Banca de DEFESA: GIRLIANY SANTIAGO SOARES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GIRLIANY SANTIAGO SOARES
DATA : 29/08/2023
LOCAL: Auditório 1 do NEPSA II + Plataforma de webconferência (híbrido)

PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (PNAES) E A REALIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (2020- 2021): um estudo crítico das materialidades da ação pública

Políticas públicas; UFERSA; Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES.

Esta pesquisa se propõe a analisar as ações do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) – bolsas e auxílios – na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), levando em consideração normas, valores, algoritmos e imagens que definem a ação pública em sua materialidade. A abordagem Cognitiva de Políticas Públicas (ACPP) dará a direção para entendermos as coalizões de força entre os atores envolvidos no processo para assimilar os meandros dessa política (Muller, 2018; Muller; Surel, 2002). Para tanto, trazemos a pergunta de partida, qual seja: quais são as ideias presentes nos discursos dos gestores e discentes da UFERSA acerca do papel do PNAES para a garantia da permanência no ensino superior? É relevante dar voz a esses atores sociais e mapear seus discursos, porque compreendemos que as políticas públicas, no geral, e as educacionais, em particular, são estratégias promovidas com o objetivo de implementar um determinado modelo social, bem como saber se esse modelo social defende a educação como direito ou com um benefício para poucos. No campo empírico, pretendemos focar no PNAES como política pública de educação direcionada a estudantes das IFEs brasileiras em situação de vulnerabilidade social e econômica. Para entendermos as facetas dessa política, adentraremos na fundamentação teórica e metodológica da assistência estudantil como política pública social. Utilizaremos, como procedimentos de pesquisa, entrevistas direcionadas a quatro gestores que executam a política de assistência estudantil na UFERSA e questionários aplicados a sete estudantes engajadas no DCE, além de análises dos documentos oficiais, legislações, resoluções, relatórios de gestão que tratam da materialização do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) na UFERSA, no período de 2020 a 2021.

Presidente - 6396421 - ANDREIA DA SILVA QUINTANILHA SOUSA
Externa à Instituição - CARINA ELISABETH MACIEL - UFMS
Externa à Instituição - CLEIDE EMILIA FAYE PEDROSA - UFS
Interno - 1458867 - GILMAR BARBOSA GUEDES