas de práticas metodológicas enraizadas ao longo do tempo. Para isso, é demandado esforço, tempo e estudo. E é nesse sentido que outras pesquisas devem surgir para fomentar novas perspectivas que contribuam para a notabilização do assunto.

Presidente - 2313711 - FLAVIA ROLDAN VIANA
Interna - 3144003 - GESSICA FABIELY FONSECA
Externo à Instituição - ALINE DE MENEZES BREGONCI - UFES
Notícia cadastrada em: 16/10/2023 09:05