Banca de DEFESA: FABYANA SOARES DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABYANA SOARES DE OLIVEIRA
DATA : 25/08/2023
LOCAL: Auditório 1 do PPGEd do NEPSA II + Plataforma de webconferência (híbrido)

INTERFACES DA PRÁTICA DOCENTE INCLUSIVA: DIÁLOGO COM A FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Educação Física Escolar. Formação continuada colaborativa. Inclusão.

A temática da inclusão nas aulas de Educação Física Escolar e na formação continuada vem sendo discutida em vários estudos. Mas, apesar disso, muitos são os anseios e inquietações dos professores em suas ações para promover experiências educacionais que considerem a especificidade e a subjetividade de cada educando, sejam eles com ou sem deficiência, o que se torna um dos desafios encontrados na prática docente. Nesse contexto, é necessário investir em propostas que oportunizem a ampliação do conhecimento em diálogo com a realidade e valorizem a participação de todos os educandos durante o processo de ensino e aprendizagem, partindo de um conceito ampliado de inclusão, sendo a formação continuada um dos caminhos para a ampliação do conhecimento. Dessa maneira, o presente estudo tem como objetivo geral analisar os desdobramentos de uma formação continuada colaborativa na prática inclusiva do professor de Educação Física. Para isso, elegemos como caminho metodológico investigativo a abordagem qualitativa por meio da prática de pesquisa-ação colaborativa, que contou com a participação de dezenove professores de Educação Física e dois coordenadores do setor de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação Básica (SMEB) do município de Ceará-Mirim/RN. Desenvolvemos a entrevista semiestruturada para melhor compreender a realidade dos professores e assim organizar os próximos passos da intervenção. Em seguida, estruturamos a formação continuada colaborativa em dez encontros formativos, sendo três de forma virtual e sete presenciais, considerando a necessidade de formação e da prática docente estruturada através do ensino remoto, apontada pelos professores colaboradores, fundamentando-se na Educação Física Escolar diante da perspectiva inclusiva e tendo como base a discussão sobre currículo, em diálogo com a BNCC. O espaço de formação colaborativa teve como propósito refletir sobre a prática docente, dando voz aos atores do processo, bem como proporcionar a construção e socialização de saberes docentes, os quais foram se entrelaçando mediante as trocas, o espaço de escuta e de voz, de interação e de vivências, sendo, portanto, o diferencial durante o desenvolvimento da formação continuada. Como resultado, a proposta de intervenção possibilitou ampliar os olhares acerca do trabalho colaborativo entre pesquisadora e docentes. Além disso, nesse processo de saberes docentes protagonizados, construídos, ressignificados e transformados, temos como peça-chave a subjetividade dos professores colaboradores. Através desse caminho foi possível entrelaçar saberes e construir tantos outros, o que contribuiu para a formação docente dos professores participantes, principalmente no que diz respeito a uma proposta de aulas na perspectiva inclusiva, considerando a diversificação do conteúdo.

Externo ao Programa - 1714277 - ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS - nullInterna - 3144003 - GESSICA FABIELY FONSECA
Externa à Instituição - GRACIELE MASSOLI RODRIGUES - USJT
Presidente - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS
Externa à Instituição - MARIA DAS GRAÇAS CARVALHO SILVA DE SÁ - UFES