Banca de DEFESA: ZULEIDE NOGUEIRA MEDEIROS SOARES

DISCENTE : ZULEIDE NOGUEIRA MEDEIROS SOARES
DATA : 25/07/2023
LOCAL: Plataforma de webconferência (online)

A DANÇA NA/DA ESCOLA: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO SENSÍVEL

Dança; Educação; Dança Popular; Escola.

A presente dissertação retrata as experiências docentes, vivências e práticas pedagógicas desenvolvidas na disciplina de Dança Popular da EIA – Escola Internacional de Aldeia, localizada em Camaragibe/PE – com alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Através de uma pesquisa de caráter qualitativa descritiva sob o viés de estudo de campo chegou-se a conclusões apresentadas no decorrer do texto sobre como a dança pode ser exitosa. Questões foram norteadoras para refletir o ensino da Dança Popular no contexto educacional da escola mencionada. Tal pesquisa tem como objetivo identificar o efeito das práticas pedagógicas desenvolvidas na aprendizagem desses estudantes, proporcionando a possibilidade de refletir essas práticas, por meio de uma narrativa a respeito da metodologia de ensino dos conteúdos da disciplina, bem como a descrição acerca de uma das atividades que ocorre a cada ano como encerramento do ano letivo, o “EIA Dance Festival”. O estudo em questão aponta para uma atividade epistemológica da Dança no espaço escolar, buscando perpassar esses conhecimentos além da escola, no intuito de obter uma educação mais crítica e exitosa que forme cidadãos éticos com saberes, opiniões, ideias e ações que reverberem positivamente na sociedade.

Externa ao Programa - 1164369 - LARISSA KELLY DE OLIVEIRA MARQUES - nullPresidente - 1958705 - MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
Externa à Instituição - MARIA DE LOURDES MACENA DE SOUZA - IFCE
Interna - 1672476 - ROSIE MARIE NASCIMENTO DE MEDEIROS