Banca de DEFESA: JOSIVANDO FERREIRA DA CRUZ

DISCENTE : JOSIVANDO FERREIRA DA CRUZ
DATA : 26/07/2023
LOCAL: Plataforma de webconferência (online)

NARRATIVAS DA FORMAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E TEATRAL DE ARTISTAS-DOCENTES NEGROS/AS DA REDE CUCA, EM FORTALEZA-CE

Artista-Docente. Relações Étnico-Raciais. Teatro. Arte-Educação. Artista-Docente Negro/a.

Esta dissertação trata sobre reflexões acerca da formação étnico-racial e teatral de artistas-docentes negros/as da Rede Cuca, em Fortaleza-CE, no contexto da educação. Originada a partir de inquietações vivenciadas pelo autor/pesquisador, sua relevância social abrange as repercussões formativas entrelaçadas a estudos no âmbito das Ciências Humanas, no que se refere à contribuição do reconhecimento identitário das negritudes e à qualificação no contexto das artes e da docência. Dessa maneira, o objetivo é investigar como se constituiu a formação étnico-racial e teatral dos/as artistas-docentes negros/as da Rede Cuca, no município de FortalezaCE. O estudo é qualitativo, e sua base dissertativa é atravessada por leituras bibliográficas e documentais, além das experiências empíricas tecidas das visitas e observações realizadas no lócus de atuação dos/as artistas-docentes. Os procedimentos teórico-metodológicos consistem nos fundamentos da história oral, de Meihy (2015), e de instrumentos provenientes da etnografia, de Mattos (2011). A organização tanto do aporte teórico quanto das fontes de origem narrativa dos/as artistas-docentes caracteriza a interconexão em função dos processos estruturais de ordenação, análise e interpretação dos dados, possibilitando, assim, o alcance de conhecimentos sobre a temática em questão. Dos resultados obtidos, podemos mencionar os processos de lutas e resistência no âmbito das negritudes pelo reconhecimento de suas culturas, histórias e memórias afro-ancestrais. O resgate da ancestralidade compreende o reconhecimento e o sentimento de pertencimento das negritudes, emancipando-as com suas raízes históricas. Nos contextos da arte e da docência, também notamos desafios para efetivar, na prática, o ensino do teatro no ambiente escolar. Assim, a formação teatral dos/as artistas-docentes, embora tenha ocorrido na escolarização de forma superficial, foi consolidada principalmente no domínio da educação popular, em ambientes onde a educação não formal e informal desempenhava um papel significativo. O cruzamento das narrativas acerca desses campos formativos, étnico-racial e teatral, revela as barreiras introjetadas no sistema de ensino brasileiro. Essas barreiras devem ser urgentemente superadas. Assim, enfatizamos, ainda, que à medida que os/as artistas-docentes compartilhavam suas narrativas formativas, nos foi possibilitado ter um olhar sensível e crítico que revelou as intersecções existentes entre seus campos experienciais. Essa trajetória de pesquisa nos proporcionou uma ressignificação do nosso pensamento, pois nos trouxe uma consciência da transitividade e do caráter inacabado do nosso conhecimento através de reflexões críticas, sensíveis e emancipatórias. E, por fim, ficou evidente a importância de resgatar nossas histórias e memórias para estabelecer conexões entre o passado e o presente, a fim de propiciar novos olhares rumo ao futuro, assumindo, assim, nosso lugar como seres humanos capazes de criar, recriar e potencializar a nós mesmos/as em direção à criticidade e conscientização de sociedades emancipadas e fundamentadas nos princípios humanos.

Externo à Instituição - JOSÉ RÔMULO SOARES - UECE
Interna - 1755707 - KARYNE DIAS COUTINHO
Presidente - 1958705 - MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
Interna - 1672476 - ROSIE MARIE NASCIMENTO DE MEDEIROS