Banca de DEFESA: ANA TEREZA DOS SANTOS ARAUJO

DISCENTE : ANA TEREZA DOS SANTOS ARAUJO
DATA : 25/07/2023
LOCAL: Auditório 1 do NEPSA II + Plataforma de webconferência (híbrido)

DE NORMALISTA A INTELECTUAL: A TRAJETÓRIA DO PROFESSOR SEVERINO BEZERRA DE MELO E SUAS REDES DE SOCIABILIDADE (1910- 1946) NO RIO GRANDE DO NORTE

Intelectual; História da Educação; Rio Grande do Norte. Redes de sociabilidade.

O presente estudo tem como objetivo investigar a trajetória do intelectual Severino Bezerra de Melo e de suas redes de sociabilidade, analisando suas atuações, relações e implicações no contexto educacional e político, no período de 1908 a 1946. A pesquisa objetivou investigar a atuação desse intelectual em seus diversos campos de atuação, buscando entender quais foram seus relacionamentos na Escola Normal de Natal, quais os agentes envolvidos nessa sua trajetória, o que o motivou a fundar o Colégio Pedro II em Natal/RN, além de analisar a influência das suas redes de sociabilidade na sua trajetória intelectual. Para tanto, realizamos pesquisa documental e bibliográfica em acervos físicos e virtuais disponibilizados pelos repositórios institucionais como os da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Biblioteca Nacional (AN), com ênfase na Hemeroteca Nacional Digital. Foram localizados documentos oficiais, como: decretos; mensagens do governador do Estado; revistas e jornais, como a “Pedagogium” e a Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN); e jornais como “A República”, “A Ordem de Natal”, “O Poti” e “Diário de Natal”. A pesquisa fundamentou-se a partir das acepções de intelectuais e redes de sociabilidade de Sirinelli (1996) e das noções de práticas e representações de Chartier (1990). O estudo demonstrou que Severino Bezerra atuou em vários espaços no Estado, como em grupos escolares, entre eles o Grupo Escolar Barão de Mipibu (1911-1922), Grupo Escolar Frei Miguelinho (1924) e o Antonio de Souza (1924-1925); como professor de Instrução Moral e Cívica no Ateneu Norte-Rio-Grandense (1927); dirigiu a Escola de Comércio de Natal masculina e feminina (1937); e, ainda, lecionou na Escola Doméstica de Natal (1935). Em 1927 fundou e dirigiu o Colégio Pedro II, que funcionava como internato, semi-internato e externato. Durante longo período, Severino trabalhou na direção do Departamento de Educação do Estado do Rio Grande do Norte (1913 -1933; 1943-1956), dentre outros cargos, demonstrando ser atuante no campo político e educacional. Constatamos ainda conexões entre Severino Bezerra e nomes importantes do cenário intelectual, educacional e político do Rio Grande do Norte, como Monsenhor Calazans Pinheiro, Anfilóquio Carlos Soares Câmara, colega normalista de Severino que também foi diretor do Departamento de Educação e o governador José Augusto Bezerra de Medeiros. A história dos intelectuais no Brasil, notadamente no Rio Grande do Norte, demonstra uma linha tênue entre o cultural e o político, e Severino Bezerra é uma figura importante dessa história.

Presidente - 2482088 - CRISLANE BARBOSA DE AZEVEDO
Externa à Instituição - GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM - UERN