Banca de DEFESA: ANA APARECIDA TAVARES DA SILVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA APARECIDA TAVARES DA SILVEIRA
DATA : 14/08/2023
LOCAL: Auditório 1 do NEPSA II + Plataforma de webconferência (híbrido)

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Escola. Barreiras. Procedimentos. Acessibilidade. Inclusão.

Alcançar aulas de Educação Física inclusivas nas escolas tem sido o desejo de muitos/as docentes desse componente curricular. Contudo, encontrar e desenvolver estratégias que tornem esse caminho possível têm sido, muitas vezes, uma jornada solitária sem saber o que fazer, a base da tentativa, do erro e do acerto, principalmente quando o/a estudante tem deficiência. Todavia, a acessibilidade, a participação e o aprendizado desse público-alvo na escola são um direito garantido na Lei Brasileira de Inclusão, exigindo que docentes desenvolvam estratégias pedagógicas que favoreçam a inclusão. Nessa compreensão, o referido estudo tem por objetivo analisar estratégias pedagógicas inclusivas e suas implicações para inclusão dos/as estudantes com deficiência no ensino da Educação Física escolar. Trata-se de uma pesquisa colaborativa por envolver ao mesmo tempo a investigação e a formação em um processo de colaboração dialógico e dialético sobre os saberes teóricos e práticos da ação docente. A natureza da abordagem é qualitativa e os instrumentos de construção de dados foram entrevistas, diário de campo e observação sistemática, tendo sido analisados a partir da análise de conteúdo. Participaram da pesquisa trinta docentes de Educação Física que lecionam no ensino fundamental das escolas municipais da cidade do Natal. Foram identificadas na literatura e nas práticas docentes do público-alvo várias estratégias pedagógicas inclusivas que favorecem a inclusão do/a estudante com deficiência nas aulas de Educação Física, contribuído para a sistematização destas em categorias de acordo com quatro dimensões da acessibilidade: atitudinal (categorias: rede de apoio, formação continuada na perspectiva inclusiva, par tutor/a e sensibilização); instrumental (categorias: tecnologias e materiais), comunicacional (categorias: interpessoal ou face a face, escrita e digital); e metodológica (categorias: planejamento inclusivo, didática e avaliação). Conclui-se que as estratégias pedagógicas inclusivas identificadas na pesquisa, vivenciadas e debatidas nos encontros formativos colaborativos, observadas nas práticas docentes nas escolas e sistematizadas nas dimensões da acessibilidade, se constituem uma base teórico prática que fundamenta o ensino inclusivo da Educação Física na escola, ressignificando-o. Isso porque oferece aos/as docentes caminhos possíveis com perspectivas de identificar e enfrentar as barreiras postas ao ensino incluso do/a estudante com deficiência nas aulas de Educação Física, indicando as mais variadas possibilidades de acessibilidade que a prática pedagógica pode oferecer.

Externo à Instituição - JOSÉ FRANCISCO CHICON - UFES
Externa à Instituição - MARIA DAS GRAÇAS CARVALHO SILVA DE SÁ - UFES
Externo ao Programa - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI - nullExterno ao Programa - 1714277 - ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS - nullInterna - 3144003 - GESSICA FABIELY FONSECA
Presidente - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS