Banca de DEFESA: JOAO BATISTA NUNES FILHO

DISCENTE : JOAO BATISTA NUNES FILHO
DATA : 31/07/2023
LOCAL: Auditório 1 do NEPSA II

O COLÉGIO DO PADRE: EXPERIÊNCIAS DE RELIGAÇÃO DE SABERES ENTRE OS BRAMIDOS DO MAR E AS BATIDAS DO CORAÇÃO

CEIMH; Religação de Saberes; Persistência; Complexidade.

A presente dissertação tem como objetivo investigar a contribuição do Centro de Educação Integrada Monsenhor Honório/CEIMH, antigo Ginásio Nossa Senhora da Conceição/GNSC, na formação sócio/educacional dos estudantes da cidade de Macau e Região Salineira do Estado do Rio Grande do Norte. Fundado no ano de 1956, a partir da conjunção de bases comunitárias e princípios cristãos, destaca-se como um ambiente de religação de saberes em vista da formação integral de homens e mulheres. O estudo desenvolveu-se a partir da consulta a fontes documentais da escola, da Igreja e das legislações de ensino além da escuta de testemunhos dos colaboradores desta escola de base católica, sem ser confessional. Tomamos como referência teórica as Ciências da Complexidade e por interlocutores Edgar Morin, Giorgio Agamben, Paulo Freire e Jean-Philippe Pierron. Resistente ao salitre do tempo e as incertezas das cíclicas tensões financeiras, que por vezes colocaram em risco a manutenção das atividades, essa escola segue refletindo sobre as questões sociais e princípios éticos propiciadores da abertura de caminhos para transformações das estruturas injustas em aprendizagens solidárias, comprometidas com a formação para a vida.

Presidente - ***.302.644-** - JOSINEIDE SILVEIRA DE OLIVEIRA - UERN
Externo à Instituição - MARCIO ADRIANO DE AZEVEDO - IFRN