Banca de DEFESA: ANDREZA KARLA DE SOUZA RIBEIRO GOMES

DISCENTE : ANDREZA KARLA DE SOUZA RIBEIRO GOMES
DATA : 28/07/2023
LOCAL: Auditório 1 do NEPSA II + Plataforma de webconferência (híbrido)

REDE TEMÁTICA VIA TEMA DE PESQUISA fios de diálogo e articulação com o conhecimento no Núcleo de Educação da Infância (NEI-CAp/UFRN)

Teias de conteúdos. Rede Temática. GEPEM. NEI-CAp/UFRN.

A presente dissertação de abordagem qualitativa com característica histórica e descritiva objetiva evidenciar os fundamentos e organizadores da Rede Temática no Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEICAp/UFRN). Para tanto utilizou-se como metodologia de investigação a pesquisa bibliográfica representada pela revisão narrativa e sistemática; a pesquisa documental representada pelos documentos internos do NEI como leis, decretos, proposta pedagógica, regimento interno e publicações dos educadores e a história oral representada pela entrevista narrativa realizada com oito educadores que participaram do processo de implementação das Teias de conteúdos em 1996 e das Redes Temáticas em 2011. Os principais interlocutores teóricos foram Jacques Le Goff, Walter Benjamin, Paulo Freire, Marta Pernambuco, Maria Carmem Rêgo e Gouvêa Silva. O percurso investigativo foi construído por meio da narrativa, privilegiando-se as memórias escritas e orais dos educadores, suas motivações para a implementação da Rede Temática no NEI-CAp/UFRN. A investigação mostrou que o Grupo de Estudos de Práticas Educativas em Movimento (GEPEM), representado pela figura de Marta Pernambuco e Maria Carmem Rêgo, esteve presente desde o movimento de reorientação curricular em 1987, sendo um influenciador da implementação das Teias de conteúdos e, posteriormente, das Redes Temáticas que são diferentes das Redes Temáticas organizadas a partir do Tema Gerador e sistematizadas por Silva (2004). Por isso é importante evidenciar essa diferenciação com a nomenclatura Rede Temática via Tema de Pesquisa. Esse recurso pedagógico, juntamente com o quadro programático, são utilizados na Educação Infantil e no Ensino fundamental para organizar e articular o conhecimento e os conteúdos escolares sendo um guia que facilita o processo de ensino e aprendizagem. A Rede Temática via Tema de Pesquisa tem como fundamentos: as práticas educativas em movimento; a curiosidade da criança como norteadora de conteúdos e a interdisciplinaridade entre as áreas de conhecimento e organizadores: o diálogo sobre o conhecimento; a articulação dos conteúdos escolares em um currículo em movimento e a representação visual da relação entre os saberes. A utilização da Rede Temática via Tema de Pesquisa é a concretização de uma prática educativa em movimento que privilegia a permanente ação-reflexão-ação, característica do GEPEM que está presente nas educadoras e educadores do NEI-CAp/UFRN desde o seu nascedouro em 1979.

Externo à Instituição - ANTONIO FERNANDO GOUVÊA DA SILVA - UFSCAR
Interna - 6347805 - DENISE MARIA DE CARVALHO LOPES