Banca de DEFESA: ILANNA MARNEA ARAUJO CHAGAS

DISCENTE : ILANNA MARNEA ARAUJO CHAGAS
DATA : 26/07/2023
LOCAL: Auditório 1 do NEPSA II + Plataforma de webconferência (híbrido)

DIALOGANDO COM O CORPO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE

Corpo, Atendimento Educacional Especializado, Formação Docente.

A presente pesquisa tem como objetivo analisar concepções acerca do corpo do estudante público da Educação Especial como lugar de aprendizagem, em uma experiência formativa com os professores do Atendimento Educacional Especializado da Rede Municipal de Ensino do Natal. Metodologicamente, adotamos os princípios da abordagem qualitativa, utilizando neste estudo como método investigativo a pesquisa-participante (FREIRE, 1999; GIL, 2008; BRANDÃO, 2006). A pesquisa teve como respaldo teórico os fundamentos epistemológicos de Merleau-Ponty (1999). O recorte empírico envolveu 46 professores do Atendimento Educacional Especializado da Rede Municipal de Ensino do Natal. Utilizamos como instrumentos de coletas de dados o questionário, a realização de gravação de áudios referente aos discursos dos sujeitos da pesquisa durante o processo formativo desenvolvido com os professores do AEE e registros fotográficos, sendo elementos imprescindíveis para o processo investigativo e da escrita desta dissertação. A aplicação do questionário inicial antecedeu o processo formativo, tendo em vista seu caráter exploratório quanto as concepções acerca do corpo e das possibilidades do corpo em condição de deficiência no AEE. A proposta de formação docente foi estruturada em 10 encontros formativos envolvendo o corpo do estudante público da Educação Especial, estando organizada em dois momentos: “Que corpo é esse?” e “As possibilidades do corpo no AEE”. Após o processo formativo, aplicamos um segundo questionário afim de obtermos o registro das impressões finais sobre o corpo do estudante da Educação Especial como lugar de aprendizagem. Para melhor compreendermos os dados da pesquisa utilizamos a análise de conteúdos de Bardin (2011), que permitiu realizarmos a categorização dos dados, tendo como categorias de análise: corpo e movimento, corpo e inclusão, corpo e aprendizagem. Durante o processo formativo, refletimos sobre o corpo a partir da fenomenologia de Merleua-Ponty (1999), cuja a percepção é a de que não temos um corpo, mas somos um corpo, único e subjetivo, que diante das relações que estabelecemos com o mundo atribuímos sentido e significado as nossas vivências. Nessa perspectiva, o corpo em condição de deficiência percebe, sente, interage, se movimenta, se emociona, aprende na sua relação consigo mesmo, com o outro e com o mundo. Os resultados das análises apontaram o rompimento de alguns estigmas sobre o corpo em condição de deficiência e seu processo de aprendizagem, entendendo-se que cada estudante é um corpo como lugar de aprendizagem que precisa ser visto de forma integral e estar presente em todo fazer pedagógico desenvolvido no AEE, como também em todas as ações desenvolvidas na instituição escolar.

Interna - 3144003 - GESSICA FABIELY FONSECA
Presidente - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS