Banca de DEFESA: ANTONIO FERNANDES DE SOUZA JUNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANTONIO FERNANDES DE SOUZA JUNIOR
DATA : 04/09/2023
LOCAL: Plataforma de webconferência (online)

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E LINGUAGEM: AS DESCONTINUIDADES E TRANSFORMAÇÕES NAS POLÍTICAS CURRICULARES

BNCC; PCN; PCNEM.

A explicitação dos diálogos entre a Educação Física escolar e a linguagem ganham destaque diante dos contextos de ressignificação da área a partir das décadas de 1980 e 1990, que mobilizaram a incorporação de diferentes compreensões epistêmicas, enquanto crítica as tendências da Educação Física vinculadas, quase que exclusivamente, ao campo das ciências biológicas e da saúde. Este cenário, aliado ao contexto de redemocratização do país, mobilizou a construção de políticas curriculares para Educação Básica, atravessadas por relações de poder que se mantiveram em tensionamento na construção dos diferentes documentos curriculares a nível nacional. Assim, temos como objetivo: compreender os itinerários epistemológicos das concepções de linguagem nos discursos das Políticas Curriculares Nacionais para a Educação Básica no que se refere à Educação Física escolar a partir da década de 1980. Para tanto, acionamos os Estudos Culturais como aporte teórico, diante das nossas preocupações com as significações culturais, diante das relações de poder envolvidas na construção dos documentos que expressão essas políticas curriculares, a saber: os Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física para o Ensino Fundamental I e II; o Parâmetro Curricular Nacional da Educação Física para o Ensino Médio; e a Base Nacional Comum Curricular. Nesses documentos encontramos a presença de diferentes fluxos de pensamento sobre a linguagem, com a psicomotricidade, a fenomenologia baseada Merleau-Ponty, a semiótica estruturalista, a semiótica peirceana, o agir comunicativo de Habermas e a expressão corporal com linguagem. Nesse sentido, esses documentos apontam para diferentes descaminhos e transformações que ocorreram em relação as noções sobre a linguagem acionada nas políticas curriculares para a Educação Básica em relação à Educação Física escolar.

Externo à Instituição - FELIPE QUINTÃO DE ALMEIDA - UFES
Externo à Instituição - ALAN QUEIROZ DA COSTA - UPE
Presidente - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO
Interno - 1659071 - MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA