Banca de DEFESA: CELIA FONSECA DE LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CELIA FONSECA DE LIMA
DATA : 24/08/2023
LOCAL: Plataforma de webconferência (online)

ENSINO COLABORATIVO: PARCERIA EM COLABORAÇÃO ENTRE OS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Ensino Colaborativo. Estratégia pedagógica. Práticas Pedagógicas Docente.

Considerando as dificuldades dos professores de classes comuns numa escola do Ensino Médio em ensinar para estudantes Público-Alvo da Educação Especial (Paee) e em busca de soluções para superá-las, indica-se a implementação do Ensino Colaborativo questionando quais suas implicações para a prática pedagógica docente desses estudantes no Ensino Médio. A investigação foi realizada por meio de intervenções nas práticas pedagógicas numa turma da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Amaro Cavalcanti na cidade de Jardim de Piranhas – RN, em colaboração com 12 (doze) professores, sendo 11(onze) das disciplinas curriculares da classe comum e a professora da Educação Especial que acompanha pedagogicamente 2 (dois) adolescentes Paee na turma citada e teve como objetivo geral analisar as implicações do Ensino Colaborativo às práticas pedagógicas docentes de estudantes Paee no Ensino Médio. Com base nos princípios metodológicos de uma pesquisa ação colaborativa teve como procedimentos para a coleta dos dados os seguintes instrumentos: questionários e observações participantes com registros no diário de campo e para as análises dos dados, realizou-se o método de análises de conteúdo. Apresenta no seu aporte teórico, aspectos conceituais acerca do Ensino Colaborativo, Estratégia Pedagógica, Práticas Pedagógicas Docente e Educação Inclusiva. Para alcançar o objetivo geral se fez necessário identificar as implicações do Ensino Colaborativo implementada na prática pedagógica docente desses estudantes. Assim, obteve-se por meio das análises que dentre várias implicações, destacam-se do ponto de vista dos professores partícipes: implicou em mudanças para a forma de se planejar na escola investigada; promoveu um trabalho interdisciplinar por áreas de conhecimento com os professores das disciplinas curriculares do Ensino Médio; dinamizou o processo de inclusão com o compartilhamento da prática pedagógica docente, sendo que cada um foi responsável por sua área de atuação em sala; resultou na inclusão e escolarização de estudantes Paee na realidade vivida; houve avanços para a realização dos suportes instrucionais na realização das adaptações e flexibilizações das atividades avaliativas; contribuiu para a realização da prática pedagógica inclusiva no Ensino Médio. Verificou-se que as implicações das ações promovidas pela implementação do Ensino Colaborativo às práticas pedagógicas docentes de estudantes Paee no Ensino Médio ampliaram as possibilidades de incluir e de assegurar metas, ações para alcançar a sua inclusão e escolarização, pois ficou comprovado que essa estratégia de ensino é uma importante aliada para os professores trabalharem uma prática pedagógica inclusiva. Por fim, o estudo conclui que o Ensino Colaborativo à prática pedagógica docente de estudantes Paee no Ensino Médio ressignificou o fazer pedagógico para uma prática pedagógica inclusiva, visto que implicou, de forma geral, na desconstrução de uma cultura profissionalmente individualista dos professores do Ensino Médio da escola investigada de modo a produzir mudanças significativas no trabalho docente.

Interna - 3144003 - GESSICA FABIELY FONSECA
Externo à Instituição - MACKSON LUIZ FERNANDES DA COSTA - IFRN