Banca de DEFESA: LUANA PEREIRA DA CUNHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUANA PEREIRA DA CUNHA
DATA : 26/07/2023
HORA: 14:00
LOCAL: PLATAFORMA DE WEBCONFERÊNCIA
TÍTULO:

APRENDIZAGENS DOCENTES EM CENA: A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO A PARTIR DE SITUAÇÔES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM NO CLUMAT.


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem docente. Situação Desencadeadora de Aprendizagem. Organização do ensino. CluMat. Professoras em formação.


PÁGINAS: 249
RESUMO:

Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa Educação, Construção das Ciências e Práticas
Educativas, do programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal
do Rio Grande do Norte (UFRN). O principal objetivo foi investigar quais aprendizagens
docentes que emergem para as professoras em formação na organização do ensino com
Situações Desencadeadoras de Aprendizagem ao participar de ações formativas no CluMat
(Clube de Matemática) – contexto da pesquisa. Ao entender que tornar-se professor requer uma
atividade docente intencional e sistemática e nesse processo precisamos interagir com
elementos, desse modo o CluMat passa ser um lócus privilegiado da investigação, tendo como
participantes da pesquisa: professoras em formação – inicial ou continuada - que desenvolvem
as ações no Clube. A pesquisa foi fundamentada teórico e metodologicamente na Teoria
Histórico-Cultural (Vygotsky), Teoria da Atividade (Leontiev) e Atividade Orientadora de
Ensino (Moura). Na construção do percurso investigativo definimos como método a Teoria
Histórico-Cultural, assim considerando os princípios da pesquisa em Educação, entendemos
que a pesquisa concretiza-se como uma atividade, dessa forma os caminhos da atividade de
pesquisa foram construídos em duas dimensões: a orientadora, revelando o objeto da pesquisa
-
aprendizagem docente na organização do ensino a partir de situações desencadeadoras de
aprendizagem;
e a executora que orientou a apreensão da realidade com a imersão e
acompanhamento do experimento formativo, em que os dados foram produzidos a partir de
seis procedimentos investigativos e analisados a partir da constituição da unidade de análise
(VYGOTSKY, 1991) revelada e estruturada em três eixos de análise, expostos a partir do que
Moura (2004) define como episódio. A questão mobilizadora da pesquisa foi: quais
aprendizagens docentes são reveladas no planejamento, desenvolvimento e avaliação de
Situações Desencadeadoras de Aprendizagem no Clube de Matemática? – que revelou como
unidade de análise – na busca por evidenciar a totalidade do fenômeno: a aprendizagem docente
no CluMat, estruturada em três eixos de análise, a saber: planejando e refletindo: a organização
do ensino em movimento; desenvolvendo as situações de ensino: a atividades das professoras
em formação em ação; avaliando para planejar e reorganizar: repensando a construção do
conhecimento. Dessa forma, evidenciou-se que para as professoras em formação vivenciar o
movimento de planejamento, desenvolvimento e avaliação de situações desencadeadoras de
aprendizagem no CluMat possibilita a interação com elementos da atividade docente, havendo
indícios de um movimento de humanização docente, de modo que a prática pedagógica possa
ser desenvolvida para que em atividade de ensino o professor mobilize a atividade de
aprendizagem do aluno em direção a apropriação do conhecimento teórico.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3059280 - HALANA GARCEZ BOROWSKY
Interna - 1543391 - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
Interna - 2313711 - FLAVIA ROLDAN VIANA
Externa à Instituição - ANEMARI ROESLER LUERSEN VIEIRA LOPES - UFSM
Externa à Instituição - SIMONE POZEBON - UFSM
Notícia cadastrada em: 18/07/2023 09:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao