Banca de DEFESA: JOSÉ GONÇALVES DE ARAÚJO FILHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ GONÇALVES DE ARAÚJO FILHO
DATA : 24/07/2023
LOCAL: Universidade Federal do Cariri + Plataforma de webconferência (híbrido)

POR UMA HISTÓRIA DO ENSINO DE ENGENHARIA NA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA): 1993 - 2023

História da Educação em Engenharia. Ensino de Engenharia. História da Engenharia.

Esta tese apresenta uma análise histórica sobre a criação e desenvolvimento do Curso de Engenharia de Produção na Universidade Regional do Cariri (URCA), tomando como ponto de partida o ano de 1993, quando ocorreram as primeiras movimentações em prol da criação do curso, até o presente momento, véspera de completar 30 anos de sua existência. A tese firma o entendimento de que, numa perspectiva histórica, as funções e características sociais da formação dos engenheiros de produção foram moldadas sob influência de uma lógica fortemente marcada pela ideologia neoliberal, principalmente a partir do último quartel do segunda metade do século XX. Portanto, no âmbito da educação em engenharia, a primazia da modalidade de ensino de engenharia de produção é senão a expressão ideológica acabada desta etapa neoliberal do padrão de acumulação capitalista, cuja mentalidade, em última instância, é servir ao mercado e satisfazer seus desejos. A pesquisa vincula-se à linha “Educação, estudos sócio-históricos e filosóficos da educação brasileira” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No referencial teórico-metodológico são estabelecidas, sob a luz especialmente da tradição marxista, as categorias de análise “classes sociais”, “luta de classes”, “ideologia”, “hegemonia”, “neoliberalismo”, “educação e trabalho”, que ajudaram, sob o prisma da tradição há pouco citada marxista, a entender as contradições de classes no período analisado. O estudo recorreu a uma extensa referência historiográfica, fontes sobre a constituição de instituições de ensino e entidades de classe ligadas ao ensino e prática da engenharia. A pesquisa apresenta reflexões sobre os impactos das políticas neoliberais adotadas no ensino superior nas universidades estaduais cearenses que fez surgir nos anos de 1990 o primeiro e único curso de engenharia da URCA. O intuito foi de compreender a quais atores atenderiam a criação desse curso numa pequena instituição pública de ensino superior no contexto das eras Tasso Jereissati (1995 - 1999) no Ceará e Fernando Henrique Cardoso (1995 - 2002) no Brasil, quando centenas de novos cursos de engenharia foram frutos da exigência obrigatória do grande capital para “produzir mais em menos tempo”. Contraditoriamente, o curso de engenharia da URCA -pensado para se encaixar com perfeição no desenho institucional do sistema de ensino superior cearense promovido na era Tasso/FHC -, sofreu reveses ao longo dessa três décadas de existência, uma vez que não combinava/combina com o contínuo ajuste fiscal do Estado nem tampouco com a avidez empresarial por retornos rápidos e fáceis dos investimentos públicos e privados, características essenciais do paradigma neoliberal.

Presidente - 2527711 - OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA
Interna - 1646204 - LUCIANE TERRA DOS SANTOS GARCIA
Interno - 1458867 - GILMAR BARBOSA GUEDES
Externo ao Programa - 2859852 - MAX LEANDRO DE ARAUJO BRITO - UFRNExterna à Instituição - LENINA LOPES SOARES SILVA - IFRN